Exame Nacional de Biologia e Geologia 702 2020

O que é que achaste do exame, em termos do grau de dificuldade (em comparação com anos anteriores)?

• Bastante acessível

Votes: 80 16.4%
  • Acessível

Votes: 149 30.6%
  • Equilibrado

Votes: 152 31.2%
  • Difícil

Votes: 95 19.5%
  • Muito difícil

Votes: 11 2.3%

• Total voters
    487
Gente que secalhar vai ficar mais um aninho a repetir exames para entrar para a uni, não desanimem, aconteceu-me o mesmo a mim, acabei o 12º e fiquei um ano só a repetir os exames de bg e fq. Ao início estava receoso, mas consegui fazer e começar muitos projetos que não teria conseguido se tivesse ingressado na uni este ano, para além de ter conseguido alcançar os objetivos nos exames. Um ano para estudar é mais que suficiente, sou a prova disso!

Acreditem em mim, grande ano que vai ser

Última edição:
  • Fabulous
Reactions: CarolMira
Olá a todos! Às vezes tenho dificuldade em identificar o ciclo de vida de certo ser vivo. Alguém tem dicas transversais que me possam ajudar?

Um exemplo é este texto, em que uma das perguntas era para identificar o ciclo de vida do nemátodo.

n1.png n2.png
é diplonte segundo a correção/SPOILER]

Olá a todos! Às vezes tenho dificuldade em identificar o ciclo de vida de certo ser vivo. Alguém tem dicas transversais que me possam ajudar?

Um exemplo é este texto, em que uma das perguntas era para identificar o ciclo de vida do nemátodo.

Ver anexo 15059 Ver anexo 15060
Olá, nemátodo é um animal, e animais tem ciclo de vida diplonte. :)

• Like
Reactions: Marini

Às vezes nos exames costumam meter uma figura com o ciclo de vida, tal como esse que mandaste, e eu sentia imensa dificuldade em perceber qual era o ciclo com essas figuras, então simplesmente decorei que as algas,fungos, protistas tem cliclo haplonte, plantas haplodiplonte e animais têm um ciclo diplonte, deste modo mesmo não percebendo a figura consegues saber qual é o ciclo, pois no texto eles dizer qual é o ser vivo
Espero ter ajudado :)

• Like

Assista esse vídeo só uma vez e nunca mais terás dúvidas 😌

Às vezes nos exames costumam meter uma figura com o ciclo de vida, tal como esse que mandaste, e eu sentia imensa dificuldade em perceber qual era o ciclo com essas figuras, então simplesmente decorei que as algas,fungos, protistas tem cliclo haplonte, plantas haplodiplonte e animais têm um ciclo diplonte, deste modo mesmo não percebendo a figura consegues saber qual é o ciclo, pois no texto eles dizer qual é o ser vivo
Espero ter ajudado :)
Isto de uma forma geral... Os animais e as plantas sim, mas no caso de outros seres vivos há bastantes exceções. Algumas espécies de algas, por exemplo, podem também ter ciclo de vida diplonte ou haplodiplonte.

• Like
Vou fazer exame dia 3 (2a fase) pois não pude fazer a 1a devido a um familiar estar infetado com covid, e por isso tive de ficar de quarentena obrigatória.
Queria saber sea Regulação nos seres vivos (sistema nervoso,etc) sai, pois nas aprendizagens essenciais fala apenas: “ para explicar a propagação do impulso nervoso ao longo do neuronio e na sinapse” isto associado a transportes transmembranares.
Obrigada e se alguem for fazer o exame como eu, Boa sorte!

A propagação do impulso nervoso ao longo do neurónio e na sinapse pode sair, pois está associado a transportes transmembranares. Tudo o resto relacionado com a regulação nos seres vivos não sai.

Boa sorte para o exame!✨

A 3 dias do exame, e depois de já ter estudado durante 3 meses (tinha estudado para a 1a fase mas não pude fazer o exame por causa do covid) a ansiedade “está a bater”. Já fiz 50x imensos exames, ja fiz e refiz resumos, videos aula, exercícios específicos de determinadas matérias, e continuo a achar que não é suficiente. Alguem tem algumas dicas para relaxar e nao pensar no assunto? Tenho um histórico com alguma ansiedade e que de vez em quando tenho de tomar medicação. Queria também um feedback sobre a 1a fase, se acharam mais fácil ou difícil e etc. Eu já fiz o exame várias vezes também e não achei difícil, e estas novas regras snos criterios acho que ajuda de maneira a tirar uma melhor nota.
Desculpem se o texto ficou muito grande 😅
Obrigada!

é improvável não se pensar no assunto porque, querendo ou não, a nota vai ditar se conseguimos ou não entrar no que queremos, mas pelo que parece não tens de te preocupar muito, já que estudaste bastante e te preparaste! nestes e no dia do exame é manteres o pensamento positivo, mentalizares que vai correr tudo bem porque fizeste por onde para que corra bem e talvez insistir nos pontos que tens algumas dúvidas e dar um olhinho nos teus resumos. ☺
boa sorte!!

• Like
Reactions: Daniela_Rento
A multiplicação vegetativa sai no exame? Nunca cheguei a perceber se sim ou não e então dou sempre uma olhada, mas alguém sabe de facto?

Alguém me consegue explicar como distingo o grupo experimental e o grupo controlo?
O grupo de controlo é o grupo “normal”, pode ser aquele que dentro da experiência não tenha sido manipulado, aquele que apenas está sujeito às condições normais de experiência ou aquele em que o resultado já é esperado. Expliquei bem?

• Fabulous
Reactions: Tiago Viana