Exame Nacional de Biologia e Geologia 702 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitido o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1625362153063.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
Outros exames entre 1997 e 2019.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 3 de julho de 2021.

Última edição:
Olá, boa noite.
No exame de biologia e geologia de 2021, poderá sair o sistema solar e o sistema nervoso?
Obrigada

O sistema solar já não faz parte do programa e o sistema nervoso também não, o que pode sair do sistema nervoso é a parte relacionada com os canais iónicos, a bomba de Na+ e K+ e o impulso nervoso.

• Like
Reactions: carina brígida
Olá malta, tendo em conta a dificuldade dos outros exames que já foram feitos até agora, acham que o IAVE nos vai lixar muito também? É que tenho medo que saiam coisas que eles saibam que nós não percebemos tão bem (como a respiração celular) só mesmo para muitos não terem as notas que precisam para entrar na uni. Eu por exemplo preciso de ter mais de 160 para entrar sem problemas e tenho medo que o exame seja inacessível. Como acham que vai ser?

Existe componente prática?
Sim.
Post automatically merged:

Olá malta, tendo em conta a dificuldade dos outros exames que já foram feitos até agora, acham que o IAVE nos vai lixar muito também? É que tenho medo que saiam coisas que eles saibam que nós não percebemos tão bem (como a respiração celular) só mesmo para muitos não terem as notas que precisam para entrar na uni. Eu por exemplo preciso de ter mais de 160 para entrar sem problemas e tenho medo que o exame seja inacessível. Como acham que vai ser?
Não te preocupes com isso, logo veremos. Uns dizem que o exame de FQ foi dificil outros dizem que foi fácil, isto depende sempre do estudo de cada pessoa. Se estás bem preparada, provavelmente vai correr bem :)

Olá. A Quimiossíntese sai?
Penso que tenha saído das aprendizagens essenciais, não tendo sido recentemente avaliada em exames, mas, para teres mais segurança, podes dar uma olhada.

• Like
Reactions: alexandra22987
Sim.

Não te preocupes com isso, logo veremos. Uns dizem que o exame de FQ foi dificil outros dizem que foi fácil, isto depende sempre do estudo de cada pessoa. Se estás bem preparada, provavelmente vai correr bem :)

Penso que tenha saído das aprendizagens essenciais, não tendo sido recentemente avaliada em exames, mas, para teres mais segurança, podes dar uma olhada.
Boas, eu sou aluno externo. Podes explicar em que consiste a componente prática, que conselhos tens e se costuma ser relativamente complicado?
Obrigado

Boas, eu sou aluno externo. Podes explicar em que consiste a componente prática, que conselhos tens e se costuma ser relativamente complicado?
Obrigado
Normalmente, através da interpretação do texto, tens de saber identificar o grupo de controlo e experimental, perceber qual é o objetivo da experiência, conseguir tirar conclusões do resultado da experiência, etc. A melhor dica que te dou é fazeres exercícios de exame sobre isto.

• Like
Reactions: LeoSantos
Normalmente, através da interpretação do texto, tens de saber identificar o grupo de controlo e experimental, perceber qual é o objetivo da experiência, conseguir tirar conclusões do resultado da experiência, etc. A melhor dica que te dou é fazeres exercícios de exame sobre isto.
Obrigado

Olá! Tenho feito exames dos anos anteriores para praticar, mas tenho sempre uma dúvida em relação à estrutura das perguntas abertas.
Eu costumo responder às perguntas abertas por tópicos de resposta, tal como estão os critérios de correção, mas tenho receio que não aceitem a reposta por tópicos.
Acham que a reposta pode ser descontada ou não há problema?
Obrigada!!

Olá! Alguém me sabe ajudar a identificar o grupo controlo numa experiência? É das coisas em que mais falho, não percebo se é o grupo em que não é manipulada a variável independente ou se há outro critério... Ajuda por favor!

Olá! Alguém me sabe ajudar a identificar o grupo controlo numa experiência? É das coisas em que mais falho, não percebo se é o grupo em que não é manipulada a variável independente ou se há outro critério... Ajuda por favor!
O grupo de controlo é sempre aquele em que a variável independente não atua. Ele serve para ser a referência para comparares com os resultados do grupo experimental. Que eu me lembre acho que não existe outro critério 😅

Olá @Lucianarrs
Bom dia, é verdade que vai haver mais questões no exame? E as perguntas opcionais vão valer menos?
O número de perguntas é exatamente o mesmo do ano passado (25 perguntas). Tens é mais perguntas obrigatórias (18 este ano vs. 10 no ano passado), do que opcionais (7 que tens de responder este ano vs. 15 que tinhas de ter respondidas no ano passado).

• Like
Reactions: Francisco T.
Olá boa tarde alguém me sabe esclarecer esta dúvida: eu vou repetir este ano o exame de biologia e geologia, eu sei que se tirar menos do que aquilo que tive mantenho a nota do ano passado, mas existe alguma nota mínima por exemplo não poder tirar menos do que 9,5?

Olá @Carol Batista
Olá boa tarde alguém me sabe esclarecer esta dúvida: eu vou repetir este ano o exame de biologia e geologia, eu sei que se tirar menos do que aquilo que tive mantenho a nota do ano passado, mas existe alguma nota mínima por exemplo não poder tirar menos do que 9,5?
A única consequência de teres menos de 9,5 é não poderes usar esse exame como prova de ingresso.

Obrigada pela resposta!
Então quer dizer que se este ano tirar menos do que 9,5 não mantenho a nota que tive no exame do ano passado?
Não podes usar o exame deste ano, mas se tens um de ano anterior válido, podes usar.

Nunca fiz exame de biologia e geologia. O que é ao certo componente prática? Tenho de usar microscópio ou algo assim?

Nunca fiz exame de biologia e geologia. O que é ao certo componente prática? Tenho de usar microscópio ou algo assim?
Não 😅 acho que quando falam de componente prática estão a referir-se a uma parte do exame onde descrevem-te uma experiência. Normalmente perguntam-te em escolhas múltiplas qual é a variável independente, depende etc, e ligam a experiência com conceitos das apresentações essenciais

• Like
Reactions: LeoSantos