Exame Física e Química A 715 2020

O que é que achaste do exame, em termos do grau de dificuldade (em comparação com anos anteriores)?

• Bastante acessível

Votes: 68 15.1%
  • Acessível

Votes: 154 34.1%
  • Equilibrado

Votes: 161 35.7%
  • Difícil

Votes: 59 13.1%
  • Muito difícil

Votes: 9 2.0%

• Total voters
    451

sofiadsc

Membro
Matrícula
15 Fevereiro 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Hey! Alguém me pode explicar o exercício 1 do grupo III aquele da espira??
Lá no enunciado dizia que a espira rodava sobre um eixo ou seja tecnicamente na minha cabeça o fluxo iria variar porque variaria a disposição da espira em relação ao campo e consequentemente a força eletromotriz não seria nula.
Olá! No enunciado dizia que a espira rodava em torno do eixo z mas no mesmo plano horizontal. É como se a espira estivesse a rodar em frente ao íman mas sem sair do mesmo lugar. Assim, a espira roda, mas a área da espira atravessada pelo campo magnético continua a ser a mesma e o ângulo também não varia, por isso não há variação do fluxo magnético e consequentemente a força eletromotriz é nula.

Sofia Domingues

Membro Caloiro
Matrícula
24 Outubro 2018
Olá. Não sei se reparaste mas o movimento da espira não alterava o ângulo com o campo magnético, daí a força eletromotriz ser nula. Se tiveres o enunciado repara na seta que representa o movimento da espira.
Então mas quando o íman faz um movimento semelhante e a espira está fixa, o fluxo não varia?

Lucas C.

Membro Veterano
Matrícula
30 Outubro 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Então mas quando o íman faz um movimento semelhante e a espira está fixa, o fluxo não varia?
Se o íman se movesse, sim.

Ao longo da superfície da espira existem diferentes valores do fluxo magnético, devido às diferentes angulações do campo magnético criado pelo íman. No entanto, esta não varia, pois não há movimento da espira fora do eixo z, esta se mantém na posição, logo os fluxos magnéticos são constantes nos pontos dela.

Karl

Meme Master
Matrícula
28 Fevereiro 2020
Curso
Eng. Mecânica
Instituição
IST
A espira tanto como o iman estavam fixos, sendo que a espira apenas rodava sobre um eixo perpendicular a si mesma, desta forma como não havia nem variação da área (pois o campo magnético passava pela a mesma superficie delimitada pela a espira), como o campo magnético era constante ( pois tratava-se de um iman) e como não havia variação do ângulo formado pela a normal do plano da espira e o vetor campo magnético então não havia variação do fluxo magnético.

Sofia122

Membro Dux
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FCNAUP
Olá. Não sei se reparaste mas o movimento da espira não alterava o ângulo com o campo magnético, daí a força eletromotriz ser nula. Se tiveres o enunciado repara na seta que representa o movimento da espira.
Olá! No enunciado dizia que a espira rodava em torno do eixo z mas no mesmo plano horizontal. É como se a espira estivesse a rodar em frente ao íman mas sem sair do mesmo lugar. Assim, a espira roda, mas a área da espira atravessada pelo campo magnético continua a ser a mesma e o ângulo também não varia, por isso não há variação do fluxo magnético e consequentemente a força eletromotriz é nula.
Já entendi. Confesso que quando estava a ler o exame li mesmo que rodava verticalmente e nem sequer olhei para a seta. Mas agora que olhei faz muito mais sentido porque dá mesmo pra perceber que ela roda horizontalmente através dessa seta. Foi das únicas escolhas múltiplas que errei e com mais atenção não teria errado certamente. Obrigada pela vossa ajuda.

MariaBB

Membro Caloiro
Matrícula
5 Junho 2019
Grupo 1 - pergunta 3.2.2: em vez de elevar o tempo ao quadrado, calculei as velocidades. Assim o gráfico ficou velocidade em função do tempo. Estará correto...?

ttmmgggg

Membro
Matrícula
13 Janeiro 2019
A meu ver, apergunta 6 do Grupo VI terá de ser retificada. A opção escolhida é "a formação dos produtos de reação é favorecida". A verdade é que a opção relativa ao rendimento também é possível pois, como o Kc é elevado, a reação direta é muito extensa, pelo que a conversão de reagentes em produtos será elevada. Com isto, o rendimento é muito elevado. Penso que mais correta do que esta não pode haver.

Última edição:

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
A meu ver, apergunta 6 do Grupo VI terá de ser retificada. A opção escolhida é "ambos os reagentes se esgotam". A verdade é que a opção relativa ao rendimento também é possível pois, como o Kc é elevado, a reação direta é muito extensa, pelo que a conversão de reagentes em produtos será elevada. Com isto, o rendimento é muito elevado. Penso que mais correta do que esta não pode haver.
A opção escolhida foi " a formação dos produtos de reação é favorecida" so esta pode estar correta.
O produto se forma rapidamente- o Kc nada te indica sobre a velocidade de reação
A reação tem um rendimento elevado- o rendimento depende da formação de produto de reação comparativamente á formação prevista pela estequiometria, pode variar de fatores extrinsecos como a pureza dos reagentes.
Ambos os reagentes se esgotam- nenhum reagente se esgota numa reação incompleta, caso contrário não haveria Kc nem estado de equilibio

ouronlyhope

Membro Caloiro
Matrícula
10 Janeiro 2019
A opção escolhida foi " a formação dos produtos de reação é favorecida" so esta pode estar correta.
O produto se forma rapidamente- o Kc nada te indica sobre a velocidade de reação
A reação tem um rendimento elevado- o rendimento depende da formação de produto de reação comparativamente á formação prevista pela estequiometria, pode variar de fatores extrinsecos como a pureza dos reagentes.
Ambos os reagentes se esgotam- nenhum reagente se esgota numa reação incompleta, caso contrário não haveria Kc nem estado de equilibio
Exato!

• Fabulous
Reactions: KikoMed

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
🔜 Eng. Informatica e Computação
Instituição
FEUP
Coloquei a opção certa mas por um lado parece que a do rendimento faz algum sentido. Eu fiz alguns exercícios de rendimento em que aparecia o gráfico da variação das concentrações até ao equílibrio e pedia o rendimento. Tínhamos de imaginar que a reação era completa e calcular a quantidade de produtos de reação esperados. os obtidos estavam no gráfico (em equilíbrio). Kc elevada não pode indicar uma elevada quantidade de produtos de reação, e por isso o rendimento ser maior?

nnonnln

Membro Caloiro
Matrícula
9 Julho 2020
Coloquei a opção certa mas por um lado parece que a do rendimento faz algum sentido. Eu fiz alguns exercícios de rendimento em que aparecia o gráfico da variação das concentrações até ao equílibrio e pedia o rendimento. Tínhamos de imaginar que a reação era completa e calcular a quantidade de produtos de reação esperados. os obtidos estavam no gráfico (em equilíbrio). Kc elevada não pode indicar uma elevada quantidade de produtos de reação, e por isso o rendimento ser maior?
so pelo facto de a formaçao de produtos de reaçao ser elevada nao significa que o rendimento seja alto visto que o rendimento de uma reaçao é a comparaçao dos produtos de reaçao obtidos e os esperados, ou seja , se o previsto for maior muito maior que o obtido o rendimento sera muito baixo, e nao é possivel saber as coisas apartir de uma constante de equilibrio

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
🔜 Eng. Informatica e Computação
Instituição
FEUP
so pelo facto de a formaçao de produtos de reaçao ser elevada nao significa que o rendimento seja alto visto que o rendimento de uma reaçao é a comparaçao dos produtos de reaçao obtidos e os esperados, ou seja , se o previsto for maior muito maior que o obtido o rendimento sera muito baixo, e nao é possivel saber as coisas apartir de uma constante de equilibrio
Ahhhh ok, assim faz sentido! :) Obrigado!

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Boas tardes malta, como vos correu o exame?
Para ser sincero eu achava que tinha corrido bem, tenho pelo menos um 18 no pior dos casos mas tou a contar com algo acima disso..Contudo, as notas parecem ser tão boas que eu não sei até que ponto um 18 vai chegar😂 sei que parece estranho mas para os cursos cuja média já é alta e dadas as circunstancias é quase garantido que eles vão subir ainda mais

• Like
Reactions: BeatrizPereira46

telmaboto

Membro Veterano
Matrícula
5 Abril 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
Num exercício do meu livro dava a entender que reações com kc muito elevado poderiam ser consideradas completas, por isso acabei por considerar essa. Sorte a minha que era uma pergunta opcional 😂

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Num exercício do meu livro dava a entender que reações com kc muito elevado poderiam ser consideradas completas, por isso acabei por considerar essa. Sorte a minha que era uma pergunta opcional 😂
ahahahah Tens razão , mas a seta dupla que aparece na equação quimica diz te que é uma reação incompleta logo descartavas essa opção por ai

msofia3

Membro Veterano
Matrícula
10 Outubro 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Para ser sincero eu achava que tinha corrido bem, tenho pelo menos um 18 no pior dos casos mas tou a contar com algo acima disso..Contudo, as notas parecem ser tão boas que eu não sei até que ponto um 18 vai chegar😂 sei que parece estranho mas para os cursos cuja média já é alta e dadas as circunstancias é quase garantido que eles vão subir ainda mais

Estou exatamente na mesma situação ahahahah

JoãoM_____

Membro Caloiro
Matrícula
17 Junho 2019
No exercício 5.2 do Grupo IV, por distração tirei mal o valor da fração molar de dióxido de carbono para o ano de 1999. Fiz o exercício com o valor errado e acaba por me dar um valor diferente do suposto, apesar de ter feito o raciocínio correto e que está nos critérios. Quantos pontos devo perder por isto?

Matrícula
24 Abril 2020
Curso
Ciências e tecnologias
Eu fiz Edissipada = |∆Ec + ∆Epg|, fiz tudo ali dentro 😂
Eu tambem fiz assim! Edissipada = |∆Em|, calculei Em inicial e a Em final, e depois subtrai, será que está mal?
é que não me deu o resultado que devia dar...
Post automatically merged:

Com as mudanças todas deste ano, ir à segunda fase serve de alguma coisa? Apenas para entrar em segunda fase de candidaturas, certo?
Sim.
Post automatically merged:

Olá pessoal! Naquele exercício da bureta eu esqueci-me de colocar o zero, então ficou V=(4,0+- 0,05)cm3, está mal certo? :(

Última edição: