Exame do ano passado deixa de contar para melhoria de nota final?

Gabriel556

Membro Caloiro
Matrícula
15 Setembro 2018
Acabei o secundário em 2022 e refiz os exames de Matemática e FQ este ano, para tentar mudar de curso de faculdade. No entanto, a nota do exame de FQ que fiz no 12o ano, em 2022, foi superior à deste ano.
Na minha ficha ENES deste ano a minha média interna desceu 0,5 valores em relação à do ano passado, por isso penso que o exame de FQ que fiz no 12o ano deixou de servir para melhoria da nota final da disciplina.
Com esta descida na média interna as chances de entrar no curso que queria descem bastante. Isto é normal?

Olá,
O exame do ano passado conta na mesma. No ano passado o exame foi feito na 1ª fase?

Solução
Então tu estás a candidatar-te ao mesmo curso que no ano passado e a nota de candidatura desceu?
O que desceu foi a nota da média interna, de 185 para 180, sem qualquer motivo. Na prática a única mudança que esperava era o exame de matemática subir. A nota de candidatura do ano passado foi 18.25 e este ano seria 18.65, mas com isto fica apenas 18.4

Eu não vejo nenhum motivo para que isso possa ter acontecido, tenta contactar a escola para perceber o motivo.

Eu não vejo nenhum motivo para que isso possa ter acontecido, tenta contactar a escola para perceber o motivo.
Update, fui ver as minhas notas de secundário. Afinal FQ é um 18 que, com melhoria, passa a 19. O engraçado é que se fosse um 17, a média seria na mesma 18.3, não 18.0. Concluindo, simplesmente decidiram descer-me a média de secundário sem qualquer motivo.
Obrigado pelo conselho, vou contactar a escola para ver o que pode ser feito. Espero que se resolva dentro do prazo das candidaturas.
Cumprimentos.

Update, fui ver as minhas notas de secundário. Afinal FQ é um 18 que, com melhoria, passa a 19. O engraçado é que se fosse um 17, a média seria na mesma 18.3, não 18.0. Concluindo, simplesmente decidiram descer-me a média de secundário sem qualquer motivo.
Obrigado pelo conselho, vou contactar a escola para ver o que pode ser feito. Espero que se resolva dentro do prazo das candidaturas.
Cumprimentos.
É possível que possa não ficar resolvido logo durante o prazo de candidaturas, mas não deves preocupar-te porque existe sempre o prazo especial para as reapreciações e se a tua nota na ficha ENES estiver incorrecta, ela será corrigida nesse período. No entanto, deves, claro, contactar a escola e alertar.