Exame Nacional de Biologia e Geologia 702 2020

O que é que achaste do exame, em termos do grau de dificuldade (em comparação com anos anteriores)?

• Bastante acessível

Votes: 80 16.5%
  • Acessível

Votes: 148 30.5%
  • Equilibrado

Votes: 152 31.3%
  • Difícil

Votes: 95 19.5%
  • Muito difícil

Votes: 11 2.3%

• Total voters
    486
Pois, eu na 15.6 do Grupo I tb me afastei dos critérios. Embora eu ache que tb falei da alimentação (já não tenho a certeza!). Mas foquei-me mais na respiração aeróbia.
Uma pessoa perde tanto tempo a elaborar respostas completas, abordando todos os conceitos e bla bla bla, pra depois ter zero nas duas 🤐
Eu fiz parecido, falei sobre a alimentação mas foquei mais na parte de eles já terem um local de postura, não tendo assim de o procurar, mas acho que está errado :(

Pois, eu na 15.6 do Grupo I tb me afastei dos critérios. Embora eu ache que tb falei da alimentação (já não tenho a certeza!). Mas foquei-me mais na respiração aeróbia.
Uma pessoa perde tanto tempo a elaborar respostas completas, abordando todos os conceitos e bla bla bla, pra depois ter zero nas duas 🤐
Pois, eu falei da respiração aeróbia e que obtinha mais energia (não falei sobre a alimentação). Pus esta resposta tão completa, ocupou-me uma página e depois a resposta era meia dúzia de palavras. -_-
Eye Rolling GIF - Eye Rolling Eyes - Discover & Share GIFs ...

Bem, estou agora a ver o exame...
Não há segredo, contas as 15 opcionais de melhor pontuação e somas às perguntas obrigatórias.
Post automatically merged:

Alguém já sabe o porquê de ser transgressão na primeira pergunta? Eu acertei, mas não sei ainda o porquê.
Uma transgressão equivale ao aumento do nível dos mares. E: "Durante o Miocénico, formou-se uma barreira de corais com orientação N-S, desde a zona do Seixal até à zona de Lisboa, e a serra da Arrábida constituiu uma ilha." Se tens corais, estes não se formariam sem água algo profunda. Tens também que no período anterior se depositou calcário, que necessita de águas pouco profundas, logo, podemos denotar que se deu um fenómeno de transgressão marinha.
Honestamente a maneira como pensei foi um pouco estúpida mas pensei que como haviam corais na zona do Seixal até à zona de Lisboa e os corais vivem em ambientes marinhos, então só poderia ter ocorrido uma transgressão marinha para que ambientes antes continentais fossem agora marinhos, mas provavelmente não está correto
Boa!
Consegui pessoal! Consegui o que queria . Vou ter 152 mais ou menos. Não acredito!! Nunca tive a disciplina e mesmo assim consegui!!
A geologia é que me lixou mas sinto-me realizada obrigadaaa a todos 😄 e parabéns pessoal
Parabéns!

• Like
Reactions: Lucas Campos
Estou montando a resolução desta prova. Mas este é o único item que eu não sei explicar.
Não tenho a prova comigo neste momento, portanto não sei se estou a dizer de forma muito exata, mas o modo que eu pensei foi: havia conglomerados, depois associados a calcários, logo, houve uma diminuição da granulometria, ou seja diminuição do agente de transporte, logo terá ocorrido uma transgressão.

Olá! Na última pergunta, a 7 eu falei que o facto de o vulcão estar associado a uma zona de falha traria risco sísmico tá certo né? Também falei que o vulcão estava próximo das ilhas.

Marina, a discussão nem é para ser tida neste tópico. Não fui prepotente. Como eu disse, todos saímos preparados e bem. Não fossem os nossos estudantes serem recrutados pelo estrangeiro.
Eu não fui prepotente. A Marina não gosta de mim porque lá deve ter as suas razões. Agora, nunca fui mal educada nem prepotente consigo.
A Marina não sabe onde/se trabalho. Portanto tem 0 razões para fazer os ataques que faz.
Espero que o exame lhe tenha corrido bem e que consiga entrar onde quer.
Andreia sabe tão bem quanto e que sempre discordámos em muita coisa mas nem sequer quis entrar em discussão o que referi é apenas um conselho, eu já estou numa escola de enfermagem queria apenas mudar com entrada pelo concurso normal mas já com as equivlências do que já tenho , tenho bons colegas e bons professores. Não consegui paciência, fico onde estou, a matéria é a mesma e os estágios tb são bons, além disso, para mim tanto me faz se os meus colegas saõ da esl, católica erisa ou esesfm desde que façam com amor à profissão, coisa que muitas vezes falha. Desejo tudo de bom para si, que é finalista e sabe-se lá se ainda trabalharemos juntas! Ainda tenho muito pela frente e a Andreia mais ainda. è este o espírito da enfermagem, o altruísmo!

Não sei se ninguém achou estranho que "As primeiras ondas sísmicas a serem registadas numa estação sismográfica propagam-se em todos os meios". Que bom, Sismos no meio gasoso, cuidado!

Este é de longe o exame mais estúpido que já fizeram. Quem diria que um médico tem de saber mais de pedras que de células!

A quem quiser, cálculo da nota no excel. No final, ele te dá a soma das obrigatórias e as opcionais em ordem. Assim, só somar as 15 melhores que tiveste e soma às obrigatórias. Qualquer coisa, falem.
ja´fiz ainda me deu pior cotação kredo, foi mesmo mau parabéns a todos
Post automatically merged:

Não sei se ninguém achou estranho que "As primeiras ondas sísmicas a serem registadas numa estação sismográfica propagam-se em todos os meios". Que bom, Sismos no meio gasoso, cuidado!

Este é de longe o exame mais estúpido que já fizeram. Quem diria que um médico tem de saber mais de pedras que de células!
alguem que me entenda finalmente!!! quero lá eu saber de pedras e vulcões

Propaga-se em gases... Em contacto com a atmosfera, parte da sua energia transforma-se em ondas sonoras...

O mais estranho é que parece que havia tipo 17 de geo e 16 se bio o que não é tão diferente!!

• Like
Reactions: Sandra Cristina

esta disciplina também é para pessoas que querem entrar em geologia ou cursos relacionados... não é apenas para futuros médicos

Olá! Na última pergunta, a 7 eu falei que o facto de o vulcão estar associado a uma zona de falha traria risco sísmico tá certo né? Também falei que o vulcão estava próximo das ilhas.
também fiz isso mas fui mais longe até falei que com os sismos as outras ilha podia desintegrar-se ahahahha ou serem atringidas pelas lavas explosivas já estav por tudo naquela altura

• Like

esta disciplina também é para pessoas que querem entrar em geologia ou cursos relacionados... não é apenas para futuros médicos
está então porque não fazem o exame com componentes separadas era bem melhor assim e ajudava muitos alunos

• Like
podíamos der dispensados dos exames pois quem vai para saúde é apenas a maior fatia relativamente aos futuros geólogos, sem ofensa

• Like
Que parte de " ondas sísmicas " não entendeste? Também sei que sim oh espertalhão. Passaste mesmo por cima do meu ponto mas não importa, não te o tenho de explicar.
Sei que não estou envolvida na conversa nem é nada comigo, mas porquê tanta agressidade? Simplesmente fizeram uma observação de forma normal cujo único objetivo era ajudar.

Sei que não estou envolvida na conversa nem é nada comigo, mas porquê tanta agressidade? Simplesmente fizeram uma observação de forma normal cujo único objetivo era ajudar.
calma as pessoas estão nervosas com isto acho que ninguém esperava este exame que mais parece do IPMA é o stress a decarregar , é muito aborrecido estar a penar por causa disto há pessoas q entretanto têm que ir à 2 fase, não +e fácil aceitar de mão beijada , vamos deixar a poeira assentar