Exame de Inglês - Oral

NeiaJ

Membro Veterano
Matrícula
20 Julho 2018
Boas! Eu tenho uma dúvida. Este ano vou fazer o exame de inglês e descobri que tinha também a componente de oralidade. Alguém sabe como é feito a oral? Eu nunca fiz, então não faço ideia porque acabei inglês normalmente 😂
Obrigada desde já!

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boas! Eu tenho uma dúvida. Este ano vou fazer o exame de inglês e descobri que tinha também a componente de oralidade. Alguém sabe como é feito a oral? Eu nunca fiz, então não faço ideia porque acabei inglês normalmente 😂
Obrigada desde já!
Podes encontrar os guiões no arquivo do Iave. Mas é numa data em que a escola marca e é um pouco de conversa com o professor, roleplay com um outro aluno, discussão, etc. Se fores ao YouTube, ver os exames orais da Cambridge, ficas com uma ideia.

margstavares

Membro Veterano
Matrícula
26 Julho 2017
Curso
Ciências Socioeconómicas
Obrigada desde já!
Olá!
Fiz o exame de inglês no ano passado, portanto penso que te posso ajudar.
Tal como já foi dito em cima, se vires os exames de cambridge ( recomendo os de FCE pois são os de nível B2, o equivalente ao do secundário ) ficas com uma ideia. O exame oral é simples, eu ia cheia de medo e acabei por ter a cotação toda. Tens 3 professoras na sala, uma delas faz as perguntas e breves anotações, e as outras duas estão num canto na sala apenas a avaliar-te. O exame é feito em pares, pelo que o farás com outra pessoa. Primeiro vão-te fazer 2 ou 3 questões sobre ti mesma, do género de '' What sport do you enjoy playing? '' '' Do you enjoy watching TV? '' coisas assim. De seguida, dão-te duas imagens e tens de as descrever, falando delas enquanto respondes a uma questão que é feita pela examinadora, tens 1 minuto para o fazer. Após a tua resposta, o teu colega fará o mesmo com imagens diferentes e a examinadora vai-te fazer uma pergunta relativamente às imagens do teu colega, à qual terás de responder muito brevemente. Depois vão-vos dar uma folha com um tema e vários topicos e vocês têm de conversar durante 2/3 (não me recordo ao certo) minutos sobre esse tema com base nos tópicos. Por último, vão-te fazer perguntas com base na vossa conversa e nesse tema, às quais tens de responder. Ao todo a prova demora uns 15/20 minutos.

Um conselho que te dou é que tentes ir o mais descontraída possível, se aquando da realização da prova deres algum erro a nível gramatical, como usares um tempo verbal errado ou assim, não percas tempo a corrigir-te, desde que seja um erro pontual e consigas transmitir a mensagem à mesma, as examinadoras não costumam penalizar. Mais importante do que teres muito rigor, é conseguires comunicar e passar a informação, daí eu achar tão importante que se tome uma atitude ''descontraída''.

NeiaJ

Membro Veterano
Matrícula
20 Julho 2018
Muito obrigada a todos! Eu fico nervosa porque eu sempre tive grandes notas a Inglês nos testes, mas a oralidade nunca foi o meu forte porque eu esqueço-me das palavras e de como se diz, mesmo que eu as saiba 😂😅 Se calhar temos todos de usar máscaras no dia da Oral, não?

• Like
Reactions: miiana and Edgar H

margstavares

Membro Veterano
Matrícula
26 Julho 2017
Curso
Ciências Socioeconómicas
Muito obrigada a todos! Eu fico nervosa porque eu sempre tive grandes notas a Inglês nos testes, mas a oralidade nunca foi o meu forte porque eu esqueço-me das palavras e de como se diz, mesmo que eu as saiba 😂😅 Se calhar temos todos de usar máscaras no dia da Oral, não?
Um conselho para melhorares na oralidade, assiste filmes e/ou séries em língua inglesa e com as legendas em ingles também, ajuda bastante :) tenta falar sozinha ( sim, isso mesmo ahah ) em inglês para treinares a pronuncia e esse tipo de coisas. quanto ao vocabulário, existem vários livros de exercícios com esse propósito, cujo objetivo é só mesmo o treino de vocabulário. se quiseres posso enviar-te os que tenho em pdf por email :)

NeiaJ

Membro Veterano
Matrícula
20 Julho 2018
Um conselho para melhorares na oralidade, assiste filmes e/ou séries em língua inglesa e com as legendas em ingles também, ajuda bastante :) tenta falar sozinha ( sim, isso mesmo ahah ) em inglês para treinares a pronuncia e esse tipo de coisas. quanto ao vocabulário, existem vários livros de exercícios com esse propósito, cujo objetivo é só mesmo o treino de vocabulário. se quiseres posso enviar-te os que tenho em pdf por email :)
Isso era muito bom, por favor manda os que conseguires para o meu mail: andreiajaneiro1999@gmail.com
Obrigada, acho que isso vai ajudar bastante 😁

bs8859

Membro Caloiro
Matrícula
25 Março 2020
Boa tarde
Gostaria de saber se o exame de inglês do 12 ano (continuação) constitui a componente oral?

Obrigada pela atencão! :)

andrexf

Membro Veterano
Matrícula
16 Agosto 2017
Curso
Humanidades (12º)
Olá
Sim, todos os exames de línguas estrangeiras têm.

• Like
Reactions: bs8859

NeiaJ

Membro Veterano
Matrícula
20 Julho 2018
Já agora alguém sabe quando é exatamente? As novas datas não são muito específicas (de 6 a 23 de julho).
Obrigada.
Mensagem fundida automaticamente:

O de 12º é uma prova de equivalência à frequência tho
Eu pensava que só havia de 11° ano

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Já agora alguém sabe quando é exatamente? As novas datas não são muito específicas (de 6 a 23 de julho).
Obrigada.
Mensagem fundida automaticamente:

Eu pensava que só havia de 11° ano
Tens o exame nacional de 11º ano (bienal específica de LH: Língua Estrangeira), prova de equivalência à frequência de 11º (para Inglês quando Língua Estrangeira escolhida no tronco comum) e prova de equivalência à frequência de 12º (para a anual opcional de Inglês)

NeiaJ

Membro Veterano
Matrícula
20 Julho 2018
Tens o exame nacional de 11º ano (bienal específica de LH: Língua Estrangeira), prova de equivalência à frequência de 11º (para Inglês quando Língua Estrangeira escolhida no tronco comum) e prova de equivalência à frequência de 12º (para a anual opcional de Inglês)
Ah não sabia. Se eu quiser usar o exame de inglês para a faculdade é o exame de 11° certo?

jessicasmc

Membro
Matrícula
10 Abril 2020
Instituição
Línguas e Humanidades
Olá a todos, vou fazer exame a inglês este ano, algo me pode explicar como sei o dia da prova oral? Já me tentei informar na escola mas não obtive resposta, se alguém me conseguir ajudar ficava agradecida :)

NeiaJ

Membro Veterano
Matrícula
20 Julho 2018
Olá a todos, vou fazer exame a inglês este ano, algo me pode explicar como sei o dia da prova oral? Já me tentei informar na escola mas não obtive resposta, se alguém me conseguir ajudar ficava agradecida :)
Olha pelo que eu entendi na minha escola, os dias são feitos pela escola mesmo e é consoante o número de pessoas que estiverem inscritas em nesse exame. De resto, realmente também não sei nada porque não mo conseguem explicar. Segundo a Dges a oralidade é de 6 a 23 de julho então ainda falta algum tempo, talvez nos digam como vai ser mais à frente 😅

Gabogo

Membro
Matrícula
13 Abril 2020
Olha pelo que eu entendi na minha escola, os dias são feitos pela escola mesmo e é consoante o número de pessoas que estiverem inscritas em nesse exame. De resto, realmente também não sei nada porque não mo conseguem explicar. Segundo a Dges a oralidade é de 6 a 23 de julho então ainda falta algum tempo, talvez nos digam como vai ser mais à frente 😅
eu perguntei na minha escola e disseram-me que ainda não sabiam. Conforme as informações que saíram uma das duas perguntas obrigatórias da prova será a de produção oral (e o essay que sempre vem no fim)

informação: http://www.iave.pt/images/FicheirosPDF/Docs_Avaliação_Alunos/Info-provas/2019_2020/Adenda/IR-TC-CC-EX-Linguas_estrangeiras-2020.pdf

Última edição:

NeiaJ

Membro Veterano
Matrícula
20 Julho 2018
eu perguntei na minha escola e disseram-me que ainda não sabiam. Conforme com as informações que saíram uma das duas perguntas obrigatórias da prova será a de produção oral (e o essay que sempre vem no fim)

informação: http://www.iave.pt/images/Ficheiros...nda/IR-TC-CC-EX-Linguas_estrangeiras-2020.pdf
Eu tive a ver agora o documento e é bom saber que vão fazer o mesmo com este exame como com os outros, em que escolhem-se as melhores respostas para a cotação. Mas sinceramente não compreendo muito bem como é que isso se vai proceder, tou na dúvida.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
J Exame Oral de Inglês - Má comunicação Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
Catarina Mart Faltei acidentalmente à parte oral do exame de inglês Exames Nacionais e Provas de Ingresso 38
F Exame de Inglês - Oral 2ª Fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
Teresa Marmeleira Componente Oral de Inglês (2ª fase) - Exame Nacional do Ensino Secundário Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
G Exame de inglês e deixar de às aulas no 11º ano Ensino Secundário 1
davis Exame de Inglês 550 2020 Exames Nacionais 2020 108
J Exame de equivalência de inglês de 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
TatianaGoncalves Matérias e Exercícios Para Exame de Inglês Pedido de Recursos - Ensino Secundário 5
S Fazer exame de inglês no 12° ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
C Exame Nacional ou Exame de Frequência de Inglês? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
A Troca de exame de MACS por Inglês Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
A Exame a inglês Ensino Secundário 2
V Nível do Exame Inglês Ensino Secundário 5
Mesquita Diploma Exame Inglês 9°Ano Ensino Básico 2
P Exame de Inglês (único realizado) - Dá acesso a que cursos Concurso Nacional e Locais - Público 13
L Exame autoproposto a Inglês de 12º Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
R Exame de Inglês para ingressar no ensino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
M substituir inglês por um exame de outra língua Arquivo 1
Ruben Melo Inglês - Exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 463
D Anulaçao de exame Ensino Secundário 0
B onde vao estar as notas do exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
A notas do exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
L posso substituir o exame de matemática A por MACS ? Ensino Secundário 1
D inscrições para o exame da 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
D Exame de BG Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
G Dicas de estudo e organização para o exame de Físico Química Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
M Fce exame Geral 0
perceptions Ir à segunda fase ou repetir o exame no próximo ano letivo? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
L Fazer exame depois de acabar o secundário Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Livros de apoio/exercícios de exame Ensino Secundário 1
T Exame externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
T Exame 23 anos de fisioterapia Concursos e Regimes Especiais 1
TayTay Notas de exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
lpsmrf Faltar ao exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
ppqwpqpqp Quando saem os critérios do Exame de Economia que foi feito hoje de manhã? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
_blso_ Exame da 1ª fase serve para 2ª fase? Concurso Nacional e Locais - Público 1
surdur Exame 358 Ingles 2020 é em que dia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
J Exame de Economia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
U O que preciso de saber para estar pronta para o Exame de Geometria? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C 2 fase exame de português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
marina c rescaldo do exame nacional de Biologia e Geologia Arquivo 6
U Puderei faltar a um exame de 11° e não ser penalizada? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
C Por onde começar a estudar para o exame nacional de matemática quando já não tens matemática há anos? (considerando o ano 2021/2022) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
Bia2021 a minha nota interna não sobe com o exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Adriano Fernandes Trocar exame de macs Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
A Exame nacional Geografia A 11ºano 2ºa fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Lígia Ferreira Livro de preparação para exame de economia A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
J Exame de Matemática A - Fórmulas na calculadora Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
J Biologia e Geologia - Matérias essenciais ( exame ) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Nuno Carreira Resoluções do livro "Preparar o Exame 2020" da Raiz Editora Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0