Exame Nacional de Biologia e Geologia 702 2020

O que é que achaste do exame, em termos do grau de dificuldade (em comparação com anos anteriores)?

• Bastante acessível

Votes: 80 16.5%
  • Acessível

Votes: 148 30.5%
  • Equilibrado

Votes: 152 31.3%
  • Difícil

Votes: 95 19.5%
  • Muito difícil

Votes: 11 2.3%

• Total voters
    486
Está bem muito obrigada mas vocês sabem oq sai em escolha múltipla ou em resposta escrita?
De entre o programa pode sair tudo. Quaisquer opiniões, não passam disso. Por exemplo, o ano passado diziam que ia sair a matéria que ia sair das AE's este ano, não saiu nada dessas matérias que eu me recorde.

• Like
Reactions: Sandra Cristina
Eu nunca tive biologia. Vou fazer o exame nacional para prova de ingresso pois preciso dele.
Tenho o livro da porto editora 2020 para estudar.
Acham que consigo tirar uma boa nota mesmo não tendo ninguém explicando a matéria?
Quais os conselhos que me dão para estudar?

Também me vou candidatar a exame e nunca tive a disciplina. O meu método de estudo consiste na aprendizagem da teoria através do livro de preparação para exame da editora Leya e devo dizer que esta disciplina é muito mais fácil do que parece. No final de cada módulo tens testes e exercícios para avaliares a execução do conhecimento em exercícios tipo exame e até agora tenho tido resultados bastante positivos.
Também experimentei resolver algumas questões de escolha múltipla e verdadeiro ou falso de exame e consigo com facilidade chegar ao resultado. Os textos parecem simples e fáceis de interpretar conforme o tópico.
Boa sorte e bom estudo!

• Like
Também me vou candidatar a exame e nunca tive a disciplina. O meu método de estudo consiste na aprendizagem da teoria através do livro de preparação para exame da editora Leya e devo dizer que esta disciplina é muito mais fácil do que parece. No final de cada módulo tens testes e exercícios para avaliares a execução do conhecimento em exercícios tipo exame e até agora tenho tido resultados bastante positivos.
Também experimentei resolver algumas questões de escolha múltipla e verdadeiro ou falso de exame e consigo com facilidade chegar ao resultado. Os textos parecem simples e fáceis de interpretar conforme o tópico.
Boa sorte e bom estudo!
É oq tbm tenho feito.. eu sempre tive aquela facilidade de aprender as coisas kkk. Por isso éq tb csg acertar nos resultados .

• Like
Reactions: RuiWagner
Olá 🙂.
No próximo ano (2020) irei-me candidatar ao exame de biologia e geologia. Já não é a primeira vez que realizo este exame e das vezes que o fiz não consegui atingir os meus objetivos. Por isso gostaria de saber se alguém tem algum conselho relativamente a como se deve estudar para este exame de modo a obter uma boa nota, livros que ajudem ou algum método bom para tal.

Olá 🙂.
No próximo ano (2020) irei-me candidatar ao exame de biologia e geologia. Já não é a primeira vez que realizo este exame e das vezes que o fiz não consegui atingir os meus objetivos. Por isso gostaria de saber se alguém tem algum conselho relativamente a como se deve estudar para este exame de modo a obter uma boa nota, livros que ajudem ou algum método bom para tal.

Olá! Este ano farei o exame pela terceira vez porque ainda não consegui atingir o meu objetivo, no entanto de 2018 para 2019 adotei um método completamente diferente e consegui subir 3 valores a minha nota (de 13,5 para 16,5). O que eu fiz foi em vez de perder tempo com milhões de resumos e tentar construir a minha própria "sebenta" de biologia, fiz esquemas da matéria, tentei enquadrar a matéria de um capitulo em uma ou duas folhas A4 com esquemas e definições e fiz muitos, MUITOS exercícios. No que toca a exercícios, honestamente, nada como o manual do IAVE. São exercícios de exame e de testes intermédios, mas estão organizados por capítulos e ajuda-te a compreender que nível de detalhe ou que género de perguntas pode sair em exame nacional. É enorme mas se já te estás a preparar, como eu, vais ter tempo de o acabar e de fazer muito mais! Este ano estou a ter explicações e tenho feito testes de várias escolas facultados por amigos e pela explicadora para ir "acompanhando" a matéria como se estivesse em aula, mas mais á frente tenciono voltar a fazer os exercícios do manual do IAVE, e quem sabe de outro manual de apoio a exame.

Boa Sorte!! :)

Olá! Este ano farei o exame pela terceira vez porque ainda não consegui atingir o meu objetivo, no entanto de 2018 para 2019 adotei um método completamente diferente e consegui subir 3 valores a minha nota (de 13,5 para 16,5). O que eu fiz foi em vez de perder tempo com milhões de resumos e tentar construir a minha própria "sebenta" de biologia, fiz esquemas da matéria, tentei enquadrar a matéria de um capitulo em uma ou duas folhas A4 com esquemas e definições e fiz muitos, MUITOS exercícios. No que toca a exercícios, honestamente, nada como o manual do IAVE. São exercícios de exame e de testes intermédios, mas estão organizados por capítulos e ajuda-te a compreender que nível de detalhe ou que género de perguntas pode sair em exame nacional. É enorme mas se já te estás a preparar, como eu, vais ter tempo de o acabar e de fazer muito mais! Este ano estou a ter explicações e tenho feito testes de várias escolas facultados por amigos e pela explicadora para ir "acompanhando" a matéria como se estivesse em aula, mas mais á frente tenciono voltar a fazer os exercícios do manual do IAVE, e quem sabe de outro manual de apoio a exame.

Eu não cheguei a usar muito o do IAVE mas de certo que será dos melhores visto que é puramente exercícios de exame os quais são incríveis para estudar para o exame, outros livros de apoio muitas vezes têm exercícios completamente inúteis para o exame.

Olá :) , muito obrigada por responderes.

Boa tarde,
Se alguém souber o que não sai no exame, podem dizer-me, ajudaria imenso. Sei que ainda é cedo, mas qualquer informação seria útil.
Obrigada

Boa tarde,
Se alguém souber o que não sai no exame, podem dizer-me, ajudaria imenso. Sei que ainda é cedo, mas qualquer informação seria útil.
Obrigada
Da matéria que está nas Aprendizagens Essenciais, pode sair tudo.
Não te queria dar a resposta cliché, mas a verdade é que se disserem que alguma coisa não sai podem estar a induzir-te em erro.

Eu nunca tive biologia. Vou fazer o exame nacional para prova de ingresso pois preciso dele.
Tenho o livro da porto editora 2020 para estudar.
Acham que consigo tirar uma boa nota mesmo não tendo ninguém explicando a matéria?
Quais os conselhos que me dão para estudar?
olá!
a matéria é muito extensa, e é um bocado arriscado. no entanto, com um bom estudo, acredito que chegues lá! recomendo muito comprar o livro de Biologia e Geologia do IAVE, com exercícios de exames e testes intermédios, ou procurar o pdf (acho que está disponível aqui no fórum). o exame tem uma estrutura muito singular, com perguntas de escolha múltipla na qual a resposta não é a “certa”, mas sim “a mais certa”. é importante, para além de saber muito bem a matéria, te familiarizares com o formato de perguntas que costumam sair. qualquer coisa que precises, podes mandar mensagem! :)

tenho algumas dúvidas se não houver explicações...
A disciplina é complicada e há muita matéria. Para quem nunca teve vai ser complicado pois há pormenores na matéria que só frequentando as aulas ou tendo explicações se aprendem.
O meu conselho seria para arranjar apontamentos de algum aluno e praticar muito, muito, muito.
Procurar mais exercícios e testes, esse livro não chega e nem vale a pena comprar outros do género.
A partir da Páscoa fazer os exames todos!
De qualquer modo, nada como ter explicações, pois sozinha não me parece que vá haver grande resultado.. Esses livros têm mesmo o básico da matéria e para fazer o exame e ter boa nota é preciso dominar mesmo a matéria, ter bom raciocínio, analisar bem experiências, ligar â matéria e saber até pequenos detalhes, reparar em pequenas ratoeiras. Sozinha e sem nunca ter tido disciplina, não me parece
Já tenho todos os apontamentos necessários foram meses de muito esforço e dedicação, com muita pesquisa. Agora é so praticar, sabes de algum site que tenhas testes ou assim^?

Já tenho todos os apontamentos necessários foram meses de muito esforço e dedicação, com muita pesquisa. Agora é so praticar, sabes de algum site que tenhas testes ou assim^?

O site do professor José Carlos Morais tem alguns testes de Biologia e Geologia de 10º e 11º. Arranjares um pdf de um livro do IAVE de BG também seria ótimo visto que esses livros do IAVE são compilados de ex's de exame, separados por matérias.

• Like
Venho de Línguas e Humanidades mas este ano decidi realizar o exame de Biologia visto que nenhum curso me agrada na área das Humanidades. No entanto estou a ter algumas dificuldades no estudo para este exame pois pelo que percebi o método de estudo necessário para esta disciplina é bastante diferente. Enquanto para História apenas fiz o resumo da matéria e nos últimos dias decorei a matéria toda acabando por ter 18, aqui tenho a sensação que é bastante diferente visto que nunca fiz mapas de conceitos, entre outras coisas. Será que me poderiam dar algumas dicas? Obrigado

Venho de Línguas e Humanidades mas este ano decidi realizar o exame de Biologia visto que nenhum curso me agrada na área das Humanidades. No entanto estou a ter algumas dificuldades no estudo para este exame pois pelo que percebi o método de estudo necessário para esta disciplina é bastante diferente. Enquanto para História apenas fiz o resumo da matéria e nos últimos dias decorei a matéria toda acabando por ter 18, aqui tenho a sensação que é bastante diferente visto que nunca fiz mapas de conceitos, entre outras coisas. Será que me poderiam dar algumas dicas? Obrigado
Olá! segundo a minha experiência é bastante importante saberes a matéria de trás para a frente de modo que mesmo com os nervos não tenhas nenhuma "branca". No entanto saber só a matéria não chega vez que para o exame de biologia e geologia temos de relacionar as matérias com documentos que muitas vezes não conhecemos. É uma questão de perspicácia. Portanto aconselho-te a começares por exercícios mais simples, e depois passares para exercícios tipo exame para tanto consolidar a matéria mas também ajudar na perspicácia. Espero ter ajudado!

• Like
Reactions: faagrac