Exame de Português - Preciso de Dicas! (AUTOPROPOSTO)

MikeTuga

Membro Caloiro
Matrícula
19 Maio 2022
Boas! Um resumo muito rápido: Deixei de estudar após o 12°ano (ensino profissional) já há 4 anos mais ou menos. Entretanto estive no mercado de trabalho mas decidi voltar a estudar e frequentar o ensino superior.
Neste momento tenho 30 dias (full time) para me dedicar à preparação para o exame nacional de Português como aluno externo. Nunca tive dificuldade a Português, no entanto, sei que não é nada fácil juntar a matéria de 3 anos em 30 dias e estar 100% preparado. Alguma dica?
Obrigado!

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
Olá!

Ano passado estive na mesma situação. A preparação que fiz centrou-se na leitura das obras que tinha, e na audição de vídeos da telescola.
Em princípio a gramática não será nada por aí além, mesmo para quem deixou de estudar há 4 anos.
O maior problema são as obras que entraram no programa. Para isso, ouvi a telescola, no entanto, não consegui conjugar as obras todas no tempo alocado, e acabei por sacrificar uma obra que acabou por sair — a Crónica de D. João I no grupo C —.
Tendo em conta o tempo, deve ser boa ideia investir nos livros de preparação para o exame de modo a teres, no mínimo, o conhecimento dos resumos. Neste caso, recomendo o da Porto Editora.

Gostaria de poder ajudar mais, mas infelizmente, desleixei-me muito na preparação, por isso, não te posso dar dicas mais elaboradas sobre o assunto.
Creio que o que me safou mesmo foi a telescola, que ajudou muito a ativar a memória de obras estudadas no meu Secundário, e de aprender os mínimos sobre as novas obras.

A melhor sorte para ti.

MikeTuga

Membro Caloiro
Matrícula
19 Maio 2022
Olá!

Ano passado estive na mesma situação. A preparação que fiz centrou-se na leitura das obras que tinha, e na audição de vídeos da telescola.
Em princípio a gramática não será nada por aí além, mesmo para quem deixou de estudar há 4 anos.
O maior problema são as obras que entraram no programa. Para isso, ouvi a telescola, no entanto, não consegui conjugar as obras todas no tempo alocado, e acabei por sacrificar uma obra que acabou por sair — a Crónica de D. João I no grupo C —.
Tendo em conta o tempo, deve ser boa ideia investir nos livros de preparação para o exame de modo a teres, no mínimo, o conhecimento dos resumos. Neste caso, recomendo o da Porto Editora.

Gostaria de poder ajudar mais, mas infelizmente, desleixei-me muito na preparação, por isso, não te posso dar dicas mais elaboradas sobre o assunto.
Creio que o que me safou mesmo foi a telescola, que ajudou muito a ativar a memória de obras estudadas no meu Secundário, e de aprender os mínimos sobre as novas obras.

A melhor sorte para ti.
Muito obrigado pela resposta! E como te correu o exame?
Sim já tinha feito a encomenda desse mesmo livro! Estou a apostar nos resumos para ficar por dentro das histórias! Relativamente à gramática, muitas das coisas ainda sabia por isso vamos ver, serão 30 dias intensos 😄

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
Fiquei com 16.2, mas atenção que isto foi com o grupo C em branco (não sabia a obra).

miguel2022

Membro Caloiro
Matrícula
22 Maio 2022
Boas! Um resumo muito rápido: Deixei de estudar após o 12°ano (ensino profissional) já há 4 anos mais ou menos. Entretanto estive no mercado de trabalho mas decidi voltar a estudar e frequentar o ensino superior.
Neste momento tenho 30 dias (full time) para me dedicar à preparação para o exame nacional de Português como aluno externo. Nunca tive dificuldade a Português, no entanto, sei que não é nada fácil juntar a matéria de 3 anos em 30 dias e estar 100% preparado. Alguma dica?
Obrigado!
Olá! Estou exactamente na mesma situação que tu! Acabei de comprar o livro da Porto Editora para começar a estudar e vejo que há muitas diferenças no conteúdo programático do meu tempo para agora...

MikeTuga

Membro Caloiro
Matrícula
19 Maio 2022
Olá! Estou exactamente na mesma situação que tu! Acabei de comprar o livro da Porto Editora para começar a estudar e vejo que há muitas diferenças no conteúdo programático do meu tempo para agora...

Se te dá alguma tranquilidade, vi que a gramática acaba por ser praticamente a mesma lecionada no 9ºano. Estou a focar-me um pouco nas duas partes porque a fim ao cabo mais vale saber um pouco de tudo do que muito sobre uma coisa que pode nem sair! Depois, pelo que vejo nos exames dos anos anteriores, é começares a escrever e a escrever fundando a tua opinião (se as perguntas forem desse tipo).

miguel2022

Membro Caloiro
Matrícula
22 Maio 2022
Desculpem a pergunta... mas vejo que ha autores novos que no meu tempo nao eram estudados e aparecem no manual da Porto Editora como opcionais... Isto significa que temos de saber todos? :P

MikeTuga

Membro Caloiro
Matrícula
19 Maio 2022
Desculpem a pergunta... mas vejo que ha autores novos que no meu tempo nao eram estudados e aparecem no manual da Porto Editora como opcionais... Isto significa que temos de saber todos? :P
Refereste aos autores ou a obras? Quando há opções entre as obras escolhes apenas uma

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
São matérias opcionais que se dão, por exemplo, de entre 3 obras da mesma época, escolhem dar 1 e o conhecimento é transversal.

Pode é surgir, como ano passado, saírem 2 opcionais de um conjunto de 3, numa pergunta obrigatória. Mas lá está, o conhecimento de dar uma das 3 ir-se-á aplicar às outras.

miguel2022

Membro Caloiro
Matrícula
22 Maio 2022
Estou mesmo perdido.... Podes me explicar melhor? Isso significa que no exame tu podes optar por 1 de 2 obras que venham a sair?

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
Estou mesmo perdido.... Podes me explicar melhor? Isso significa que no exame tu podes optar por 1 de 2 obras que venham a sair?
Desculpa a confusão.

Na escola, por exemplo, ou dás o Memorial do Convento OU O Ano da Morte de Ricardo Reis. Não dás os dois, mas caso José Saramago saia no exame nacional, acontecerá uma das seguintes.
- Uma pergunta que te permite escolher falar sobre uma obra ou outra.
- Uma pergunta sobre uma das obras, mas com apoio textual para te ajudar na resposta.

Por isso, do modo como está estruturado o programa, só precisas mesmo de saber uma das duas obras opcionais.

Espero que tenha esclarecido melhor.

miguel2022

Membro Caloiro
Matrícula
22 Maio 2022
Sem dúvida que ajudou bastante, agora fiquei mais esclarecido! No meu tempo so estudei o Memorial do COnvento e agora pensava que tinha de estudar as duas obras... Há palpites/apostas para o que deverá sair este ano?