Exame de filosofia ou História?

leonorgrc29

Membro Caloiro
Matrícula
9 Janeiro 2021
Olá a todos!! Preciso da vossa ajuda!!
Estive num curso profissional o ano passado e para entrar no curso que quero tenho que fazer o exame de história ou de filosofia, sendo que nunca tive nenhuma das disciplinas, qual me aconselham a realizar?
Obrigada!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Estive num curso profissional o ano passado e para entrar no curso que quero tenho que fazer o exame de história ou de filosofia, sendo que nunca tive nenhuma das disciplinas, qual me aconselham a realizar?
Obrigada!
Hello! Eu fiz exame de ambas as disciplinas e diria que depende um bocadinho do quão confortável estarias com as disciplinas e o teu tempo para estudar. Eu gastei muito mais tempo a estudar para História do que para Filosofia, portanto, se tiveres receio de não conseguir preparar bem o exame de História, por falta de tempo, recomendaria mais Filosofia - são 2 anos de matéria para estudar e tens sempre tópicos para dúvidas da disciplina, caso estejas com algumas dificuldades. Recomendo o canal e os posts de um professor que costuma vir cá ao Uniarea! Tens aqui o link do canal dele: https://www.youtube.com/channel/UCG1il4XALfRuVyGtiLeGaug

Experimenta estudar um bocadinho das duas disciplinas e analisa se estás a ter mais dificuldade com uma ou outra, mas, se conseguires ir aos dois exames, não perdes muito em tentar!

• Like
Reactions: A Tua Filosofia
Matrícula
9 Junho 2020
Hello! Eu fiz exame de ambas as disciplinas e diria que depende um bocadinho do quão confortável estarias com as disciplinas e o teu tempo para estudar. Eu gastei muito mais tempo a estudar para História do que para Filosofia, portanto, se tiveres receio de não conseguir preparar bem o exame de História, por falta de tempo, recomendaria mais Filosofia - são 2 anos de matéria para estudar e tens sempre tópicos para dúvidas da disciplina, caso estejas com algumas dificuldades. Recomendo o canal e os posts de um professor que costuma vir cá ao Uniarea! Tens aqui o link do canal dele: https://www.youtube.com/channel/UCG1il4XALfRuVyGtiLeGaug

Experimenta estudar um bocadinho das duas disciplinas e analisa se estás a ter mais dificuldade com uma ou outra, mas, se conseguires ir aos dois exames, não perdes muito em tentar!

Sinto-me honrado com esta citação :) (o meu nome é David, já agora).
Post automatically merged:

Obrigada!

Boa noite!

Eu sou o tal professor de Filosofia que costuma aparecer de vez em quando. A colega de fórum Ariana já te deixou a ligação para o endereço do meu canal por isso não vou fazer spam ahah.

A minha reflexão vai no sentido do que a Ariana disse. Ponto prévio: sou prof. de Filosofia mas, também, um apaixonado pelo programa de História A, sobretudo o de 12º ano, e dei explicações de História A de preparação para exame durante quatro anos seguidos, nomeadamente a pessoal que ia fazer os dois exames, portanto falo com alguma objetividade e conhecimento.

Se estás confortável com os dois programas (ou igualmente desconfortável em ambos ahah), o de Filosofia é preferível pois, simplesmente, são menos conteúdos. 2 anos de disciplina vs 3 anos (e com maior carga horária anual).

Contudo, se és daquelas pessoas que teve uma experiência terrível com Filosofia no ensino secundário (infelizmente, existem, e muitas vezes, tristemente também, devido ao modo estéril e árido com que a Filosofia é trabalhada em sala de aula), mais vale ires para o exame de História A, que é mais concreto.

Em suma:
Exame de Filosofia: conceitos mais abstratos, programa mais curto. A melhor opção se não tens nenhuma "resistência" ao programa de Filosofia.
Exame de História: conceitos mais concretos, programa mais longo. A melhor opção se, nitidamente, tens maior apetência por esta área (mesmo se mais longo, quando gostamos do caminho, ele torna-se mais fácil).

Boa ponderação, boa decisão e, depois... boa execução!

PS.: se optares pelo de Filosofia, vê as playlists do Canal, há uma para o 10º e outra para o 11º; e podes colocar as tuas dúvidas nos comentários aos vídeos.

Última edição:
  • Fabulous
Reactions: Ariana_