Exame Nacional de Biologia e Geologia 702 2020

O que é que achaste do exame, em termos do grau de dificuldade (em comparação com anos anteriores)?

• Bastante acessível

Votes: 80 16.5%
  • Acessível

Votes: 148 30.5%
  • Equilibrado

Votes: 152 31.3%
  • Difícil

Votes: 95 19.5%
  • Muito difícil

Votes: 11 2.3%

• Total voters
    486
Tens razão, agora faz todo o sentido 95% do exame ser de geologia, não me tinha apercebido. Obrigado!
??? diz-me qual exame é tu fizeste porque queria ter feito o mesmo que tu, o exame que eu fiz tinha basicamente a mesma quantidade de questões para cada parte da disciplina (diferença de um exercício talvez).
realmente não estou a entender qual é o problema do exame de biologia e GEOLOGIA ter exercícios de geologia, mas pronto tudo bem

Mas isso só faria sentido na minha opinião se a opção dissesse apenas movimento brusco, mas diz claramente movimento brusco para oeste dos flancos, e isso não diz no texto, um colapso não é um movimento do flanco para oeste

Concordo! até porque para mim colapso é para baixo e não para este ou oeste!!

• Like
Reactions: telmaboto
Acham que há alguma hipótese de os critérios da 2. do Grupo III virem a ser revistos? Sei que é pouco provável mas não me está a caber na cabeça que não vou atingir a nota que necessitava porque aparentemente lento e brusco são sinónimos
Eu sei que mais à frente fala-se no colapso brusco dos flancos, mas um colapso não é um deslocamento para oeste...

calma as pessoas estão nervosas com isto acho que ninguém esperava este exame que mais parece do IPMA é o stress a decarregar , é muito aborrecido estar a penar por causa disto há pessoas q entretanto têm que ir à 2 fase, não +e fácil aceitar de mão beijada , vamos deixar a poeira assentar
Ninguém disse o contrário, claro que é revoltante quando as coisas correm mal! No entanto, isso de modo algum justifica qualquer "falta de respeito". Não nos devemos esquecer que isto é uma comunidade e que estamos aqui para nos ajudar uns aos outros.

??? diz-me qual exame é tu fizeste porque queria ter feito o mesmo que tu, o exame que eu fiz tinha basicamente a mesma quantidade de questões para cada parte da disciplina (diferença de um exercício talvez).
realmente não estou a entender qual é o problema do exame de biologia e GEOLOGIA ter exercícios de geologia, mas pronto tudo bem
parem lá com a discussão, não leva a lado nenhum nem vos alterar as notas, o mundo não é perfeito, e cada um segue a área que mais gosta, correu mal desta vez, corre melhor na próxima.

LITERALMENTE, tens 3 grupos no exame dos quais 2 são de geologia, na versão 2, o grupo 1 é de geologia e o grupo 3 é de geologia, um sobre a Arrábida e ou outro sobre o ANAK KRATATAU. O grupo dois, o que vai no meio do grupo 1 e 3, que é o de biologia tinha DUAS PERGUNTAS(2 em numeração árabe, só para ter a certeza que li bem em "basicamente a mesma quantidade de questões para cada parte da disciplina").

Acabei de contar as perguntas sobre geologia: 31. Sabes quantas foram de biologia? DUAS. DUAS PERGUNTAS DE BIOLOGIA.
Se calhar tens razão, não devo ter feito o exame de BIOLOGIA e geologia.

LITERALMENTE, tens 3 grupos no exame dos quais 2 são de geologia, na versão 2, o grupo 1 é de geologia e o grupo 3 é de geologia, um sobre a Arrábida e ou outro sobre o ANAK KRATATAU. O grupo dois, o que vai no meio do grupo 1 e 3, que é o de biologia tinha DUAS PERGUNTAS(2 em numeração árabe, só para ter a certeza que li bem em "basicamente a mesma quantidade de questões para cada parte da disciplina").

Acabei de contar as perguntas sobre geologia: 31. Sabes quantas foram de biologia? DUAS. DUAS PERGUNTAS DE BIOLOGIA.
nisso tens razão, eu pensei o mesmo e nem sequer as contei e realmente foi mesmo para cortar muitas pernas

• Like
Reactions: Sandra Cristina

A segunda parte do grupo I abordava matéria de biologia, o que acrescenta mais 14 perguntas às 2 que mencionaste. No total, 16 perguntas foram de biologia, 17 foram de geologia.

Conseguem me explicar porque é que no Grupo III, na pergunta 2 (de identificar as afirmações verdadeiras) porque é que a IV também é verdadeira?
É que no texto fala em "decapitarem o cone vulcânico" e na afirmação tem "colapso parcial" que a meu ver são coisas diferentes...

whaat como assim a III das letras romanas está certa?
Tens um vulcão cujos flancos se estavam a movimentar. Isto indica presença de movimento, o que indica que poderá haver alguma atividade tectónica, embora que lenta, poderá tornar-se noutro tipo de atividade. Ora, "Durante o ano de 2018, a monitorização por satélite e as observações no terreno mostraram que o Anak Krakatau apresentou um elevado estado de atividade, e que os flancos sudoeste e sul do vulcão estavam a mover-se lentamente para oeste. A 30 de junho, registou-se um aumento da atividade eruptiva que se manteve até 22 de dezembro, quando o colapso repentino dos referidos flancos originou um tsunami que atingiu as vulneráveis costas de Sumatra e de Java, ilhas densamente povoadas. As estações sismográficas das principais regiões de alerta de tsunamis registaram um evento de alta frequência, apenas 115 segundos antes de os flancos colapsarem e decapitarem o cone vulcânico."
Se olhares para a imagem, podemos inferir que o movimento dos flancos para sudoeste iria colidir exatamente na zona de falha. Logo sim, está certa.

Conseguem me explicar porque é que no Grupo III, na pergunta 2 (de identificar as afirmações verdadeiras) porque é que a IV também é verdadeira?
É que no texto fala em "decapitarem o cone vulcânico" e na afirmação tem "colapso parcial" que a meu ver são coisas diferentes...
pois tb pensei nisso mas lá está os critérios é que valem eu por acaso acertei essa mas errei as outras duas por isso chapéu, já fui

Decapitar = tirar o topo. Portanto está correta. Até porque a expressão é: "decapitação perto do cone", logo é um colapso parcial.
Post automatically merged:

Vi mal desculpem lmao
Malta, linguagem.

• Like
Reactions: telmaboto
Decapitar = tirar o topo. Portanto está correta. Até porque a expressão é: "decapitação perto do cone", logo é um colapso parcial.
Post automatically merged:

Malta, linguagem.
ao k isto chegou, oh God, ai os meninos, pimenta na língua

Então vamos lá:
grupo I: ex. 11, 12, 13, 14.1, 14.2, 14.3. 15.1, 15.2, 15.3, 15.4, 15.5, 15.6, 16, 17
Grupo II: 2, 3
Vais-me dizer que estas perguntas eram de geologia?
Mas sinceramente eu não quero saber deste exame para nada, espero que consigas tirar uma boa nota mesmo com uns exercícios de geologia lá misturados :)

• Like
Reactions: Mr. Pancakes
sim havia mais com as experiências mas para mi era realmente um exame para experts em geologia
Não concordo. As perguntas de Biologia e geologia estão em (quase) igual proporção.

Agora, é verdade, sim, que as questões de geologia foram talvez mais complicadas. Se eu gostei? Não, até porque não sou fã de geologia...

Eu próprio estou um bocado frustrado com algumas coisas que fiz no exame, nomeadamente nas questões de desenvolvimento que, em alguns casos, me esqueci de um tópico ou outro. Mas os exames nacionais são mesmo assim. Não há nada neste exame que nós não tivéssemos de saber... O que saiu foi fiel ao programa! Se eventualmente apanhamos um exame mais difícil do que o normal, não é só uma pessoa que está em desvantagem. Estamos todos no mesmo barco.

Pessoal, eu vou editar os comentários e tirar a linguagem imprópria. Os próximos com linguagem inadequada, são apagados na totalidade.
Edit:: Ofensas é melhor nem existirem. Cada um com as suas opiniões, ponto.