Exame Nacional de Biologia e Geologia 702 2020

O que é que achaste do exame, em termos do grau de dificuldade (em comparação com anos anteriores)?

• Bastante acessível

Votes: 80 16.7%
  • Acessível

Votes: 147 30.7%
  • Equilibrado

Votes: 149 31.1%
  • Difícil

Votes: 93 19.4%
  • Muito difícil

Votes: 10 2.1%

• Total voters
    479

ENGAEROMAyBE

Membro Veterano
Matrícula
30 Junho 2019
Curso
Engenharia física tecnológica
Instituição
IST
Ver anexo 12403
Boa tarde, alguém me poderia ajudar na resolução deste exercício?
1- A (oxidação da molécula de glicose e redução do NAD+ em NADH), B (o nome indica), C (redução do NAD+ em NADH), D (oxidação do NADH em NAD+), logo a correta é a F
2- A, B,C
3- D (oxigénio é o aceitador final de eletrões)
4- E
5- B,C
6- D (doa eletrões para a cadeia respiratória)
7- A (São gastas duas moléculas de ATP no desdobramento da glicose)
8- A, C, D
9- F

Eu penso que seja isto.
EDIT: 9-C

Última edição:

_ritamrc_

Membro
Matrícula
7 Março 2020
Curso
imagem médica e radioterapia
Instituição
ESTeSL
1- A (oxidação da molécula de glicose e redução do NAD+ em NADH), B (o nome indica), C (redução do NAD+ em NADH), D (oxidação do NADH em NAD+), logo a correta é a F
2- A, B,C
4- E
5- B,C
8- A, C, D
9- F

Eu penso que seja isto.
eu pus tudo igual, menos a 5. Na 5 pus só a B, mas apenas porque fiquei na dúvida se no ciclo de krebs é incorporado CO2 ou não, fiquei toda confusa com a fotossintese ahahaha

ENGAEROMAyBE

Membro Veterano
Matrícula
30 Junho 2019
Curso
Instituição
IST
mas apenas porque fiquei na dúvida se no ciclo de krebs é incorporado CO2 ou não,
Não há incorporação de CO2 na respiração celular aeróbia, existem sim descarboxilações na formação de Acetil-CoA (oxidação do piruvato) e no ciclo de Krebs, no ciclo de Krebs as descarboxilações acontecem em maior número quando comparado com a oxidação do piruvato.

• Like
Reactions: Sandra Cristina

_ritamrc_

Membro
Matrícula
7 Março 2020
Curso
Instituição
ESTeSL
Não há incorporação de CO2 na respiração celular aeróbia, existem sim descarboxilações na formação de Acetil-CoA (oxidação do piruvato) e no ciclo de Krebs, no ciclo de Krebs as descarboxilações acontecem em maior número quando comparado com a oxidação do piruvato.
aishh, sry li mal. Mas tens razão, obrigadaa

• Like
Reactions: ENGAEROMAyBE

123pl

Membro
Matrícula
3 Novembro 2018
A análise do quadro I não quer dizer isso. Imagina, se tens muito de um mineral no leito, e muito desse mineral na foz significa q esse mineral não foi resistente o suficiente para sofrer aos agentes de erosão. Só uma pequena parte de piroxena é q foi até às foz, o resto ficou no leito. A piroxena é mais resistente segundo o gráfico. A Andaluzite é o raciocínio oposto

Beatriz acho que estás a confundir capacidade de transporte com acção do transporte. Se fosse a primeira tinhas razão, mas a pergunta fala em resistência à ação do transporte. Como há menos piroxena na foz, quer dizer que foi sendo mais erodida ao logo do percurso, logo é menos resistente à ação do transporte.

• Like
Reactions: beatriz26_
Matrícula
7 Abril 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Beatriz acho que estás a confundir capacidade de transporte com acção do transporte. Se fosse a primeira tinhas razão, mas a pergunta fala em resistência à ação do transporte. Como há menos piroxena na foz, quer dizer que foi sendo mais erodida ao logo do percurso, logo é menos resistente à ação do transporte.
Isso faz sentido! Obrigada pela explicação q eu ainda n tinha entendido pq é q tinha errado essa pergunta ahaha

• Like
Reactions: 123pl

123pl

Membro
Matrícula
3 Novembro 2018
2- A, B,C
4- E
5- B,C
8- A, C, D
9- F

Eu penso que seja isto.

Pus tudo igual menos a 9. Só coloquei a C. Se olhares para cada etapa individualmente é a única que tem um composto a ser constantemente regenerado (ácido oxaloacético (4C) -> ácido cítrico (6C) -> ácido oxaloacético (4C)). Todas as outras etapas "recebem"/"enviam" os seus composto de/para outras etapas. Pelo menos foi esta a minha interpretação.

Última edição:

Marianaabreu01

Membro Veterano
Matrícula
2 Fevereiro 2020
Boa tarde, alguém consegue me dar algumas dicas para as experiências em biologia? ou alguns apontamentos? É que sou um 0 a esquerda

MedInês

Membro
Matrícula
6 Outubro 2017
Curso
Medicina
Boa tarde, alguém consegue me dar algumas dicas para as experiências em biologia? ou alguns apontamentos? É que sou um 0 a esquerda
Eu acho que o mais importante é saberes distinguir variável dependente de variável independente (aquela que o investigador pode alterar). Para além disso, tens de saber identificar um grupo controlo, saber o que é a fiabilidade e a validade dos resultados...

• Like
Reactions: Marianaabreu01

_ritamrc_

Membro
Matrícula
7 Março 2020
Curso
Instituição
ESTeSL
boa tarde, alguém me consegue explicar o modelo endossimbiótico? Fiquei super confusa com coisas que li na net e o que o meu professor explicou está tipo o contrário do que está na net. Please help

123pl

Membro
Matrícula
3 Novembro 2018
boa tarde, alguém me consegue explicar o modelo endossimbiótico? Fiquei super confusa com coisas que li na net e o que o meu professor explicou está tipo o contrário do que está na net. Please help

O modelo endossimbiótico é um dos modelos que tenta explicar o aparecimento dos organelos característicos das células eucariontes.
Teoriza que surgiu com uma relação simbiótica (benéfica para os dois) entre dois seres primitivos procariontes. Onde um funciona como hospedeiro (daí ser endo (dentro) simbiótica). Esta relação mostrou-se ser tão benéfica que acabaram por se transformar num organismo estável.
Existem muitas provas que apoiam esta teoria: o facto de relações simbióticas serem comuns na natureza, explica o facto de as mitocôndrias e cloroplastos terem DNA próprio e característico de seres procariontes (DNA circular), sintetizam proteínas independentemente da síntese proteíca que tem origem no núcleo, e têm estruturas semelhantes a procariontes.
Contra: Não conseguem explicar a constituição de outros organelos membranares como RER, Núcleo, Complexo de Golgi, que têm estruturas muito semelhantes à membrana celular.

ENGAEROMAyBE

Membro Veterano
Matrícula
30 Junho 2019
Curso
Instituição
IST
Pus tudo igual menos a 9. Só coloquei a C. Se olhares para cada etapa individualmente é a única que tem um composto a ser constantemente regenerado (ácido oxaloacético (4C) -> ácido cítrico (6C) -> ácido oxaloacético (4C)). Todas as outras etapas "recebem"/"enviam" os seus composto de/para outras etapas. Pelo menos foi esta a minha interpretação.
Sim, concordo contigo, o próprio nome (ciclo do ácido cítrico) indica que há uma regeneração de compostos. Obrigado!

• Like

_ritamrc_

Membro
Matrícula
7 Março 2020
Curso
Instituição
ESTeSL
O modelo endossimbiótico é um dos modelos que tenta explicar o aparecimento dos organelos característicos das células eucariontes.
Teoriza que surgiu com uma relação simbiótica (benéfica para os dois) entre dois seres primitivos procariontes. Onde um funciona como hospedeiro (daí ser endo (dentro) simbiótica). Esta relação mostrou-se ser tão benéfica que acabaram por se transformar num organismo estável.
Existem muitas provas que apoiam esta teoria: o facto de relações simbióticas serem comuns na natureza, explica o facto de as mitocôndrias e cloroplastos terem DNA próprio e característico de seres procariontes (DNA circular), sintetizam proteínas independentemente da síntese proteíca que tem origem no núcleo, e têm estruturas semelhantes a procariontes.
Contra: Não conseguem explicar a constituição de outros organelos membranares como RER, Núcleo, Complexo de Golgi, que têm estruturas muito semelhantes à membrana celular.
Muito obrigada!!!
Já agora foi uma célula procariótica anaeróbia que em endosimbiose com uma celula procariotica aerobia deu origem à mitocondria? se sim, temos de saber quais as celulas que em endosimbiose deram origem aos organelos mitocondria e cloroplasto, tipo em situação de exame será importante?

• Like
Reactions: Sandra Cristina

123pl

Membro
Matrícula
3 Novembro 2018
Muito obrigada!!!
Já agora foi uma célula procariótica anaeróbia que em endosimbiose com uma celula procariotica aerobia deu origem à mitocondria? se sim, temos de saber quais as celulas que em endosimbiose deram origem aos organelos mitocondria e cloroplasto, tipo em situação de exame será importante?

Só uma correção escrevi "explica o aparecimento dos organelos das células eucarióticas", mas é mais do que isso, mais correto seria dizer "explica o aparecimento das células eucarióticas".

Não há muito para saber. Terá sido um procariótico aeróbio primitivo que deu origem à mitocôndria, e um procariótico autotrófico primitivo que deu origem ao cloroplasto. Outra estrutura que poderá ter surgido por endossimbiose é o flagelo nas bactérias.

_ritamrc_

Membro
Matrícula
7 Março 2020
Curso
Instituição
ESTeSL
Só uma correção escrevi "explica o aparecimento dos organelos das células eucarióticas", mas é mais do que isso, mais correto seria dizer "explica o aparecimento das células eucarióticas".

Não há muito para saber. Terá sido um procariótico aeróbio primitivo que deu origem à mitocôndria, e um procariótico autotrófico primitivo que deu origem ao cloroplasto. Outra estrutura que poderá ter surgido por endossimbiose é o flagelo nas bactérias.
okkk muito obrigada mesmooo

• Like

123pl

Membro
Matrícula
3 Novembro 2018
Fiz agora um exame, e perguntava sobre a digestão da medusa como é q é suposto eu saber

É um de 2019, não é? Era sobre o que diferenciava o sistema digestivo do da tartaruga, não era? Também fiz há uns dias. Se me lembro corretamente no texto faz referência que são da família das hidras, estas sim é suposto saberes. Mas acho que conseguias chegar à opção correta por exclusão de partes.

Marianaabreu01

Membro Veterano
Matrícula
2 Fevereiro 2020
É um de 2019, não é? Era sobre o que diferenciava o sistema digestivo do da tartaruga, não era? Também fiz há uns dias. Se me lembro corretamente no texto faz referência que são da família das hidras, estas sim é suposto saberes. Mas acho que conseguias chegar à opção correta por exclusão de partes.
Muito Obrigada, realmente falam das hidras!!