Exame Nacional Biologia e Geologia 2018/2019

catarina.fonseca16

Membro Veterano
Matrícula
12 Janeiro 2017
A regulação nervosa é toda a unidade 4 de biologia? é isso?
essa unidade não sai?
Nem os planetas nem a ocupação antrópica certo?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Pelo que me disseram este já não sai
A regulação nervosa é toda a unidade 4 de biologia? é isso?
essa unidade não sai?
Nem os planetas nem a ocupação antrópica certo?
Só não sai a ocupação antrópica, o resto ainda pode sair. Se não acreditam em mim, basta lerem o o documento de trabalho de 10º ano e as aprendizagens essenciais de 11º ano. Toda a informação contrária é um erro e já foi corrigido pelo próprio Iave, aqui.
Mensagem fundida automaticamente:

Só não sai a ocupação antrópica, o resto ainda pode sair. Se não acreditam em mim, basta lerem o documento de trabalho de 10º ano e as aprendizagens essenciais de 11º ano. Toda a informação contrária é um erro e já foi corrigido pelo próprio Iave, aqui.
Mas também como já foi dito, sai poucas vezes, mas ninguém sabe o que passa na cabeça do Iave, por isso revejam isso pelo menos.

Última edição:
  • Like
Reactions: davis and MeatBalls

RodrigoA5

Membro
Matrícula
29 Maio 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Só não sai a ocupação antrópica, o resto ainda pode sair. Se não acreditam em mim, basta lerem o o documento de trabalho de 10º ano e as aprendizagens essenciais de 11º ano. Toda a informação contrária é um erro e já foi corrigido pelo próprio Iave, aqui.
Mensagem fundida automaticamente:

Mas também como já foi dito, sai poucas vezes, mas ninguém sabe o que passa na cabeça do Iave, por isso revejam isso pelo menos.
Hoje falei com a minha Prof, que está sempre a par de todas as possibilidades do exame, e ela disse-me que regulação nervosa e planetas não ia sair no exame e que por isso não era preciso estudar essa matéria.

catarina.fonseca16

Membro Veterano
Matrícula
12 Janeiro 2017
Hoje falei com a minha Prof, que está sempre a par de todas as possibilidades do exame, e ela disse-me que regulação nervosa e planetas não ia sair no exame e que por isso não era preciso estudar essa matéria.
Então é a unidade 4 de biologia (toda) e o tema 2 dos planetas que não sai certo?
E a parte da ocupação antrópica também não sai certo?

Axela

Membro
Matrícula
29 Julho 2018
O que eu sei é que o tema 2 de geologia ainda sai. O que não sai é as bacias hidrográficas, a Quimiossintese e a osmorregulaçao nos animais. Pelo menos foi o que a minha professora disse. Para o ano o tema 2 é que não sairá.

AndréPinto

Membro
Matrícula
30 Outubro 2016
O que eu sei é que o tema 2 de geologia ainda sai. O que não sai é as bacias hidrográficas, a Quimiossintese e a osmorregulaçao nos animais. Pelo menos foi o que a minha professora disse. Para o ano o tema 2 é que não sairá.
Quimiossintese pode sair sem duvida. Osmorregulação e termorregulação também pode sair, mas só associada a humanos. É o que está nas aprendizagens essenciais. A não ser que a tua professora tenha poderes de adivinhação, não me fiava muito no que ela disse xD

catarina.fonseca16

Membro Veterano
Matrícula
12 Janeiro 2017
Quimiossintese pode sair sem duvida. Osmorregulação e termorregulação também pode sair, mas só associada a humanos. É o que está nas aprendizagens essenciais. A não ser que a tua professora tenha poderes de adivinhação, não me fiava muito no que ela disse xD
então só nao sai a ocupacao antropica certo?
é a unica coisa da materia que nao sai mesmo?

• Like
Reactions: AndréPinto

BruthItsMm

Membro Caloiro
Matrícula
5 Outubro 2018
Curso
Ciencias e Tecnologias 12º
Hey, alguém tem alguns palpites sobre as matérias em que o exame vai incidir?
A minha professora acha que vai sair o transporte nas plantas porque já não sai há algum tempo.

catarina.fonseca16

Membro Veterano
Matrícula
12 Janeiro 2017
Olá, alguém me consegue explicar a osmose? Principalmente a parte quando o meio é água salgada, doce, destilada. Queria perceber as diferenças

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Olá, alguém me consegue explicar a osmose?
A osmose é um transporte passivo (sem gasto de energia) de onde há mais água (menor concentração de soluto) para onde há menos água (maior concentração de soluto)

Principalmente a parte quando o meio é água salgada, doce, destilada.
Com isto queres saber os mecanismos de controlo que os peixes de água salgada e de água doce usam?

• Like
Reactions: catarina.fonseca16

Tiago Viana

Membro
Matrícula
8 Dezembro 2017
Ola!
Eu tinha 10 na CIF de BG, no entanto tive 79 neste exame, o que me passou a nota para 10 , no entanto tenho uma questao de desenvolvimento que poderia valer mais. Gostava que alguem me ajudasse de acordo com os criterios visto que queria chegar ao 85 para passar. No entanto vou a 2fase...

Obrigado

Última edição:

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Ola!
Eu tinha 10 na CIF de BG, no entanto tive 79 neste exame, o que me passou a nota para 10 , no entanto tenho uma questao de desenvolvimento que poderia valer mais. Gostava que alguem me ajudasse de acordo com os vriterios visto que queria chegarq ao 85 para passar. No entanto vou a 2fase...

Obtigado
Aconselho a pedires a um professor da disciplina que tenha corrigido exames, existem indicações que só os professores corretores sabem e, assim, evitas perder dinheiro à toa.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Ângela0104 Posso ir a 2 fase do exame nacional de biologia e geologia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
A Exame Nacional de Biologia e Geologia 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 514
Sofia122 Dicas para organização do estudo para o exame nacional de uma disciplina que já não vou ter mais aulas (Biologia e Geologia) Ensino Secundário 5
C Mudanças no Exame Nacional "Biologia e Geologia" 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
B Impossibilidade de ir a Exame Nacional por Quarentena Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
B Segunda fase exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
E O que fazer com exame nacional e sem secundário para entrar no ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 1
S Faltar a um Exame Nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
João Castanheira Se tirar negativa no exame nacional chumbo? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
de jong Exame Nacional Matemática B Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
B Preparar o Exame Nacional 2020 - Português - 12.º Ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 39
G Dúvida sobre exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
J E se eu faltar a um exame nacional? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 18
J Dúvida sobre classificação final da disciplina e exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Subida de 1 valor no exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
Sofiasantos23 Melhor livro de preparação para o exame nacional de Português? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
underground Melhor livro de preparação para o exame nacional de Física e Química A 2020? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
F Qual acham que pode ser a diferença entre um aluno que obtém 20 valores num exame nacional e um que consegue 17/18? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
D.Silva Exame nacional e exame maiores de 23 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Ângela0104 Preparação para o Exame Final Nacional 2020 - Macs- 11º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
Valentina Guedes Suposições Exame Nacional de Português 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 24
davis Exame Nacional de Filosofia 714 2020 Exames Nacionais 2020 44
Marcosilva.98 Realizar exame nacional para transferência de instituição Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
R Exame Nacional de Aplicações Informáticas B Ensino Secundário 2
B Matemática A URGENTE: resoluções detalhadas do livro "2018- preparação para o exame final nacional, 12ªano" Porto editora Pedido de Recursos - Ensino Secundário 10
Claudiodfc Preparação da expressão escrita - Exame nacional de Português Ensino Secundário 0
TiagoP. (Duvidas) Exame nacional de história cultura das artes - Licenciatura design comunicação Concurso Nacional e Locais - Público 7
davis Exame Nacional de Português 639 2020 Exames Nacionais 2020 432
A Preparaçao do exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
C Exame nacional negativo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 18
S Correção do exame nacional de Matemática A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
Matilde Távora Exame Oral - Exame Nacional de Espanhol Exames Nacionais e Provas de Ingresso 17
A Exame nacional é obrigatório realizar neste caso? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
F Resoluções detalhadas-preparação exame nacional 12 °ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Membro 18383828 Posso ir a exame nacional? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 16
C Exame Nacional ou Exame de Frequência de Inglês? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
P Fazer exercícios de português de preparação para o exame nacional 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
J Suposições Exame Nacional de Português 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 178
E Preparação para o Exame Final Nacional 2018 - Porto Editora Ensino Secundário 0
A Inscrições no exame nacional 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 115
A Exame nacional de BG 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 15
A Exame Nacional Física e Química A 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 179
Teresa Marmeleira Componente Oral de Inglês (2ª fase) - Exame Nacional do Ensino Secundário Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
I Concluir a disciplina de FQ sem exame nacional? Ensino Secundário 1
U Interpretar Correção Exame Nacional Português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
S Devo repetir o exame nacional de F.Q Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Exame Nacional Matemática A 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
K Exame nacional portugues 2fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 151
B Falta ao exame nacional e preferência regional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Tattiana2001 Previsões Exame Nacional Geografia A.2018 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 68