Exame Nacional de Biologia e Geologia 2020

Matrícula
7 Abril 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá, bom dia!

Eu sei que já estamos mesmo quase na data do exame, mas queria de alguns conselhos. Como é que vocês decoram tudo de maneira que fique estudado para longo prazo? Porque eu posso estudar um tema muito bem e achar que este fica aprendido, mas depois quando estou a fazer exercícios de exame (messes depois de ter estudado) ás vezes tenho de depender nos meus apontamentos e resumos (mais que tudo para aquelas perguntas de desenvolvimento), e para a data que estamos hoje, que só faltam como dois messes para o exame, é importante para mi ter toda a matéria bem decorada assim posso só concentrar-me em praticar sobretudo porque o português não é a minha língua materna e preciso de muita pratica para formular bem as respostas...

Se alguém tem alguma dica, ficaria muito agradecida com vocês
Eu acho q o melhor q tens a fazer é dedicares muito tempo a cada matéria e discutires contigo os assuntos. Lês uma frase e perguntas te " porque é q é assim?"
Se tiveres dúvidas significa q te dás conta da dificuldade do assunto, e isso é bom. Acho q tb é importante fazer exercícios de exame e da escola virtual para consolidar.
Ah, e rever várias vezes os mesmos assuntos na tua cabeça.

marianaffs

Membro Caloiro
Matrícula
11 Outubro 2018
Boa tarde, alguém sabe esclarecer quais são os tópicos da matéria de biologia e geologia que não saíram este ano no exame?
Obrigada

Matrícula
7 Abril 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Eu nunca tive biologia. Vou fazer o exame nacional para prova de ingresso pois preciso dele.
Tenho o livro da porto editora 2020 para estudar.
Acham que consigo tirar uma boa nota mesmo não tendo ninguém explicando a matéria?
Quais os conselhos que me dão para estudar?
Olá!
Eu tou no 12° e vou repetir o exame de biologia e como já passei pela experiência de o fazer, acho q posso dar te uns conselhos.
Eu aprendi q perceber biologia n é só acertar. Nós às vezes podemos acertar e nem entender bem o raciocínio q devíamos ter feito.
Os exames em casa q fazia corriam-me todos bem e qd lá fiz o meu em 2019 e vi os critérios, assustei-me. Para teres uma boa boa nota tens q dominar tudo, não podem haver pontas soltas, tens q começar a pensar num assunto e relacionar com tudo. N basta decorar q isso só dá para um 10/11 no exame. É preciso entender e fazer esquemas mentais.
Eu diria q tens q estar atenta aos textos e interpretar bem q há sempre 1/2/3 perguntas q erras se n leres bem aquelas frases inocentezinhas q n dão nas vistas.
Visto q não tens ng a explicar-te, nem nnc tiveste Biologia, torna- se mais difícil sonhar com uma nota boa pq há coisas q os livros n dizem.
Mas nada é impossível se te esforçares muito muito muitooo.
Para acabar, aconselho q "dês aulas" a ti própria a explicar a matéria, q vejas videos, q desenhes e faças esquemas, e muitos exercícios para treinar os raciocínios pq Biologia n é definitivamente só decorar
Boa sorte!

• Like
Reactions: Sandra Cristina

Inês C Lopes

Membro
Matrícula
4 Novembro 2019
Olá( boa noite)
eu tenho uma questão se não for muito incomodo. Relativamente aos 'grupos experimentais' de bg alguém podia esclarecer me as noções de variável independente e dependente? Estou a repetir exame este ano e, por algum motivo, o livro de apoio não faz nenhuma menção em relação a essas questões e eu acabei por ficar meio confusa 😂

_ritamrc_

Membro
Matrícula
7 Março 2020
Curso
Ciências e tecnologias
Olá
Eu também estou a estudar para o exame e nos meus apontamentos sobre variável dependente e independente, tenho que a variável independente é a variável manipulada pelo investigador (grupo exprimental) e num gráfico por exemplo esta variável aparece no eixo do x. A variável dependente é a variável que não é manipulada (grupo de controlo) e num gráfico aparece no eixo do y. Esta foi a informação dado pelo meu professor, espero ter ajudado

• Like
Reactions: Inês C Lopes

Inês C Lopes

Membro
Matrícula
4 Novembro 2019
Olá
Eu também estou a estudar para o exame e nos meus apontamentos sobre variável dependente e independente, tenho que a variável independente é a variável manipulada pelo investigador (grupo exprimental) e num gráfico por exemplo esta variável aparece no eixo do x. A variável dependente é a variável que não é manipulada (grupo de controlo) e num gráfico aparece no eixo do y. Esta foi a informação dado pelo meu professor, espero ter ajudado
Ajuda sim senhora! Muito obrigada e boa sorte para os exames 💙

KikoMed

Membro
Matrícula
31 Julho 2019
Ajuda sim senhora! Muito obrigada e boa sorte para os exames 💙
A variavel independente é aquilo que se varia no inicio e a variavel dependente vai ser o conjunto de resultados diferentes que obtens em função daquilo que "variaste" no inicio , esta é uma definição mais prática que eu acho bastante facil e não falha.

Por exemplo: Colocas plantas iguais a diferentes distancias de uma janela com exposição solar e passado uma semana obtens diferentes valores de crescimento dessas plantas. Aquilo que variaste no inicio - distancia á janela é a variavel independente - e aquilo que "variou no fim" ou os resultados diferentes - crescimento das plantas é a variavel dependente
Mensagem fundida automaticamente:

Olá
Acho que confundiste os conceitos porque o grupo controlo sim é aquele que não é variado, mas a variavel dependente é dada em função da comparação entre grupo experimental e controlo após se ter aplicado a variavel independente

Última edição:

Inês C Lopes

Membro
Matrícula
4 Novembro 2019
A variavel independente é aquilo que se varia no inicio e a variavel dependente vai ser o conjunto de resultados diferentes que obtens em função daquilo que "variaste" no inicio , esta é uma definição mais prática que eu acho bastante facil e não falha.

Por exemplo: Colocas plantas iguais a diferentes distancias de uma janela com exposição solar e passado uma semana obtens diferentes valores de crescimento dessas plantas. Aquilo que variaste no inicio - distancia á janela é a variavel independente - e aquilo que "variou no fim" ou os resultados diferentes - crescimento das plantas é a variavel dependente
Mensagem fundida automaticamente:

Acho que confundiste os conceitos porque o grupo controlo sim é aquele que não é variado, mas a variavel dependente é dada em função da comparação entre grupo experimental e controlo após se ter aplicado a variavel independente
Thank youu, vou tomar nota! Por acaso agora que penso acho que foi assim mesmo que a minha professora de apoio (na nossa escola temos um núcleo de bg que é dedicado só ao estudo para o exame) nos explicou, contudo como isso já foi em Novembro entretanto acabei por me esquecer. Muito obrigada!

• Fabulous
Reactions: KikoMed

_ritamrc_

Membro
Matrícula
7 Março 2020
Curso
Ciências e tecnologias
olá
acerca da membrana plasmática temos de saber apenas os seus constituintes e o modelo do mosaico fluido, ou temos de saber também o outro modelo de Davson e danielli ?

SmileF.

Membro Caloiro
Matrícula
10 Abril 2020
Boa tarde!

A Quimiossíntese sai para o exame de Biologia e Geologia de 2020? Nas aprendizagens essenciais não aparece...

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
olá
acerca da membrana plasmática temos de saber apenas os seus constituintes e o modelo do mosaico fluido, ou temos de saber também o outro modelo de Davson e danielli ?
Só aparece o Mosaico fluído.
Boa tarde!

A Quimiossíntese sai para o exame de Biologia e Geologia de 2020? Nas aprendizagens essenciais não aparece...
Conselho para ambas, terem uma noção mesmo que não apareça nas AEs. Se lerem uma vez essa parte, não perdem tempo quase nenhum e pode ajudar de algum modo. Mas quase de certeza que não sai, custa-me é dizer que não sai de todo por ser uma disciplina que vos apresenta várias informações novas nos textos, e assim.

• Like
Reactions: SmileF.

SmileF.

Membro Caloiro
Matrícula
10 Abril 2020
Só aparece o Mosaico fluído.

Conselho para ambas, terem uma noção mesmo que não apareça nas AEs. Se lerem uma vez essa parte, não perdem tempo quase nenhum e pode ajudar de algum modo. Mas quase de certeza que não sai, custa-me é dizer que não sai de todo por ser uma disciplina que vos apresenta várias informações novas nos textos, e assim.
Ok, obrigada pelo conselho!

• Like
Reactions: Edgar H
Matrícula
12 Julho 2018
Olá!
Eu tou no 12° e vou repetir o exame de biologia e como já passei pela experiência de o fazer, acho q posso dar te uns conselhos.
Eu aprendi q perceber biologia n é só acertar. Nós às vezes podemos acertar e nem entender bem o raciocínio q devíamos ter feito.
Os exames em casa q fazia corriam-me todos bem e qd lá fiz o meu em 2019 e vi os critérios, assustei-me. Para teres uma boa boa nota tens q dominar tudo, não podem haver pontas soltas, tens q começar a pensar num assunto e relacionar com tudo. N basta decorar q isso só dá para um 10/11 no exame. É preciso entender e fazer esquemas mentais.
Eu diria q tens q estar atenta aos textos e interpretar bem q há sempre 1/2/3 perguntas q erras se n leres bem aquelas frases inocentezinhas q n dão nas vistas.
Visto q não tens ng a explicar-te, nem nnc tiveste Biologia, torna- se mais difícil sonhar com uma nota boa pq há coisas q os livros n dizem.
Mas nada é impossível se te esforçares muito muito muitooo.
Para acabar, aconselho q "dês aulas" a ti própria a explicar a matéria, q vejas videos, q desenhes e faças esquemas, e muitos exercícios para treinar os raciocínios pq Biologia n é definitivamente só decorar
Boa sorte!
Obrigada é precisamente oq eu penso. Temos q entender e dominar a teoria :) e claro interpretar bem os textos e todas as imagens que aparecem nos exercícios

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Ângela0104 Posso ir a 2 fase do exame nacional de biologia e geologia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Sofia122 Dicas para organização do estudo para o exame nacional de uma disciplina que já não vou ter mais aulas (Biologia e Geologia) Ensino Secundário 5
J Exame Nacional Biologia e Geologia 2018/2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 80
C Mudanças no Exame Nacional "Biologia e Geologia" 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
A Subida de 1 valor no exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
Sofiasantos23 Melhor livro de preparação para o exame nacional de Português? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
underground Melhor livro de preparação para o exame nacional de Física e Química A 2020? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
F Qual acham que pode ser a diferença entre um aluno que obtém 20 valores num exame nacional e um que consegue 17/18? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
D.Silva Exame nacional e exame maiores de 23 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Ângela0104 Preparação para o Exame Final Nacional 2020 - Macs- 11º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
Valentina Guedes Suposições Exame Nacional de Português 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
bixukillu Exame Nacional de Filosofia 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 26
Marcosilva.98 Realizar exame nacional para transferência de instituição Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
R Exame Nacional de Aplicações Informáticas B Ensino Secundário 2
B Matemática A URGENTE: resoluções detalhadas do livro "2018- preparação para o exame final nacional, 12ªano" Porto editora Pedido de Recursos - Ensino Secundário 6
Claudiodfc Preparação da expressão escrita - Exame nacional de Português Ensino Secundário 0
TiagoP. (Duvidas) Exame nacional de história cultura das artes - Licenciatura design comunicação Concurso Nacional e Locais - Público 7
J Exame Nacional de Português 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 69
A Preparaçao do exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
C Exame nacional negativo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 18
S Correção do exame nacional de Matemática A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
Matilde Távora Exame Oral - Exame Nacional de Espanhol Exames Nacionais e Provas de Ingresso 17
A Exame nacional é obrigatório realizar neste caso? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
F Resoluções detalhadas-preparação exame nacional 12 °ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Membro 18383828 Posso ir a exame nacional? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 16
C Exame Nacional ou Exame de Frequência de Inglês? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
P Fazer exercícios de português de preparação para o exame nacional 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
J Suposições Exame Nacional de Português 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 178
E Preparação para o Exame Final Nacional 2018 - Porto Editora Ensino Secundário 0
A Inscrições no exame nacional 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 115
A Exame nacional de BG 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 15
A Exame Nacional Física e Química A 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 179
Teresa Marmeleira Componente Oral de Inglês (2ª fase) - Exame Nacional do Ensino Secundário Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
I Concluir a disciplina de FQ sem exame nacional? Ensino Secundário 1
U Interpretar Correção Exame Nacional Português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
S Devo repetir o exame nacional de F.Q Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Exame Nacional Matemática A 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
K Exame nacional portugues 2fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 151
B Falta ao exame nacional e preferência regional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Tattiana2001 Previsões Exame Nacional Geografia A.2018 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 68
marina c quanto tempo diário dedicam ao estudo exame nacional bio e geo? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 22
N Todas as universidades exigem nota mínima de 9,5 no exame nacional . Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
marina c ESEL mínimo de nota para enfermagem só conatndo com o exame nacional bio e geo Escola Superior de Enfermagem de Lisboa 14
S Auxílio sobre o exame nacional, calendário e equiparação de diploma secundário Exames Nacionais e Provas de Ingresso 14
P Resumo História A Exame Nacional 2018 Arquivo 1
sam_mukka Possiveis alterações no exame nacional de Português 2018 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
raquelr Resumos para o exame nacional de portugues Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
N Economia A - preparação exame nacional 17/18 Ensino Secundário 0
Joana Viola Escola/Instituto/Explicações para o exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
M Código de registo de preparação para o exame final nacional de filosofia do 11º ano? Ensino Secundário 0