Exame de História A 623 2020

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2020: aqui + adenda de 8 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitido o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
  • Exames e critérios de classificação de anos anteriores: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1ª Fase:

1594060495085.png

2ª Fase:

1598096216738.png

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 6 de julho de 2020.

Última edição:
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Boa tarde,

Vou fazer o exame de História A como externo este ano.

Alguém me pode dar dicas do que vai sair no exame e o que é mais provável que saia.

Se me pudessem dar algumas dicas também ajudaria! Acabei o secundário em 2017.

Obrigado!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa tarde,

Vou fazer o exame de História A como externo este ano.

Alguém me pode dar dicas do que vai sair no exame e o que é mais provável que saia.

Se me pudessem dar algumas dicas também ajudaria! Acabei o secundário em 2017.

Obrigado!
Olá! O documento com a informação do que vai sair em exame, à partida, é este aqui: http://www.iave.pt/images/Ficheiros...Info-provas/2019_2020/IP-EX-HistA623-2020.pdf
Ainda não se sabe exactamente como é que vai ser a estrutura do mesmo, mas, desde já, acho que este ano a matéria está mais interligada que, por exemplo, no ano de 2017, quando fizeste o exame. Como podes ver, saem os módulos 3, 4 e 5 (10º-11º ano) e acho que isto constitui uma vantagem porque são matérias subsequentes. Quanto ao 12º, são sempre os três módulos. Quanto ao que é mais provável de sair, normalmente, se utilizares os teus manuais antigos (caso os tenhas) e não queiras alimentar as grandes editoras, os manuais escolares costumam vir com os temas em índice, ou a cada capítulo e eles indicam (com asterisco, em manuais como Um Novo Tempo da História) aquilo que está incluído nas "aprendizagens estruturantes", ou seja, o que é mesmo necessário saber de cada capítulo. Na minha honesta opinião, o exame agora tem mais escolha múltipla, o que para mim facilitou a nível de tempo do exame. As minhas dicas tem mesmo a ver com a organização das respostas e a boa utilização dos documentos. Lê o exame todo, sublinha coisa, tira pequenas notas sobre como queres organizar as respostas antes de começares a escrever. A tentação de chegar lá e escrever-se tudo o que se sabe é um erro que pode prejudicar. Boa sorte e desculpa o testamento! ☺

Matrícula
23 Junho 2019
Boa noite a todos. Alguém me sabe dizer se o exame vai incidir apenas sobre as aprendizagens essenciais/conteúdos de aprofundamento, ou incide igualmente sobre o resto da matéria correspondente aos módulos indicados pelo IAVE? Obrigado desde já :)

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa noite a todos. Alguém me sabe dizer se o exame vai incidir apenas sobre as aprendizagens essenciais/conteúdos de aprofundamento, ou incide igualmente sobre o resto da matéria correspondente aos módulos indicados pelo IAVE? Obrigado desde já :)
Regra geral sai só mesmo as aprendizagens essenciais. No entanto, não descartes o resto da matéria dos módulos, uma vez que muitas vezes as coisas estão interligadas e ajuda a compreender.

Matrícula
7 Junho 2020
Grande same, a minha professora acha que na parte do 10° sai a reforma e contrarreforma e 11° sai o liberalismo, quanto ao 12° ainda não nos disse nada, mas é tudo muito relativo também.
Pois é que pode sair mesmo qualquer coisa! Ainda por cima vou fazer o exame de português também e comecei a estudar agora e faltam 3 semanas não me estou a saber organizar
Post automatically merged:

Pois é que pode sair mesmo qualquer coisa! Ainda por cima vou fazer o exame de português também e comecei a estudar agora e faltam 3 semanas não me estou a saber organizar
Nos estamos a criar um grupo para irmos. Estudando e trocando ideias

João almeida2000

Membro Caloiro
Matrícula
14 Maio 2020
se acham que estão perdidos , eu nunca tive História e estou agora a estudar, já resumi quase os livros toos ...mas É IMENSA matéria , se alguem souber mais ou menos o que vai sair que diga pf
bons estudos

sasembrina

Membro
Matrícula
13 Maio 2019
se acham que estão perdidos , eu nunca tive História e estou agora a estudar, já resumi quase os livros toos ...mas É IMENSA matéria , se alguem souber mais ou menos o que vai sair que diga pf
bons estudos
Meu Deus, isso sim deve ser lixado mas força nisso !
Se souber mais alguma coisa mando para aqui e se precisares de ajuda diz.

Nos estamos a criar um grupo para irmos. Estudando e trocando ideias
Eu em princípio acabo hoje de rever a matéria de 11° e o resto é para o 12°. Isso do grupo é interessante e deve ajudar.

Daniel F.Soares

Membro Veterano
Matrícula
25 Maio 2018
Curso
História
Instituição
FLUP
Podes, apenas entraram alguns conteúdos das aprendizagens essenciais que antes não faziam parte, mas isso é só referente às revoluções francesa e americana
Não só. Também o parlamentarismo inglês, a Guerra Civil Espanhola como balão de ensaio para a II GM, a desagregação da URSS, isto é, pelo menos foi a minha interpretação

Matrícula
7 Junho 2020
Não só. Também o parlamentarismo inglês, a Guerra Civil Espanhola como balão de ensaio para a II GM, a desagregação da URSS, isto é, pelo menos foi a minha interpretação
Sim o parlamentarismo inglês sim. A guerra civil espanhola sai, mas no sentido de implementação de mais um regime nazi fascista. Na questão do balão de ensaio para a 2 guerra mundial, é essencialmente o facto de os alemães terem experimentado as suas armas durante a guerra civil, até há o quadro do Pablo Picasso que representa essa história.
A desintegração da URSS está no manual de 2017