Exame Física e Química A 715 2020

O que é que achaste do exame, em termos do grau de dificuldade (em comparação com anos anteriores)?

• Bastante acessível

Votes: 68 15.1%
  • Acessível

Votes: 154 34.1%
  • Equilibrado

Votes: 161 35.7%
  • Difícil

Votes: 59 13.1%
  • Muito difícil

Votes: 9 2.0%

• Total voters
    451

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2020: aqui + adenda de 8 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitido o uso de corretor. É permitido o uso de régua, esquadro, transferidor e calculadora gráfica em modo de exame. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
  • Exames e critérios de classificação de anos anteriores: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1ª Fase:

1594057693902.png

2ª Fase:

1598098504041.png

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 6 de julho de 2020.

Última edição:
  • Like
Reactions: Ana_Silva

Luís_Sousa

Membro Veterano
Matrícula
22 Outubro 2018
Olá a todos, sou aluno 12º de CT. Vou começar a rever química de 10/11 para estudar para o exame. Alguém me pode fornecer bons recursos de exercícios para me preparar para o exame? Do género dos livros de preparação para exame, se estiverem disponíveis online.
P.S. Sabem dizer-me se houve alteração de conteúdos para o exame deste ano em relação ao ano passado?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

PCouto

Membro
Matrícula
4 Fevereiro 2019
Bem malta, este ano vou submeter-me a exame a FQA e gostava de saber se alguém poderia disponibilizar em PDF algum livro de preparação para exame, sem ser o do iave, algum que tenha resumos e etc...
Boa noite. Visita o site estudafq.pt
Lá encontrarás apontamentos, testes de diversas editoras e vários anos, fichas de trabalho, etc.
Aproveito para agradecer o material que tens partilhado aqui no Uniarea. Bem-haja!
Post automatically merged:

Olá a todos, sou aluno 12º de CT. Vou começar a rever química de 10/11 para estudar para o exame. Alguém me pode fornecer bons recursos de exercícios para me preparar para o exame? Do género dos livros de preparação para exame, se estiverem disponíveis online.
P.S. Sabem dizer-me se houve alteração de conteúdos para o exame deste ano em relação ao ano passado?
Boa noite. Visita o site estudafq.pt
Tem imenso material e testes. Boa sorte!

• Like
Reactions: Luís_Sousa

OM12

Membro Caloiro
Matrícula
2 Novembro 2016
Boas, este ano vou fazer o exame de FQ mas ainda não possuo os livros do novo programa. Como não queria estudar logo por livros de preparação para exame estou a tentar arranjar os livros normais da escola. Alguém me consegue disponibilizar o pdf dos livros de FQ de 10º e 11 que estiver a usar?

Matrícula
24 Novembro 2019
Boas.
No exame de FQ deste ano, a matéria em avaliação será a mesma do ano letivo passado? Ou houve cortes no programa?
Obrigado.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boas.
No exame de FQ deste ano, a matéria em avaliação será a mesma do ano letivo passado? Ou houve cortes no programa?
Obrigado.
Será a mesma. Poderá é haver itens em alternativa, de maneira que os alunos possam escolher consoante as matérias que deram.

Matrícula
24 Outubro 2018
Curso
Medicina
Instituição
NMS
Olá malta. Tenho uma dúvida em relação aos critérios de correção do exame de FQ que talvez me consigam responder. No caso de, ao proceder a arredondamentos num exercício, o aluno chegar a um valor final diferente daquele que está nos critérios (por exemplo, o aluno responde com 22.2% e nos critérios está 21.1%), há alguma desvalorização? Isto, tendo em conta que os passos que estão nos critérios são cumpridos e apenas não coincidem os valores finais.

Matrícula
24 Novembro 2019
Olá malta. Tenho uma dúvida em relação aos critérios de correção do exame de FQ que talvez me consigam responder. No caso de, ao proceder a arredondamentos num exercício, o aluno chegar a um valor final diferente daquele que está nos critérios (por exemplo, o aluno responde com 22.2% e nos critérios está 21.1%), há alguma desvalorização? Isto, tendo em conta que os passos que estão nos critérios são cumpridos e apenas não coincidem os valores finais.
Olá.
Os exercícios estão divididos por etapas, onde cada etapa equivale a x pontos. Portanto, se a resolução estiver correta e o arredondamento mal feito, há uma penalização. Não é um grande desconto, mas pode fazer a diferença e convém não errar! 😜

Mikeehxz

Membro Caloiro
Matrícula
7 Junho 2020
Eu estou no 12ºano e comecei recentemente a estudar f.q.
Será suficiente para tirar um 14 apenas fazer os exercicios dos 4 manuais + exames?
Só tenho 1 mes para estudar e acredito realmente que estou muito fudido!

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
😂 Fazer os exercicios dos manuais é o minimo e depois se fizeres exames corrijes com os criterios e logo ves se estas a conseguir tirar pelo menos 14... saber a teoria também é muito importante..

Mikeehxz

Membro Caloiro
Matrícula
7 Junho 2020
😂 Fazer os exercicios dos manuais é o minimo e depois se fizeres exames corrijes com os criterios e logo ves se estas a conseguir tirar pelo menos 14... saber a teoria também é muito importante..
Será possivel conseguir fazer isso tudo?
Também vou fazer o de matematica A que me rouba muitas horas do dia

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Será possivel conseguir fazer isso tudo?
Também vou fazer o de matematica A que me rouba muitas horas do dia
Se souberes a matéria toda de FQ , tenta fazer um exame por dia, corriges o exame e ves as matérias que estavas mais inseguro/que erraste, e voltas a fazer exercicios/estudar sobre essa matéria antes de fazeres o proximo exame. É o que eu estou a fazer. Se sabes que tens fragilidade em x matéria, mais vale aprofundar o estudo já antes de passar para os exames. Vai depender do teu á vontade com a matéria e daquilo que já estudaste até agora.Se só vais começar a estudar FQ agora vais ter que te esforçar á brava😂 mas acho que é possivel até porque , curiosamente, conheço pessoas que começaram a estudar FQ este mes também para exame.. tenta dar tudo agora pois é a reta final e se te esforçares depois vais poder descansar em paz :)

Matrícula
17 Janeiro 2020
Curso
Medicina
Instituição
Universidade do Minho
As perguntas de escolha múltipla do exame de Física-Química passaram a valer de 5 pontos, para 6 pontos em 2018, 7 em 2019 e 10 em 2020...

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
MEFT
Instituição
IST
As perguntas de escolha múltipla do exame de Física-Química passaram a valer de 5 pontos, para 6 pontos em 2018, 7 em 2019 e 10 em 2020...
Naturalmente. Os exames já estão feitos há muito tempo, as perguntas que vão sair devem ser as mesmas que iam sair se não houvesse nada disto. Para adaptar às novas circunstâncias de contar as melhores 12 perguntas de um grupo de 18, há que aumentar a cotação em algum lado.

Matrícula
17 Janeiro 2020
Curso
Medicina
Instituição
Universidade do Minho
Naturalmente. Os exames já estão feitos há muito tempo, as perguntas que vão sair devem ser as mesmas que iam sair se não houvesse nada disto. Para adaptar às novas circunstâncias de contar as melhores 12 perguntas de um grupo de 18, há que aumentar a cotação em algum lado.

E qual a justificação para o aumento nos anos anteriores?

Porquê colocar uma escolha múltipla a valer tanto em pontuação como uma pergunta de desenvolvimento extensa de cálculos?