Exame Nacional Biologia e Geologia 2018/2019

Ricardo Miguel Rosa

Membro Caloiro
Matrícula
15 Novembro 2018
Olá, precisava de ajuda, eu nunca tive grande nota a Biologia e Geologia, vou fazer exame este ano, dicas para estudo, alguém tem?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, precisava de ajuda, eu nunca tive grande nota a Biologia e Geologia, vou fazer exame este ano, dicas para estudo, alguém tem?
Eu vou-te dar a minha opinião sobre como estudar para o exame.
O mais importante da teoria é teres uma ideia geral da matéria toda, claro que também é bom saberes algumas situações mais expecificas, mas a meu ver para teres um bom desempenho o importante é teres um conhecimento geral da matéria. O que vai fazer que tenhas um bom desempenho é fazeres exames nacionais, para perceberes como te é feito as perguntas e como tu deves responder, muitas vezes a responda às perguntas mais difíceis está no texto e uma pessoa erra porque complica em excesso. Tenta perceber que perguntas é que eles exigem que saibas mais detalhes, por exemplo, nas eras, períodos, um conhecimento mais aprofundado pode ajudar. Naquelas perguntas em que eles metem termos que nunca viste na vida, vais por exclusão de partes.
Está é a minha opinião, desculpa ter sido tão extenso.

C4nha

Membro Caloiro
Matrícula
2 Junho 2019
Em relação aos conteúdos para o exame deste ano, deve-se ter em atenção as aprendizagens essenciais que constam no "documento de trabalho" do 10º ano, que foi aplicado às turmas da Flexibilidade no ano letivo de 2017/18, e o documento deste ano letivo para as aprendizagens essenciais do 11º ano. Essa informação consta do documento conjunto da DGE/IAVE. Os documentos vão em anexo.
No dia 15/16 houve mudança nesses documentos, hão de ir ver, agora não aparece a regulação de seres vivos nem os planetas, em que é que ficamos, estes temas saem ou não?

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
No dia 15/16 houve mudança nesses documentos, hão de ir ver, agora não aparece a regulação de seres vivos nem os planetas, em que é que ficamos, estes temas saem ou não?
eh pá a culpa é destes cromos do iave que não sabem logo dizer o que sai e o que não sai. metem-se com treta de programas e não sei quê. coisas que nem alguns profs conseguem interpretar
EDIT: Sábado posso confirmar o que sai e o que não sai.

C4nha

Membro Caloiro
Matrícula
2 Junho 2019
eh pá a culpa é destes cromos do iave que não sabem logo dizer o que sai e o que não sai. metem-se com treta de programas e não sei quê. coisas que nem alguns profs conseguem interpretar
EDIT: Sábado posso confirmar o que sai e o que não sai.
Eu sei! Eles este ano não fizeram nada de jeito, muito obrigado pela ajuda! Já agora, algumas dicas para estudar para este exame?

floater3

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Sou aluno do 10° e comecei com notas medianas a BG (15 valores). Consegui subir a minha nota, e concluí o ano com 19 valores.
Eu estudo da seguinte forma: dou uma revisão pequena à teoria pois consigo captar e manter toda a informação que foi abordada na aula. Basicamente dedico todo o meu tempo a fazer exercícios quer seja do livro do IAVE, de um livro de testes exemplo que tenho, testes do netxplica... (Muitos materiais encontram-se aqui no uniarea).
Fazer exercícios ajuda muito porque nos habituamos a pensar em várias coisas ao fazer exercícios de locais diferentes. Para além disso aumenta o nível de autoconfiança por exemplo nas escolhas múltiplas.
Outra coisa que costumo fazer durante a execução dos exercícios é analisar cada questão sem pressa. Costumo fazer um pequeno esquema para cada pergunta antes de responder (múltiplas ou desenvolvimento). Na leitura do texto, ainda antes de ler as questões, costumo sublinhar as coisas mais importantes e a tirar o máximo de conclusões e informação que conseguir. Só aí parto para as questões, assim evito ficar "baralhado" porque consegui autonomamente estabelecer relações, pelo que à partida se existir uma opção com a conclusão que eu retirei no texto, será essa a escolha múltipla correta.

C4nha

Membro Caloiro
Matrícula
2 Junho 2019
Eu sei! Eles este ano não fizeram nada de jeito, muito obrigado pela ajuda! Já agora, algumas dicas para estudar para este exame?
Estive a falar com uma antiga professora minha e ela disse que não saem aqueles temas, vamos ver

beatrzb

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2019
Boa tarde,

Há alguma matéria que não sai no exame de Biologia-Geologia?

arvc

Membro Caloiro
Matrícula
28 Maio 2019
Bom dia!
Estou confusa em relação à matéria que sai ou não sai.
Vou fazer o exame de biologia e geologia, mas não preciso de positiva.
Como venho de um curso profissional, nem sequer geologia dei. Apenas algumas bases de biologia.
Apesar de não precisar da nota para nada, acaba sempre por influenciar alguma coisa (pouquíssimo) na média. E também quero ter noção do que estou a ler.

Por isso, se alguém me puder dar umas luzes relativamente aos temas que costumam sair (tanto de biologia como geologia), agradecia. 😃

• Like
Reactions: ZéMaluco

RodrigoA5

Membro
Matrícula
29 Maio 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Pode sair, sim, é o último ano, mas pode.
Eu falei com a minha prof e não vai sair planetas nem regulação nervosa, acho que saiu uma indicação qualquer do Iave que dizia que nao ia sair planetas nem regulação nervosa.

• Like
Reactions: C4nha

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Eu falei com a minha prof e não vai sair planetas nem regulação nervosa, acho que saiu uma indicação qualquer do Iave que dizia que nao ia sair planetas nem regulação nervosa.
Ao contrário, saiu uma indicação que essa matéria ainda está nas matérias que podem sair.
Mensagem fundida automaticamente:

É um erro comum, até pode nem sair nada, mas existe a possibilidade.