Exame de Português 2022

Matrícula
20 Janeiro 2021
Olá!
No próximo ano, visto que tudo indica que os exames retomem a normalidade e o de português volte a ser obrigatório terei de realizar o mesmo, tendo em conta que fui aluno do profissional, o que me aconselham para ter uma boa nota?
Sei que ainda é um pouco "cedo", porém, quero-me preparar antecipadamente.
Já comprei o livro de preparação, aconselham-me a ler os livros das obras estudadas no programa do 10º-12º ou apenas os resumos das obras?

Conselhos são sempre bem vindos!

Obrigado.

pancakes

Membro Veterano
Matrícula
26 Julho 2017
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Olá!
No próximo ano, visto que tudo indica que os exames retomem a normalidade e o de português volte a ser obrigatório terei de realizar o mesmo, tendo em conta que fui aluno do profissional, o que me aconselham para ter uma boa nota?
Sei que ainda é um pouco "cedo", porém, quero-me preparar antecipadamente.
Já comprei o livro de preparação, aconselham-me a ler os livros das obras estudadas no programa do 10º-12º ou apenas os resumos das obras?

Conselhos são sempre bem vindos!

Obrigado.
Olá!

Eu acho que ler as obras é sempre uma boa opção. No entanto, mais importante do que as ler, é compreender o que tratam. Uma vez que vais ter de estudar os três anos num só, o que eu te recomendaria era a ler bons resumos e, simultaneamente, ler alguns excertos das obras. Penso que essa é uma boa estratégia para obras mais extensas, como é o caso d'Os Maias. Para as obras mais pequenas (como o Sermão e Frei Luís de Sousa ) penso que até poderias mesmo ler as obras na íntegra, complementando depois com resumos e esquemas síntese que façam a análise da obra.
No que diz respeito a Cantigas de amigo, amor, etc, Fernando Pessoa ortónimo e heterónimos e poetas contemporâneos, recomendo a leitura dos poemas e respetivas análises que vêm nos livros de preparação.
Tudo isto complementado, claro, com a elaboração de respostas de exame para te preparares a nível de interpretação e estruturação de respostas.

Relativamente à gramática, há muita coisa que é preciso decorar e depois é ir fazendo exercícios para aplicar, aí penso que não há nenhum segredo.

Quanto à composição, são vários os tipos de texto que podem pedir, por isso recomendo a que leias a estrutura de cada um deles e tentes fazer, pelo menos, uma composição de exame de cada tipo, de modo a já ires com uma ideia de como deves organizar as tuas ideias e o teu texto.

Boa sorte! :)