Exame de Português, matriz.

voidlessmind

Simp da Uniarea
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Sociologia
Instituição
ISCTE

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Alguém sabe onde posso encontrar a "matriz" do exame de 2021 (Português?)
Pesquisei e o primeiro resultado foi este "https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Avaliacao/Matrizes/port_12.pdf", mas como não tem data não tenho a certeza se é o mesmo. Já agora, alguém sabe se a estrutura vai ser igual à do ano passado? Ou seja, ter aquelas perguntas extra?
Não é esse documento, que é de 2007. Podes consultar as informações-prova aqui: https://iave.pt/wp-content/uploads/2021/01/IP-EX-Port639_2021.pdf Tens em hiperligação as Aprendizagens Essenciais dos 3 anos, que são o que vais ter que estudar para exame.

• Like
Reactions: voidlessmind

voidlessmind

Simp da Uniarea
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Sociologia
Instituição
ISCTE
  • Like
Reactions: Ariana_

margaridax2x

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2017
Olá. Este ano continua a ser possível ser o professor a escolher se se dá o Ano da Morte de Ricardo Reis ou o Memorial do Convento?

leonardormoreirad

Membro Veterano
Matrícula
23 Abril 2020
Curso
Quase em Direito
Instituição
FDUP ou UCP

leonardormoreirad

Membro Veterano
Matrícula
23 Abril 2020
Curso
Quase em Direito
Instituição
FDUP ou UCP
A obra " A Abóbada" também saiu do programa? É que nunca ouvi falar sobre essa obra e nem esteve no exame se não me enganar.
Olá.
Não saiu do programa, mas, no 11ºano, dá-se uma das seguintes obras:
- Amor de Perdição
- A Abóbada
- Viagens da Minha Terra
Como disseste, nunca saiu em exame (e duvido que alguma vez saia), até porque a maioria das escola dá o Amor de Perdição

Juliana C.

Membro
Matrícula
24 Novembro 2020
Olá.
Não saiu do programa, mas, no 11ºano, dá-se uma das seguintes obras:
- Amor de Perdição
- A Abóbada
- Viagens da Minha Terra
Como disseste, nunca saiu em exame (e duvido que alguma vez saia), até porque a maioria das escola dá o Amor de Perdição
Já sai-o Viagens da minha terra. Tmb 😅. Mas, do resto concordo contigo

mafalda_alves

Membro
Matrícula
8 Fevereiro 2020
Olá! Estou com uma dúvida, para o exame de português, estas duas obra saem?
- Sonetos de Antero de Quental
-História trágico-marítima

Se houver mais alguma que não saia e que saibam digam, por favor!
Obrigada!!

• Like
Reactions: nanabanana

nanabanana

Membro Caloiro
Matrícula
5 Fevereiro 2021
Olá! Estou com uma dúvida, para o exame de português, estas duas obra saem?
- Sonetos de Antero de Quental
-História trágico-marítima

Se houver mais alguma que não saia e que saibam digam, por favor!
Obrigada!!
De acordo com as Aprendizagens Essenciais, podem sair sim sonetos de Antero, mas não a História trágico-marítima :) bom estudo!

Margarida M

Membro Caloiro
Matrícula
11 Dezembro 2017
Olá! Alguém sabe se é necessário saber as característica da escrita de Bernardo Soares? Sou aluna externa, e como li que era um semi-heterónimo fiquei na dúvida.

leonardormoreirad

Membro Veterano
Matrícula
23 Abril 2020
Curso
Quase em Direito
Instituição
FDUP ou UCP
Olá! Alguém sabe se é necessário saber as característica da escrita de Bernardo Soares? Sou aluna externa, e como li que era um semi-heterónimo fiquei na dúvida.
Olá.
Não, esse heterónimo já não sai em exame, já que saiu do programa.

margaridax2x

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2017
Olá. Estão a estudar todas as obras, incluindo aquelas que não deram em aula? Por exemplo, eu dei em aula Memorial do Convento, mas não sei se deva saber algo sobre o Ano da Morte de Ricardo Reis, já que ano passado colocaram excertos de 2 obras...

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Descalco Exame de Português, como consigo uma boa nota com tantas dificuldades? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 16
M Resumos de português para o exame Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
L Exame de Português prova de ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
CarlaSR Interpretação (exame de português) - URGENTE Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
voidlessmind Têm alguma previsão de tema para o Grupo III do exame de Português? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
K Resumos da matéria pro exame de Português 12ºano com as obras literárias e a gramática que poderá sair no exame Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
Winberht Ajuda preparação exame de português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Winberht ajuda na preparação do exame de português :) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
A Livro de preparação para o exame de português Pedido de Recursos - Ensino Secundário 13
N Livro Preparação para o Exame de Português 12ºano ( formato digital) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 31
G Apoio Exame Português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
A Exame de português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
L Exame de Português - Preparação Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
diogos13 Livro preparação para o exame de português 12 ano da porto editora Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
S Livros Preparação Exame de Português e Biologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
G Exame de Português - cursos Concurso Nacional e Locais - Público 1
sraquelq Livro de preparação para exame português (.pdf) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 11
Bohdan Herashchenko Qual é o método para estudar para exame nacional de português 2021?livros ...apontamentos... Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
Rúben Pinho Ajuda para exame nacional português Concurso Nacional e Locais - Público 3
P Material para preparar exame português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 71
Serrinha25 Livro de preparação para exame história e português Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
joaomiranda13 Explicações para preparação do exame de Português 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
acnc Preparação para o exame de Português 12 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Fabio_viana Exame nacional português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Bia2021 livro de preparação de exame de português Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
I Livro de preparação para exame português (pdf) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 116
A exame época especial português 2012 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
C Preparação para o Exame Final Nacional - Português - 11.º Ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
D exame de português 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
davis Exame Nacional de Português 639 2021 Exames Nacionais 2021 261
H Exame de História A e Português 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
MariaCruz26 Exame de Português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
B Grupo III Exame de Português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
T Exame de Português- Gramática Atos ilocutórios Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
T Texto escrito - exame português 12º Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
N Exame Português e Geografia C Ensino Secundário 1
B Preparar o Exame Nacional 2020 - Português - 12.º Ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 119
Juam Conteúdos Exame Português 2020 / Melhores respostas? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 14
P Exame negativo de português Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Xanocas18 Exame português e economia 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
L Português - Gramática no exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Sofiasantos23 Melhor livro de preparação para o exame nacional de Português? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Sofiasantos23 Exame de História A ou Português? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 12
Valentina Guedes Suposições Exame Nacional de Português 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 24
J Vindo de um curso profissional, o exame de português é obrigatório? Concurso Nacional e Locais - Público 14
A Exame de Português obrigatório para validar exame de História e Cultura das Artes? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
F Livro de preparação Exame Português 12ª 2020 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
Claudiodfc Preparação da expressão escrita - Exame nacional de Português Ensino Secundário 0
Sofia122 Livro Preparação Exame Português 12º 2020 - Pedido de Recursos Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Marinhaaas Cursos Profissionais - Exame de Português como Prova de Ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3