Exame História

joao28

Membro Caloiro
Matrícula
15 Outubro 2023
Boas, estou no 12 ano de economia e agora que ando a ver cursos reparei que existem muitos do meu interesse que têm História como prova de ingresso.Uma vez que tive Geografia A em vez de Historia B pensei em realizar o exame de história B mesmo sem ter nenhuma aula.É algo impossível?Gostava de perguntar a quem realizou o exame se é algo acessível,para uma pessoa que gosta de história e nunca teve dificuldade alguma no basico.

Olá João.
Não sei se o que vou escrever te ajudará a decidir, uma vez que fui aluna de História A durante o secundário e portanto não passei por esse dilema. Porém, posso dar-te um conselho.

História é uma disciplina que exige estudo, mas não acho que seja uma disciplina difícil de ter bons resultados. É claro que se torna mais fácil se já tiveste a disciplina e fizeste testes/ exames da mesma, mas não é impossível. Se andas a ver cursos e como requisito aparece frequentemente História eu recomendo-te a fazer o exame.

Tal como mencionei fui estudante de História A então realizei o exame dessa mesma disciplina, mas frequentemente em aula treinávamos exercícios dos exames anteriores de História B e eu pessoalmente achava-os ligeiramente mais "simples". Mas claro que eu já tinha a preparação de História A...

Podes também fazer uma lista com os cursos que te interessam mais e ver se há outro exame que se repita muito. Eu acho que o de Português é um dos mais frequentes e sinceramente tanto eu como a maioria dos meus colegas realizou-o.

Se escolheres fazer o exame de História B recomendo-te pedires manuais e apontamentos a antigos alunos e especialmente a realizar muitos exames dos anos anteriores porque as questões por vezes são semelhantes às que já saíram. Também te aconselho a ires dando uma vista de olhos de vez em quando a partir de agora na matéria para não deixares tudo para a última e teres uma carga excessiva de estudo.

Resumidamente, acho que não perdes nada em ir. Até podes acabar por realizar mais do que um exame e usar outro para entrar na faculdade, mas assim tens mais opções de exame para depois concorreres ao ensino superior. Tudo se faz.