Boa Noite
Queria saber uma estimativa/previsão das matérias que saíram este ano no exame de Português.
Olá! Também irei fazer exame de português, então aqui está algumas considerações (tomando sempre em consideração que devemos passar os olhos e estudar TUDO, mas obviamente que há coisas que temos de dar maior atenção):
Muito difícil prever situações dessas, mas na minha opinião poderá sair algum poeta contemporâneo que já não sai há algum tempo e/ou alguns conteúdos de Fernando Pessoa (ortónimo ou heterónimo). Acredito que não sairá novamente Mensagem (saiu na 1.ª fase do ano passado) nem contos (2.ª fase do ano passado). De matéria de 10.º ano, se acredito que sairão poemas de 12.º, pouco provável seria sair poemas de outros anos (mesmo podendo sair como parte C), então apostaria mais na Crónica e em Gil Vicente (acredito que possa sair como Parte C). Para Parte B, é provável sair matérias de 11.º ano, já que a Parte C acredito ser matéria de 10.º. Assim, dentro da de 11.º, acredito que possa sair o Sermão, Frei Luís de Sousa (algo também não tão provável, pois saiu na 1.ª fase do ano passado), alguma das obras do Romantismo (Viagens na minha Terra ou Amor de Perdição - estes como Parte C), Maias, ...
Sei que posso ter articulado o meu discurso de forma um pouco confusa, mas acho que no geral deu para entender. Espero ter ajudado!