Exame Física e Química A 715 2020

O que é que achaste do exame, em termos do grau de dificuldade (em comparação com anos anteriores)?

• Bastante acessível

Votes: 68 15.1%
  • Acessível

Votes: 154 34.1%
  • Equilibrado

Votes: 161 35.7%
  • Difícil

Votes: 59 13.1%
  • Muito difícil

Votes: 9 2.0%

• Total voters
    451

Luís_Sousa

Membro Veterano
Matrícula
22 Outubro 2018
Como correu o exame pessoal? Sou aluno de 12º(tive física no 12º) e achei o exame mais fácil relativamente ao ano passado, embora compreendo que grande parte do pessoal o achasse difícil por apresentar uma situação vinda do nada em que é preciso ser desenvolvida na hora e que muito estudo quase nem era necessário (isto relativamente à 3.2.2 que falava da aceleração e dos volumes). Sobre a 5.2, considerei a mais difícil do exame, era bem estranha por acaso.

tweaks

Membro
Matrícula
26 Setembro 2019
Curso
Medicina
Instituição
FMUP

Pato69

Membro Caloiro
Matrícula
6 Julho 2020
Com as mudanças todas deste ano, ir à segunda fase serve de alguma coisa? Apenas para entrar em segunda fase de candidaturas, certo?

Ricardo Luís

Membro Caloiro
Matrícula
22 Maio 2020
Ao resolver o exame deste ano de FQ-A, no exercício 1.3.1 no grupo 2, retirei mal o valor de velocidade no gráfico (em vez da gota B tirei da A), como será considerado este erro? Erro do tipo 1 ou onde esse valor afeta os cálculos terei todas as etapas cortadas? Nos critérios não encontro nada em específico de como considerar este erro...
Aceitaria uma ajuda, pois é a diferença entre um 17,7 e um 18,6 ( que tanto queria)!
Obrigado de qualquer forma!

Em anexo envio os critérios de classificação e o próprio enuciado:
https://www.examesnacionais.com.pt/exames-nacionais/11ano/2020-1fase/Fisica-Quimica-A-Criterios.pdf - Critérios de classificação
http://www.iave.pt/images/arquivo_de_provas/2020/715/EX-FQA715-F1-2020-V2_net.pdf - Enuciado

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Ao resolver o exame deste ano de FQ-A, no exercício 1.3.1 no grupo 2, retirei mal o valor de velocidade no gráfico (em vez da gota B tirei da A), como será considerado este erro? Erro do tipo 1 ou onde esse valor afeta os cálculos terei todas as etapas cortadas? Nos critérios não encontro nada em específico de como considerar este erro...
Aceitaria uma ajuda, pois é a diferença entre um 17,7 e um 18,6 ( que tanto queria)!
Obrigado de qualquer forma!

Em anexo envio os critérios de classificação e o próprio enuciado:
https://www.examesnacionais.com.pt/exames-nacionais/11ano/2020-1fase/Fisica-Quimica-A-Criterios.pdf - Critérios de classificação
http://www.iave.pt/images/arquivo_de_provas/2020/715/EX-FQA715-F1-2020-V2_net.pdf - Enuciado
Todas as etapas em que usaste esses valores são cotadas com 0 pontos. As restantes, se houverem, são cotadas com a pontuação prevista, se estiverem corretas.
É a interpretação que eu faço.

Carla222222

Membro
Matrícula
23 Junho 2018
Boa noite.
Gostaria que me pudessem esclarecerem em relação aos asteriscos... já varias pessoas me disseram que os professores que corrigem exames não gostam de os ver nos exames e que implicam com isso. Alguém me consegue dizer se por acaso é possível descontar pelo uso de asteriscos no exame, na nota de exame?
Obrigada e peço desculpa pelo incomodo.

Ricardo Luís

Membro Caloiro
Matrícula
22 Maio 2020
Todas as etapas em que usaste esses valores são cotadas com 0 pontos. As restantes, se houverem, são cotadas com a pontuação prevista, se estiverem corretas.
É a interpretação que eu faço.
Ok, obrigado! Eu, sinceramente, estou mais em busca de opiniões do que de uma resposta certa, porque claramente não vou obte-las! Obrigado

• Like
Reactions: Edgar H

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite.
Gostaria que me pudessem esclarecerem em relação aos asteriscos... já varias pessoas me disseram que os professores que corrigem exames não gostam de os ver nos exames e que implicam com isso. Alguém me consegue dizer se por acaso é possível descontar pelo uso de asteriscos no exame, na nota de exame?
Obrigada e peço desculpa pelo incomodo.
Se for bem explicito, não devia haver problemas, mas depende do classificador.
O objetivo é deixar a resolução o mais "bonita" possível, por ser mais fácil de corrigir. É uma questão de não facilitar.
Independentemente disso, se quando souberes a nota achares que foste prejudicada, pensa em pedir reapreciação.

nnonnln

Membro Caloiro
Matrícula
9 Julho 2020
no exercicio da eletricidade se puser mal as unidades tipo na potencia final puser joules , quantos pontos é que eles descontam?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
no exercicio da eletricidade se puser mal as unidades tipo na potencia final puser joules , quantos pontos é que eles descontam?
Em princípio, 2 pontos.

Matrícula
16 Novembro 2018
Boa noite, fiz hoje o exame de fisica e quimica e lembrei-me agora que não identifiquei os grupos. Fiz tudo por ordem e identifiquei todas as perguntas. Só não especifiquei mesmo os grupos. Podem-me anular o exame? Ou as escolhas multiplas? Só me lembrei disso agora mesmo e estou nervosa, o exame correu-me mesmo bem.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite, fiz hoje o exame de fisica e quimica e lembrei-me agora que não identifiquei os grupos. Fiz tudo por ordem e identifiquei todas as perguntas. Só não especifiquei mesmo os grupos. Podem-me anular o exame? Ou as escolhas multiplas? Só me lembrei disso agora mesmo e estou nervosa, o exame correu-me mesmo bem.
Se fizeste tudo por ordem, deves te safar. Mas estás um pouco nas mãos do classificador.

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
Naquele exercício da energia dissipada eu calculei a variação da energia cinética + variação da energia potencial, diretamente pela fórmula da variação da energia mecânica, sem obter o valor à parte. Tem problema?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Naquele exercício da energia dissipada eu calculei a variação da energia cinética + variação da energia potencial, diretamente pela fórmula da variação da energia mecânica, sem obter o valor à parte. Tem problema?
Não interessa a sequência dos Critérios. Se fizeste uma maneira cientificamente correta, sem pular passos e não havia indicações específicas de resolução no enunciado, não há descontos. Ou não deveria haver.

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
Não interessa a sequência dos Critérios. Se fizeste uma maneira cientificamente correta e não havia indicações específicas no enunciado, não há descontos.
Eu fiz Edissipada = |∆Em| = |∆Ec + ∆Epg|, fiz tudo ali dentro 😂

• Like
Reactions: Ana_Silva

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Eu fiz Edissipada = |∆Em| = |∆Ec + ∆Epg|, fiz tudo ali dentro 😂
Se as variações da energia cinética e da potencial, foram calculadas e não apareceram do "ar", não deves ter problemas.

• Fabulous
Reactions: floater3