Exame de filosofia, sim ou não?

Maria.Sampaio1

Membro Caloiro
Matrícula
28 Maio 2020
Olá a todos,
estou no 10º ano no curso de ciências e tecnologias... a verdade é que vim para este curso pois no inicio queria seguir medicina no ensino superior, contudo agora chego à conclusão que o que realmente quero ser é Inspetora na policia judiciária, e para isso devo seguir o curso de direito no ensino superior (o que é algo que até me agrada). Nas minhas contas, terminarei o 10º ano com uma média de 14,00 valores. Tenho noção que este ano não me esforcei devidamente e que poderia ter tido uma média um pouco superior.
Irei optar talvez, por fazer o exame de filosofia no 11º ano ao invés do exame de física e química...
A minhas questões são:

1. Aconselham-me a fazer o exame de filosofia? (Para poder ter como prova de ingresso o exame de filosofia e português)
2. Caso não faça o exame de filosofia, tenho menos universidades às quais posso concorrer, pois a maioria pede o conjunto de exames português e história ou português e filosofia, sendo assim, apenas com o exame de português a que universidades me aconselham a concorrer?
3. Se apenas concorrer com o exame de português, correrei mais riscos para aceder à faculdade? Correrei o risco de não ser aceite e não entrar?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
1. Aconselham-me a fazer o exame de filosofia? (Para poder ter como prova de ingresso o exame de filosofia e português)
2. Caso não faça o exame de filosofia, tenho menos universidades às quais posso concorrer, pois a maioria pede o conjunto de exames português e história ou português e filosofia, sendo assim, apenas com o exame de português a que universidades me aconselham a concorrer?
1. Sim. Na minha opinião, se não tens tanto interesse nas saídas que o exame de FQ te dá, faz mais sentido optares por fazer o de Filosofia. Da minha experiência, não é um exame horrível e para uma aluna de CT, é preferível fazer Filosofia a História A, por exemplo.
2. Caso não faças, tens menos opções às quais podes concorrer, sim. No entanto, algumas universidades não têm conjuntos de provas ou têm conjuntos de provas como Português e Matemática A (como é o caso da Nova). Aconselho a que consultes aqui as provas de ingresso de cada faculdade: Acesso ao Ensino Superior 2020 - Índices de Cursos (por curso e instituição)

• Like
Reactions: disruptedmind

Maria.Sampaio1

Membro Caloiro
Matrícula
28 Maio 2020
1. Sim. Na minha opinião, se não tens tanto interesse nas saídas que o exame de FQ te dá, faz mais sentido optares por fazer o de Filosofia. Da minha experiência, não é um exame horrível e para uma aluna de CT, é preferível fazer Filosofia a História A, por exemplo.
2. Caso não faças, tens menos opções às quais podes concorrer, sim. No entanto, algumas universidades não têm conjuntos de provas ou têm conjuntos de provas como Português e Matemática A (como é o caso da Nova). Aconselho a que consultes aqui as provas de ingresso de cada faculdade: Acesso ao Ensino Superior 2020 - Índices de Cursos (por curso e instituição)
E quais as são as melhores universidades públicas relativamente ao curso superior de direito?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
E quais as são as melhores universidades públicas relativamente ao curso superior de direito?
Não sendo eu do curso de Direito, não creio que te possa dar grandes informações sobre isso. No entanto, pelo que ouço, ficarás bem servida tanto em Lisboa, como em Coimbra, no Porto ou no Minho. Aconselho que vejas os planos de estudo para comparares qual é que é mais apelativo para ti. Além disso, nesta secção encontras várias páginas com tópicos sobre Direito, onde encontras alunos desse mesmo curso que deram a sua opinião: Ciências Sociais e Serviços 😊

A Tua Filosofia

Membro Caloiro
Matrícula
9 Junho 2020
Boa noite!

Sou professor de Filosofia e lancei este ano um canal de YouTube sobre Filosofia no ensino secundário, com alguma (tentativa de) comédia à mistura. A primeira série é de apoio ao exame nacional.

Aqui vai o endereço: www.youtube.com/atuafilosofia . Espero que vos possa ser útil.

Tenho usado os comentários no Canal para ajudar os meus alunos e estão mais do que convidados a passar por lá, deixando também as vossas questões ;)

Bom estudo a todos !

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Ruirdhyyftd Exame Filosofia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
Clara Simões Exame de filosofia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Rachellp Conteúdos do exame de filosofia 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 15
Luís Bidarra Estrutura do exame de Filosofia 2020 ( Cotação) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
D Livro Preparação Exame Filosofia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
claraacosta__ Livro de exame de filosofia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
bixukillu Exame Nacional de Filosofia 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 38
Gonçalo Mota Livro de Exame - Filosofia - Leya Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C Diferença entre o exame de Filosofia e de Geografia A Ensino Secundário 3
J Exame de Biologia ou exame de filosofia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
disruptedmind O que é que acharam do exame de filosofia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 18
 Previsões para o exame de Filosofia 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
J Livro de Preparação para o Exame de Filosofia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
S Repetir exame de filosofia? 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
H Palpites Exame de Filosofia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Exame de Filosofia como externa Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
M Que livro escolher para preparar o exame de filosofia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
BeatrizMar 2ª Fase - Exame de Filosofia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Código de registo de preparação para o exame final nacional de filosofia do 11º ano? Ensino Secundário 0
J Troca do Exame de Biologia e Geologia pelo Exame de Filosofia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 16
Marta Almeida Substituir Exame de Física e Química por Filosofia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 46
J Filosofia - Exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 378
F Dúvida - Conteúdos Exame PT 2020 Ensino Secundário 2
Andreandre452632 Exame de português conteúdos Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
T Dúvida - Exame Nacional de Português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
A Validade exame Pré-Requisitos 1
I Exame Físico-Química A 2020 Cotações Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
12345teste Repetir exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
J Exame nacional biologia e geologia 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
MariaCruz26 Exame de Português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
M GRAMÁTICA EXAME 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Números quânticos Exame FQ Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
B Grupo III Exame de Português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Ângela A. Exame Física e Química Ensino Secundário 1
T O que acontece se não comparecer ao exame de Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
C Alguém me pode dizer se memorial do convento sai no exame deste ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
E Matérias Exame de Português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
A Exame de História A 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
S Exame de BG com a estrutura deste ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
B Exame de biologia e geologia Ensino Secundário 0
B Segunda fase exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
J Faltar a um Exame Nacional Ensino Secundário 3
Margot Responder ao exame inteiro Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
R Exame de Matemática Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
J Exame de Biologia e Geologia Ensino Secundário 0
M Atividades laboratoriais exame de FQ Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
nadeking Exame de Geografia A 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
A Retirar "Modo Exame" recorrendo a um PC ( sem ter de conectar a outra calculadora) na Texas Nspire Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
T Exame de Português- Gramática Atos ilocutórios Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
E O que fazer com exame nacional e sem secundário para entrar no ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 1