Exame de Matemática A 635 2020

O que é que achaste do exame, em termos do grau de dificuldade (em comparação com anos anteriores)?

• Muito acessível

Votes: 51 13.7%
  • Acessível

Votes: 78 21.0%
  • Equilibrado

Votes: 120 32.3%
  • Difícil

Votes: 97 26.1%
  • Muito difícil

Votes: 25 6.7%

• Total voters
    371
  • This poll will close: .

Karl

Meme Master
Matrícula
28 Fevereiro 2020
Olá!
Tenho uma dúvida e gostaria que alguém me pudesse esclarecer, se for possível.
De acordo com os critérios de avaliação eu tenho tudo correto, cumprindo todas as etapas de resolução em todos os exercícios do Exame de Matemática A, contudo, pus-me a pensar em erros que possa ter cometido em etapas, para me preparar para o caso de não ser mesmo 200 pontos a classificação final e gostaria de saber opiniões sobre a seguinte situação: No exercício de resolução gráfica escrevi o seguinte:
d(t0+2)=d(t0)-0,25d(t0)
E depois desenvolvi esta equação, substituindo os valores na expressão que era fornecida. Não me consigo recordar com acurácia dos sinais que escrevi ou se me enganei nalgum número durante a transcrição, mas supondo que nessa transcrição eu me tivesse enganado nalgum sinal ou número (ou seja, não tivesse copiado bem), qual seria nesse caso o desconto? Seria a etapa toda, visto que coloquei um retângulo em torno dessa expressão referindo-a como a equação que define o problema?
Isto são minhocas na minha cabeça, tanto que só agora comecei a pensar " e se", visto que confirmei a resolução e deu inclusive 2,8, portanto não haveria chance de a equação estar errada, conquanto esteja ansioso com esta ideia por não me lembrar, detalhadamente de tudo quanto lá escrevi.
Obrigado
Se te tivesses enganado num sinal ou número, isto é se a equação que colocaste não é equivalente a que está nos critérios de correcção, ou tens zero nessa etapa ou terás um desconto de 1/2 pontos, isto depende do professor corrector, tenta agora não pensar muito nisto, daqui a alguns dias saem os resultados de qualquer forma.

• Like
Reactions: FranciscoG.

FranciscoG.

Membro
Matrícula
28 Outubro 2017
Curso
Ciências e Tecnologias (12ºano)
Instituição
EB2,3/ES DE CUNHA RIVARA
Se te tivesses enganado num sinal ou número, isto é se a equação que colocaste não é equivalente a que está nos critérios de correcção, ou tens zero nessa etapa ou terás um desconto de 1/2 pontos, isto depende do professor corrector, tenta agora não pensar muito nisto, daqui a alguns dias saem os resultados de qualquer forma.
Obrigado pela resposta! Eu fico sempre muito ansioso. Mas vamos ver... a minha dúvida era exatamente entre essas duas soluções de desconto, porque fico confundido quando dizem "equação equivalente", porque, de facto, mesmo que eu me tivesse enganado num sinal ou número, o facto de ter escrito d(t+2)=d(t)-0,25d(t), demonstra que o erro é de transcrição, porque o raciocínio é equivalente.. agora se tivesse desenvolvido bem uma equação do tipo d(t)=d(t+2)-0,25d(t+2) (ou seja substituindo corretamente, mas seguindo o raciocínio errado), aí seria apropriado zero pontos, porque o raciocínio seguido não é equivalente. Mas é como dizes, depende do corretor (e, muito sinceramente, eu tenho para aí 98% de certeza de que está bem escrito lá, apenas me pus a pensar em coisas onde me podia ter enganado).
Mais uma vez, obrigado!

EDIT: TIVE 200

Última edição:
  • Like
Reactions: Karl

ACA

Membro Veterano
Matrícula
3 Dezembro 2019
Estive a ver os critérios de correção e na 7.2. equacionei considerando que 100-25=85 🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️ é um erro mesmo à Maria Banana, eu sei, mas foi a única coisa que errei... só que ainda não percebi quanto me irão descontar! Isto porque não percebo que tipo de erro é. Se bem que já várias pessoas com algum conhecimento na coisa me disseram que seria à partida um erro de cálculo, pelo que apenas descontaria 1 ou 2 pontos. Espero que estejam certos!
Oi!
Tenho exatamente o mesmo 'problema' e dúvida que tu. Nesse exercício, escrevi a expressão correta desta forma: d(t+2)=0,75d(t) . Só que depois ao transcrever a expressão, esqueci-me de um parêntesis 🤦 Ou seja, deu-me tudo mal depois (como assumo que te tenha acontecido a ti). Aliás, todos os erros que tive no exame de Matemática foram assim, erros de cálculo/distração 🤦
Eu estou a contar que me tirem os 2 valores, apesar de que houve pessoas que também me disseram que é à partida é visto como um erro de cálculo. Mas não sei, não me quero iludir! Boa sorte!

JoanaFM

Membro
Matrícula
5 Agosto 2019
Oi!
Tenho exatamente o mesmo 'problema' e dúvida que tu. Nesse exercício, escrevi a expressão correta desta forma: d(t+2)=0,75d(t) . Só que depois ao transcrever a expressão, esqueci-me de um parêntesis 🤦 Ou seja, deu-me tudo mal depois (como assumo que te tenha acontecido a ti). Aliás, todos os erros que tive no exame de Matemática foram assim, erros de cálculo/distração 🤦
Eu estou a contar que me tirem os 2 valores, apesar de que houve pessoas que também me disseram que é à partida é visto como um erro de cálculo. Mas não sei, não me quero iludir! Boa sorte!
Olá! Não me esqueci de pôr os parêntesis, não. Mas pode ser que não te descontem tudo!

Samukas

Membro
Matrícula
23 Fevereiro 2018
Curso
Ciências e Tecnologias - 12°
A partir de dia 3 de agosto veremos as estatísticas para concluir se, realmente, será muita a diferença relativamente à media do ano passado.
Pessoalmente, acho que a média irá aumentar bastante, passará dos 115 de 2019 para valores próximos de 14.
1596456403017.png

Quase lá...

Attachments

Vitorb

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2020
A média aumentou em 1.8, a se ter como base que as notas de acesso geralmente são 50/50 é de se esperar uma média de 0.9 de aumento em cada nota mínima de acesso. Como esse ano só fez o exame quem pretendia o ensino superior era natural que a média subisse um pouco... mas depois também tem de ser levada em consideração a classificação do secundário... posso estar completamente errado mas acredito que o aumento médio da nota de acesso seja de 1.0 a 1.5!
Boa sorte a todos hahaha

Inês M. C.

Membro
Matrícula
22 Abril 2020
Boa tarde, hoje fui ver a cópia do meu exame e na 5.2 deram-me 0 pontos.
Na 5.2 só coloquei que teria que ser um vetor perpendicular ao plano e depois fiz 3-x=3, 5-y=4 e 6-z=4. Cheguei ao ponto certo mas não fiz da forma mais correta, acham que eu deva pedir uma reapreciação?
Se alguém fez assim teve alguns pontos é que eu acho que pelo menos merecia alguns visto que até escrevi oue a reta deveria ser perpendicular ao plano para ser a menor distância possível. Não sei bem se vale a pena pedir ou não...

Victor Neves

Membro
Matrícula
7 Junho 2016
Boas! Hoje tive acesso à cópia do meu exame.
Acham normal o professor corretor retirar pontos por não ter colocado, na resolução de limites, a função dentro de parêntesis?
(A resolução está toda correta!)

Samukas

Membro
Matrícula
23 Fevereiro 2018
Curso
Boa tarde, hoje fui ver a cópia do meu exame e na 5.2 deram-me 0 pontos.
Na 5.2 só coloquei que teria que ser um vetor perpendicular ao plano e depois fiz 3-x=3, 5-y=4 e 6-z=4. Cheguei ao ponto certo mas não fiz da forma mais correta, acham que eu deva pedir uma reapreciação?
Se alguém fez assim teve alguns pontos é que eu acho que pelo menos merecia alguns visto que até escrevi oue a reta deveria ser perpendicular ao plano para ser a menor distância possível. Não sei bem se vale a pena pedir ou não...
Acho que, melhor do que qualquer um de nós aqui, devias-te informar junto do teu professor/a de matemática, em especial se foi corretor. Para reapreciações mais complexas, como é o caso, é necessário escrever um texto bem fundamentado nos critérios de correção e, para além disso, tens que ter a certeza que não pode haver, em outros exercícios, algo que possa comprometer o exame visto que é tudo corrigido novamente.

Sofia122

Membro Dux
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Acham normal o professor corretor retirar pontos por não ter colocado, na resolução de limites, a função dentro de parêntesis?
Quantos pontos te retiraram? Eu também perdi 4 décimas a mais do que estava à espera e não faço ideia onde foram e só pode a meu ver ser nessas pequenas coisas pk de acordo com os critérios os resultados estavam certos. E eu tbm acho que não pus parêntesis na resolução dos limites pelo menos não era um hábito meu pôr.

Matrícula
22 Setembro 2018
Curso
Vida
Instituição
Mundo
Agora não consigo. Mas basicamente na 10.1. nos dois limites o corretor assinala a falta de parêntesis antes da expressão e depois da expressão.
Eu escrevi lim função... e eu presumo que ele se refira a lim (função), porque está tudo bem.
A função é alguma composição de soma/subtração de funções?

Samukas

Membro
Matrícula
23 Fevereiro 2018
Curso
Um antigo professor meu avisava-nos disso, nos seus testes fazia-o. Mas sei que alguns professores, muitas vezes, facilitam. Nos critérios não encontro referência a isso.
Agora, de facto, do ponto vista formal, a inexistência dos parêntesis pode levar a pensar que o limite apenas se refira a um dos membros do que se encontra no interior.
Imagina não haverem parêntesis nesta expressão: 1596561457496.png
Posso confundir que é o lim de 1 a somar com aquela expressão do lado.

• Like
Reactions: ACA

Victor Neves

Membro
Matrícula
7 Junho 2016
Quantos pontos te retiraram? Eu também perdi 4 décimas a mais do que estava à espera e não faço ideia onde foram e só pode a meu ver ser nessas pequenas coisas pk de acordo com os critérios os resultados estavam certos. E eu tbm acho que não pus parêntesis na resolução dos limites pelo menos não era um hábito meu pôr.
Perdi 3 pontos em coisas destas...
Na 5.1. faço tudo bem, escrevo A(0, y, 0) e B(x, 0, 0). Quando vou calcular o x e o y, depois troco as letras sem querer, nem sei bem porquê. E ele tirou-me 1 ponto. Mauzinho!
Na 10.1. 1 ponto por não ter posto parêntesis na função do limite.
E na 10.2. tirou-me 1 ponto por ter escrito: 1/e * - 1/2 e não ter escrito 1/2*(-1/2).
Mensagem fundida automaticamente:

A colocação do parentesis nestas situações é obrigatória.
Não. A função é um produto.

Um antigo professor meu avisava-nos disso, nos seus testes fazia-o. Mas sei que alguns professores, muitas vezes, facilitam. Nos critérios não encontro referência a isso.
Agora, de facto, do ponto vista formal, a inexistência dos parêntesis pode levar a pensar que o limite apenas se refira a um dos membros do que se encontra no interior.
Imagina não haverem parêntesis nesta expressão: Ver anexo 14326
Posso confundir que é o lim de 1 a somar com aquela expressão do lado.
Eu nessa pus os parêntesis, porque acho que faça sentido por causa da soma.

Matrícula
22 Setembro 2018
Curso
Vida
Instituição
Mundo
Perdi 3 pontos em coisas destas...
Na 5.1. faço tudo bem, escrevo A(0, y, 0) e B(x, 0, 0). Quando vou calcular o x e o y, depois troco as letras sem querer, nem sei bem porquê. E ele tirou-me 1 ponto. Mauzinho!
Na 10.1. 1 ponto por não ter posto parêntesis na função do limite.
E na 10.2. tirou-me 1 ponto por ter escrito: 1/e * - 1/2 e não ter escrito 1/2*(-1/2).

Não. A função é um produto.
Então não é necessária a colocação do parentesis.

Kiki2000

Membro
Matrícula
14 Outubro 2017
Curso
Ciências da nutrição
Instituição
NMS
Olá malta,
queria saber uma coisa: no exercício 5.2 em vez de k pertence a R coloquei k pertence a Z. Descontaram-me 3 pontos por causa disso. Tenho colegas que não colocaram a parte de que o k pertence a R e apenas foram descontados 1 ponto. Alguém me sabe dizer quantos pontos eram descontados nessa parte?

Obrigada,
Katarina Serralha ;)

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
G Usar exame Matemática A como prova de ingresso na vez de Matemática Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
I Propostas de resolução do manual Leya educação de exame Matemática A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
L Posso substituir o exame de matemática A por MACS ? Ensino Secundário 1
C Por onde começar a estudar para o exame nacional de matemática quando já não tens matemática há anos? (considerando o ano 2021/2022) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
J Exame de Matemática A - Fórmulas na calculadora Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
BCatado03 Exame matemática A, mas estou no 11º Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
T O que acontece se não comparecer ao exame de Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
P Exame de matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
R Exame Matemática A | O que estudar e como? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 12
R Não fazer exame de Matemática A e passar? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
J Exame de biologia e geologia e matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
T Exame matemática A Positivo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
T Olá, alguém me podia dizer como conseguir tirar no mínimo 10 valores no exame de Matemática A 2020? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Margot Tirar mais de 18 no Exame de Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 12
davis Exame Nacional Matemática B 735 2020 Exames Nacionais 2020 81
A Preparar o Exame Matemática A - Raiz Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
R Realizar exame de Matemática B como prova de ingresso Ensino Secundário 9
R UAb Exame Matemática Universidade Aberta 24
Dinis Estrada Matriz exame de matemática A 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 15
Afonso Castelão Regra de Cauchy no Exame de Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
jrpeixoto Exame Matemática Humanidades Ensino Secundário 2
Shtspk UAb Exame Matemática - Maiores de 23 Universidade Aberta 7
M Exame Matemática B - Estudo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
I Exame de Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 12
R Matemática B, sobreposição exame matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
F Colega de estudo exame Matemática A 2020 - Lisboa Exames Nacionais e Provas de Ingresso 18
B Matemática A URGENTE: resoluções detalhadas do livro "2018- preparação para o exame final nacional, 12ªano" Porto editora Pedido de Recursos - Ensino Secundário 10
B Explicações Matemática A (Preparação para Exame) Geral 0
T Preparação para exame de Matemática M23 - Por onde devo começar? Concursos e Regimes Especiais 3
B Exame de Matemática A 2020: Metas Curriculares ou Aprendizagens Essenciais? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
F Duvida matéria exame Matemática A 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
Marinhaaas Exame de Matemática A - 1 ano de estudo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
S Correção do exame nacional de Matemática A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
P Modo exame em Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
A Exame de Matemática A - Programas permitidos para Calculadora Gráfica Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
anaagoncalves__ Calculadora grafica ti-84 plus exame matemática A Ensino Secundário 3
Carolnunes.07 Provas modelo exame matemática do site explicamat Ensino Secundário 0
D Calculadora gráfica com ndless exame de matemática 12ºAno Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
S Realizar o exame de matemática na 2ª fase apenas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
J Livro de preparação exame Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 51
J Livro Preparação Exame Matemática 12 da LEYA ou RAIZ , alguem tem em formato digital? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 72
Sonia Patrícia Gonçalves UAb Exame M23 Matemática - Universidade Aberta Universidade Aberta 3
N ENIDH Exame maiores de 23 - Matemática - Escola Náutica Infante D. Henrique Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 0
J Exame Matemática A - Ajuda Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
Zafira S. Preparar o exame de Matemática A da Raiz Editora em formato PDF Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
M Livro de preparação exame matemática 12, raiz editora Ensino Secundário 4
T Eu fiz um curso profissional e preciso de ajuda em relação ao exame de matemática B Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
A Exame matemática 12 ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Preparação para o Exame Matemática A - Manual Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Centro de Estudos- Preparação para Exame de Matemática A e Fq Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0