Exame Nacional 2021 - biologia/geologia

Matrícula
14 Abril 2020
Alguém consegue dar me orientações, do que tem saido e o que devo aprofundar, para o exame nacional de biologia/geologia deste ano?
Obrigada!

Dilsa

Membro
Matrícula
25 Abril 2017
Alguém consegue dar me orientações, do que tem saido e o que devo aprofundar, para o exame nacional de biologia/geologia deste ano?
Obrigada!

Em relação ao que costuma sair no exame, a Inspiring Future o ano passado fez um quadro-síntese muito bom, explicitando quais os temas que saíram (e quantas vezes) nos exames de 2016 a 2019.

Um bom guia para o estudo serão as aprendizagens essenciais.

Lucas C.

Membro Veterano
Matrícula
30 Outubro 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Obrigada!
Olá! Sendo sincero, sai tudo. Todos os conteúdos são abordados, nem que seja com uma pequena participação. Por exemplo, aqui está o conteúdo da 1.ª fase de 2020 que considero ter saído, quando fiz a resolução do exame:

1618280841908.png

O último domínio não foi abordado nesta prova. No final, acaba por ser uma equidade entre os domínios de biologia e os domínios de geologia. Qualquer coisa, pergunta!

• Like
Reactions: Dilsa

Dilsa

Membro
Matrícula
25 Abril 2017
Olá! Sendo sincero, sai tudo. Todos os conteúdos são abordados, nem que seja com uma pequena participação. Por exemplo, aqui está o conteúdo da 1.ª fase de 2020 que considero ter saído, quando fiz a resolução do exame:

Ver anexo 18619

O último domínio não foi abordado nesta prova. No final, acaba por ser uma equidade entre os domínios de biologia e os domínios de geologia. Qualquer coisa, pergunta!

De onde retiraste este quadro? É de tua autoria?
Obrigada. :)

• Like
Reactions: Lucas C.

Dilsa

Membro
Matrícula
25 Abril 2017
Sim, é! Fiz as resoluções dos exames para disponibilizar. E como fiz os exames desse ano, tenho mais certeza.

Está muito bom, obrigada! Assim dá para ter uma noção mais geral.
Tens já alguma prova-modelo para este ano? Não faço ideia de já saiu alguma coisa... :/

• Like

Lucas C.

Membro Veterano
Matrícula
30 Outubro 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Tens já alguma prova-modelo para este ano? Não faço ideia de já saiu alguma coisa... :/
Relativamente ao conteúdo, serão os contidos na informação prova (https://iave.pt/wp-content/uploads/2021/01/IP-EX-BG702-2021.pdf)
1618315167172.png

Naturalmente, considerando que os alunos de 11.º ano ficaram em casa a ter aulas online desde janeiro, acredito que as perguntas relativas ao final do primeiro/início do segundo período serão de caráter opcional. Acredito que as perguntas obrigatórias serão de conteúdo de início de 10.º e 11.º anos. Mais perto do exame serão publicados mais informações de cada prova que dizem por exemplo quais são as perguntas obrigatórias, os grupos e as perguntas por grupo. Assim, já dá para ter uma melhor ideia sobre como será a formatação da prova.

Seguindo as provas de 2020, teríamos mais perguntas de interpretação e análise de dados, devido ao período de aulas online, garantindo que os alunos não tenham que saber tanto da matéria.
Post automatically merged:

Aqui tem as minhas resoluções de 2020. Lá eu coloco o raciocínio de como chegar na resposta dos itens. Ajuda a entender como pensar na prova.

• Like
Reactions: Dilsa

Dilsa

Membro
Matrícula
25 Abril 2017
Relativamente ao conteúdo, serão os contidos na informação prova (https://iave.pt/wp-content/uploads/2021/01/IP-EX-BG702-2021.pdf)
Ver anexo 18622

Naturalmente, considerando que os alunos de 11.º ano ficaram em casa a ter aulas online desde janeiro, acredito que as perguntas relativas ao final do primeiro/início do segundo período serão de caráter opcional. Acredito que as perguntas obrigatórias serão de conteúdo de início de 10.º e 11.º anos. Mais perto do exame serão publicados mais informações de cada prova que dizem por exemplo quais são as perguntas obrigatórias, os grupos e as perguntas por grupo. Assim, já dá para ter uma melhor ideia sobre como será a formatação da prova.

Seguindo as provas de 2020, teremos mais perguntas de interpretação e análise de dados, devido ao período de aulas online, garantindo que os alunos não tenham que saber tanto da matéria.

Aqui tem as minhas resoluções de 2020. Lá eu coloco o raciocínio de como chegar na resposta dos itens. Ajuda a entender como pensar na prova.

Pois, talvez quando sair essa informação detalhada da formatação das perguntas possam haver mais provas-modelo.
É uma avaliação interessante, de facto, têm apostado mais na interpretação e análise de dados. Aliado ao facto de ainda estarmos em contexto de pandemia, parece-me bastante válido que essa tendência continue.
Obrigada, mais uma vez. :)

• Like

anarita04

Membro
Matrícula
12 Abril 2021
Curso
Ciências e tecnologias
Bom dia,
Alguém tem a resolução dos exames de Biologia e Geologia das 3 fases desde o ano 2011?
Olá, se procurares no google "arquivos de provas e exames IAVE" aparece no primeiro link e tens lá as 3 fases com os critérios todos.

Já se sabe o que sai, mas alguém tem alguma sensação do que vai mesmo sair? Para além da velha pergunta sobre perspetiva evolucionista que já nos mata a mão ao escrever :)