Exame história e cultura das artes 2021

Carol16

Membro
Matrícula
19 Abril 2021
Olá a todos, vou fazer exame como externa a história da cultura e das artes, gostava de saber algumas dicas e coisas que me podem ajudar a estudar.. ter ideia do que pode vir a sair.. todas as ajudas são bem vidas, agradeço imenso

margaridavca

Membro Caloiro
Matrícula
9 Julho 2020
Olá! Fiz o exame de HCA o ano passado também como externa, nunca tinha tido uma aula sequer, e acabei por tirar 17. Sei que já vou um bocado tarde, mas tenho algumas dicas que talvez te possam ajudar:
Estudar módulo por módulo dá *muito* jeito. Eu começava por ler o módulo X no manual "rapidamente", depois lia a parte desse mesmo módulo num livro que tinha de preparação para o exame e, para terminar, fazia os exercícios que estavam segundo livro sozinha. É importantíssimo escreveres o máximo que conseguires por ti própria, já que isso é algo que terás de fazer inevitavelmente no exame. Obviamente, corrigir os exercícios é igualmente importante, já que é a partir dos teus erros que encontras os teus "pontos fracos". Ao detetá-los, consegues ver onde podes melhorar e não cometes os mesmos erros novamente.
Quando terminei de fazer isso para todos os módulos, passei para os exames. Também fiz os exercícios dos exames por módulos e deu imenso jeito! Comecei pelo primeiro (penso que era o da Grécia Antiga) e fiz quase todos os exercícios que já tinham aparecido sobre ele. Ao fazeres isso apercebes-te do que é de facto mais importante de reter porque é tudo bastante repetitivo. Quando cheguei ao exame houve muitas respostas que escrevi quase em piloto automático devido à quantidade de exercícios similares que já tinha feito de exames anteriores.
O exame de história não é nada difícil se souberes os traços mais relevantes porque a partir daí também se torna um pouco intuitivo (principalmente na análise e comparação de obras).
Em relação ao que vai sair, é um bocado impossível saber ao certo, infelizmente. No entanto, podes ver as questões que saíram o ano passado e "excluí-las". Eu só fiz a primeira fase e saiu Grécia, se calhar este ano sai Arte Romana, e assim por adiante. Mas nada é certo e mais vale focares no crucial de todas as partes e jogares pelo seguro. Eu vi todos os exames na altura em que estava a estudar e não havia um padrão, só mesmo no género de perguntas.
Bem, sei que escrevi imenso (desculpa!), mas espero mesmo ter ajudado :) Boa sorte!

Última edição:

Carol16

Membro
Matrícula
19 Abril 2021
Muito muito muito obrigada, ainda bem que me disseste isso, ja desde abril que faço o mesmo, mas por acaso gostava de saber quais as materias que teriam mais probabilidade em sair . Muito obrigada mesmo.
Beijinho