Exame Nacional de Biologia e Geologia 702 2020

O que é que achaste do exame, em termos do grau de dificuldade (em comparação com anos anteriores)?

• Bastante acessível

Votes: 80 16.4%
  • Acessível

Votes: 149 30.6%
  • Equilibrado

Votes: 152 31.2%
  • Difícil

Votes: 95 19.5%
  • Muito difícil

Votes: 11 2.3%

• Total voters
    487
O grupo de controlo é o grupo “normal”, pode ser aquele que dentro da experiência não tenha sido manipulado, aquele que apenas está sujeito às condições normais de experiência ou aquele em que o resultado já é esperado. Expliquei bem?
Acho q explicaste bem,sim @Marini . Aqui vai um ppt que explica o metodo cientifico
Grupo controlo--> É o grupo "normal"(como disse a Marini). Grupo experimental-->Grupo que é se varia alguma coisa relativamente as condições normais
Espero ter ajudado
Abraço

Attachments

• Like
Reactions: Marta20

O que costumo fazer é primeiro sublinhar o que aparece nas sequências no texto e sublinho tb palavras como antes, depois, períodos ou Eras que apareçam. Também tento fazer um mini esquema com o que é mais essencial (com palavras chave que estão no texto). Ou Às vezes quando não aparece por ordem no texto coloca números nos sítios que sublinhaste por ordem de acontecimento. E depois vou olhando para ambos até chegar lá. Depois é importante ires verificar se a ordem que colocaste vai de acordo com o que sublinhaste no texto.

Espero ter ajudado, o que me ajuda mesmo é sublinhar e por números no texto, e fazer mini esquemas com palavras chave.
Boa sorte amanhã ;)

O que costumo fazer é primeiro sublinhar o que aparece nas sequências no texto e sublinho tb palavras como antes, depois, períodos ou Eras que apareçam. Também tento fazer um mini esquema com o que é mais essencial (com palavras chave que estão no texto). Ou Às vezes quando não aparece por ordem no texto coloca números nos sítios que sublinhaste por ordem de acontecimento. E depois vou olhando para ambos até chegar lá. Depois é importante ires verificar se a ordem que colocaste vai de acordo com o que sublinhaste no texto.

Espero ter ajudado, o que me ajuda mesmo é sublinhar e por números no texto, e fazer mini esquemas com palavras chave.
Boa sorte amanhã ;)
muito obrigada sim isso me ajudou um pouco apesar de estar um pouco com medo que quero subir a minha nota. mas estes exames este ano nao estao a facilitar
Post automatically merged:

Boa sorte amanhã ;)
achas que deva fazer hoje exercicios? apesar de ja ter realizado todos os exames ate 2019

muito obrigada sim isso me ajudou um pouco apesar de estar um pouco com medo que quero subir a minha nota. mas estes exames este ano nao estao a facilitar

achas que deva fazer hoje exercicios? apesar de ja ter realizado todos os exames ate 2019
Hey, também estou super nervosa para o exame de amanhã
Eu vou apenas ler os meus resumos, acho que nao vale muito a pena fazeres exercícios

Eu vou apenas ler os meus resumos, acho que nao vale muito a pena fazeres exercícios
eu quase que sei a materia toda de geologia, biologia a que ha uns pormenores que ainda me falham mas estou super nervosa e com medo do que podera ser aquele exame? achas que podera ser mais facil ou ao mesmo nivel k o da 1 fase?

O importante é mesmo ler as coisas com atenção, muitas vezes vamos pela matéria e as coisas tão lá! Nunca devemos tirar conclusões precipitadas a ler os textos nem generalizar, isso sim nunca nos podemos esquecer!!

Simm hoje aconselho dares só mais uma revisão na parte teórica e sobre as experiências (controlo, variável dependente e independente...).
Fazer exercícios em cima só põe uma pessoa nervosa e saturada com a matéria, ainda mais se começam a correr mal.

Vai calma, vai correr bem!! Muito atenção Às perguntas obrigatórias essas revê muitas vezes e perde mais tempo nessas!

• Like
Reactions: Jamila
O importante é mesmo ler as coisas com atenção, muitas vezes vamos pela matéria e as coisas tão lá! Nunca devemos tirar conclusões precipitadas a ler os textos nem generalizar, isso sim nunca nos podemos esquecer!!

Simm hoje aconselho dares só mais uma revisão na parte teórica e sobre as experiências (controlo, variável dependente e independente...).
Fazer exercícios em cima só põe uma pessoa nervosa e saturada com a matéria, ainda mais se começam a correr mal.

Vai calma, vai correr bem!! Muito atenção Às perguntas obrigatórias essas revê muitas vezes e perde mais tempo nessas!
a variavel dependente é o x certo? e a independente y
como sei o grupo de controlo?
por exemplo na primeira fase no 2 grupo nao percebi la mto bem na identificação daqueles tubos podes me explicar?

tiveste melhor nota que eu se eu conseguisse essa nota ja conseguia entrar em enfermagem

• Like
Reactions: Jamila
por exemplo na primeira fase no 2 grupo nao percebi la mto bem na identificação daqueles tubos podes me explicar?

tiveste melhor nota que eu se eu conseguisse essa nota ja conseguia entrar em enfermagem
a variável dependente é o y e independente x

Vais ver que a segunda fase vai correr melhor!

obrigada :)

tenho estudado para isso !! os meus dias tem sido todos agarrados aos livros de biologia. para ser sincera ja nao consigo ouvir algumas palavras de biologia

• Fabulous
Reactions: Joan.costa4
obrigada :)

tenho estudado para isso !! os meus dias tem sido todos agarrados aos livros de biologia. para ser sincera ja nao consigo ouvir algumas palavras de biologia

Eu isso das variáveis penso sempre já aplicando a Biologia. A variável independente são as manipulações que tu fazes numa experiência (por exemplo, tens pequenos vasos com sementes, deixas um no escuro e outro com luz. A variável independente foi aquela que manipulaste o que neste caso será a quantidade de luz-presença ou ausência de luz). Já a dependente, pelo nome percebes que é a que depende de algo, ou seja, acaba por ser o que observas quando manipulas a variável independente. (Neste exemplo que dei dos vasos com sementes é o que observaste, se tivesses por exemplo sementes lá, podias por exemplo considerar a germinação das sementes como a dependente, sendo que foi o que observaste).

Daí quando temos o problema da experiência seja: Qual o efeito da luz na germinação das sementes? É igual a teres: qual é o efeito da Variável independente (que manipulas), na variável dependente (aquela que observas/medes)?

A mim é mais fácil de perceber assim, espero que ajude ;)