Olá moro no brasil e tenho objetivo de fazer ciencias do desporto no porto nunca tive contato com o ensino portugués e pretendo realizar o exame de biologia e geologia . é possivel estudar todo o conteudo até a data dos exames desse ano?
Boa noite, Pedro.
Também sou brasileiro e me encontro no ensino superior português e, no geral, te garanto que é mais assustador que difícil.
Estudei de forma intensiva por 3 meses e tirei 155. Minhas dicas são:
1.) IAVE. Faça os exames de 2006 até 2020(em papel, online não ajuda muito).
2.) Compre a apostila da Porto Editora ou alguma outra editora de qualidade. Olha, te garanto, eu não estaria aqui hoje sem essas apostilas.
3.) Procure apontamentos, resumos, imagens e VÍDEOS, principalmente.
4.) Para além dos exercícios, exames e simulados, não esqueça de sempre procurar mais perguntas sobre.
5.) Geologia é uma matéria mais complicada de achar conteúdo online, porque há pouca coisa sobre aprofundada. Mas, no geral, faça flash cards e assim que logo você aprende todo o conteúdo.
6.) O exame de Biologia e Geologia é pura interpretação e associação de conteúdos. Logo, é importante que você saiba interpretar muito bem textos, gráficos e assim.
No mais, só posso te desejar bom estudo e força !!! Não é um exame fácil, mas também não é impossível. Procure também se informar sobre as universidades que você deseja entrar, pois assim, não há nenhum susto depois de fazer o exame.
Pode me chamar no privado, se quiser. :))