Exame Matemática - Data reapreciação vs Data Candidatura

jcmcarvalho

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2024
Boa tarde,
Precisava de ajuda para tentar esclarecer uma situação…

Efectuei o exame de Matemática A no qual obtive a nota de 86… Este exame serviria para conclusão de secundário e ao mesmo tempo de prova de ingresso.. Após a consulta e conversa com vários professores foi efetuado o pedido de reapreciação de prova, a qual só vai estar disponível no próximo dia 8 de Agosto.

Entretanto para nao ficar dependente da mesma, fui fazer a 2ª chamada do exame. A minha questão tem a ver com os prazos…

A nota da segunda chamada vai estar disponível no dia 5 de Agosto… mas a mesma apenas so serve para a segunda fase.. Penso que seja isso…

Caso a nota após reapreciação da primeira chamada e caso venha positiva já não consigo efectuar a candidatura na primeira fase? Isto porque a data termina a 5 e a nota da reapreciação so sai a 8.. Ou existe algum prazo de excepção para este tipo de situações?

Isto tudo porque a Escola nao consegue emitir a ficha ENES porque para todos os efeitos estou dependente da nota deste exame para a conclusão do secundário e posterior candidatura…

Desde já agradeço a atenção,
Jose Carlos

Após a divulgação do resultado da reapreciação, se conseguires a aprovação, podes pedir uma ficha ENES do tipo "Reapreciação 1ª fase", que te permite apresentar ou alterar as opções nos 3 dias seguintes (mesmo estando fechada a candidatura).

ok… a minha questão tinha mesmo a ver com isso e penso estar esclarecido… a questão dos 3 dias é o que me preocupa mais… sendo que o prazo acaba a dia 5 e so a 8 é que sei o resultado (aqui já passaram 3 dias) e só após isso posso pedir a ficha ENES, caso tenha aprovação claro.. É que para todos os efeitos eu neste momento não tenho e nem consigo obter a fica ENES devido a estar dependente dessa reapreciação para conclusão do secundário.. ou seja, nem sequer posso iniciar a candidatura por nao ter ficha ENES..

Obrigado pelo esclarecimento e ajuda..

Não expliquei bem: são 3 dias a contar da data da divulgação das reapreciações.
Portanto a ficha do tipo "Reapreciação 1ª fase" funciona de 8 a 11 de agosto.

Sendo assim e pelo que estas a dizer… terei até dia 11 para iniciar o meu processo de candidatura à 1ª fase… OK… desde já agradeço a atenção e esclarecimento… estava um bocado perdido e na escola também me deram informação muito vaga em relação ao assunto… e o que me tinham dito antes de colocar aqui a questão e de falar na Escola era de que tinha de iniciar a candidatura e que seria atualizada depois da reapreciação( mas isto para mim nao faz qualquer sentido…) porque para iniciar a candidatura (iniciar ou validar) preciso da ficha ENES da qual eu não disponho, visto que, estou dependente da aprovação para conclusão e candidatura… Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento..