Exame Nacional de Biologia e Geologia 702 2021

 
Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitido o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1625362153063.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
Outros exames entre 1997 e 2019.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 3 de julho de 2021.
 
Última edição:
eu tenho uma dúvida...
a nota do último colocado ( 1° ou 2° fase ) é a nota q eu preciso de ter no mínimo para entrar no curso?
se alguém pudesse explicar como funciona +/- agradecia muito
 
eu tenho uma dúvida...
a nota do último colocado ( 1° ou 2° fase ) é a nota q eu preciso de ter no mínimo para entrar no curso?
se alguém pudesse explicar como funciona +/- agradecia muito
Creio que não. Acho que é apenas a nota da última pessoa que entrou pelo contingente geral
 
eu tenho uma dúvida...
a nota do último colocado ( 1° ou 2° fase ) é a nota q eu preciso de ter no mínimo para entrar no curso?
se alguém pudesse explicar como funciona +/- agradecia muito
Boa tarde.
De forma alguma. Trata-se apenas de uma referência do que aconteceu no ano anterior. Num ano normal seria um bom indicador para avaliares as chances de entrares. Num ano como este e o último é apenas um número que tende a não ser uma referência muito útil.
Aquilo que é obrigatório é o que está descrito na página web do curso ao qual te queres candidatar. Varia consoante a situação mas regra geral é nota mínima de 9,5 nos dois exames de prova de ingresso e nota mínima de 9,5 no cálculo ponderado de média interna+ exames ( normalmente 0,5* nota interna + 0,5* média das provas de ingresso).
Boa sorte!
 
Boa noite! Pelos vistos os critérios do exame de biologia e geologia vão ser melhorados, alguém sabe o que é que se passou e vai acontecer em concreto? Obrigada!
Olá Maria!! Nem estava a par dessa noticia mas encontrei isto: APPBG

Após uma análise mais fina da prova de exame e auscultados os nossos associados, apresentamos mais alguns contributos e comentários reflexivos:

  • Grupo I – item 9, consideramos que:
a) tópico A - deverá ser contemplada a opção: "A microplaca placa Ibérica deslocou-se dos 30º N para os 38º/38º 41' N", apenas.
b) tópico B - uma vez que não existe informação que permita ao aluno concluir que a microplaca Ibérica veio a colidir com a Placa Eurasiática por influência da Placa Africana, propomos a introdução da opção: "A mudança de posição da microplaca Ibérica levou à sua colisão com a Placa Eurasiática". Note-se que o contexto tectónico em análise não é uma referência nas AE, não havendo suporte nos documentos que permitam concluir o tópico B. Além do mais, a
referência ao "Proto-Atlântico" poderá induzir o aluno a pensar noutras possibilidades (a presença de um rifte associado à linha tracejada na Figura 2, nomeadamente), diferentes da que o tópico B preconiza.

  • Grupo I – item 11, a referência às "tétradas" deveria ser acompanhada de "cromatídicas", tendo em conta o facto de também existir o conceito de "tétradas celulares", com diferente significado. A palavra “tétrada” significa apenas “quatro”, o que pode levar o aluno a pensar que a opção não estaria correta. Além disso, só por si, a palavra não tem significado biológico.
  • Grupo I – item 12, em que medida as alíneas a) e c) (versão 1) se excluem, uma vez que, mesmo quando fixos, os gametófitos também têm os sexos separados?
  • Grupo I – item 15, tendo em conta o tipo de ciclo de vida escolhido e a informação do texto de apoio, justifica-se a aceitação de uma opção que inclua "a produção de dois tipos de esporos, em tempos diferentes", como uma vantagem reprodutiva.
  • Grupo I - item 16, não há uma referência explícita sobre o aumento ou a redução do hidrodinamismo, podendo este facto abrir outras possibilidades de resposta, tais como: "a redução do hidrodinamismo pode levar à acumulação de mais conchas no local, o que favorece a fixação das algas". Propomos a aceitação, como alternativa a "plataforma rochosa", de expressões como "substrato rochoso", "rochas", "superfície dura", tal como referido no texto de apoio ao item.
  • Grupo I - item 21, no tópico B, a especificação da caracteristica ("a proteína") não deverá ser considerada como um requisito darwinista, uma vez que não é exigida no tópico A (Lamarkismo). Assim, propomos a opção: "O ambiente selecionou os indivíduos da população capazes de resistir melhor ao stress térmico", equilibrando, deste modo, o que se exige nos dois tópicos.
  • Grupo II - no tópico B deverá aceitar-se outras possibilidades, tais como a comparação entre as provetas A e C, que permitem, igualmente, concluir o tópico C.
  • Grupo III – item 6, relativamente ao tópico B, a sobre-extração da água pode levar o aluno a respostas alternativas como:
a) "a sobre-extração das águas subterrâneas, que provoca a diminuição do volume de água no aquífero, leva ao esgotamento deste recurso, o que provoca a mudança da população de Jacarta";
b) "a sobre-extração das águas subterrâneas em regiões costeiras como Jacarta, favorece o avanço da cunha salina, inviabilizando a exploração dos aquíferos, levando à mudança da população de Jacarta".
Note-se que ambas as propostas respondem de forma correta e plausível ao item, sem ocorrer necessariamente o abatimento dos terrenos, pelo que deverão ser consideradas.

Proposta de reflexão:
Vários itens da prova de 2021 e das provas de 2020 abordam questões relativas à dinâmica litoral/zonas costeiras, assunto anteriormente abordado no subtema "Ocupação antrópica e problemas de ordenamento". Sendo-lhe reconhecida toda a sua importância, verificada a insistência na sua avaliação, bem como a atualidade do tema, consideramos que seria de refletir sobre a possibilidade deste ponto ser incluído nas AE. Caso contrário, seremos obrigados a considerar que alguns dos itens estão no limiar ou para lá das AE.

Ao que parece o IAVE está ciente disto e dai essa possível alteração nos critérios, dai a notícia avançada pelo Público: Critérios de correcção do exame de Biologia e Geologia vão ser “melhorados”
 
Olá Maria!! Nem estava a par dessa noticia mas encontrei isto: APPBG

Após uma análise mais fina da prova de exame e auscultados os nossos associados, apresentamos mais alguns contributos e comentários reflexivos:

  • Grupo I – item 9, consideramos que:
a) tópico A - deverá ser contemplada a opção: "A microplaca placa Ibérica deslocou-se dos 30º N para os 38º/38º 41' N", apenas.
b) tópico B - uma vez que não existe informação que permita ao aluno concluir que a microplaca Ibérica veio a colidir com a Placa Eurasiática por influência da Placa Africana, propomos a introdução da opção: "A mudança de posição da microplaca Ibérica levou à sua colisão com a Placa Eurasiática". Note-se que o contexto tectónico em análise não é uma referência nas AE, não havendo suporte nos documentos que permitam concluir o tópico B. Além do mais, a
referência ao "Proto-Atlântico" poderá induzir o aluno a pensar noutras possibilidades (a presença de um rifte associado à linha tracejada na Figura 2, nomeadamente), diferentes da que o tópico B preconiza.

  • Grupo I – item 11, a referência às "tétradas" deveria ser acompanhada de "cromatídicas", tendo em conta o facto de também existir o conceito de "tétradas celulares", com diferente significado. A palavra “tétrada” significa apenas “quatro”, o que pode levar o aluno a pensar que a opção não estaria correta. Além disso, só por si, a palavra não tem significado biológico.
  • Grupo I – item 12, em que medida as alíneas a) e c) (versão 1) se excluem, uma vez que, mesmo quando fixos, os gametófitos também têm os sexos separados?
  • Grupo I – item 15, tendo em conta o tipo de ciclo de vida escolhido e a informação do texto de apoio, justifica-se a aceitação de uma opção que inclua "a produção de dois tipos de esporos, em tempos diferentes", como uma vantagem reprodutiva.
  • Grupo I - item 16, não há uma referência explícita sobre o aumento ou a redução do hidrodinamismo, podendo este facto abrir outras possibilidades de resposta, tais como: "a redução do hidrodinamismo pode levar à acumulação de mais conchas no local, o que favorece a fixação das algas". Propomos a aceitação, como alternativa a "plataforma rochosa", de expressões como "substrato rochoso", "rochas", "superfície dura", tal como referido no texto de apoio ao item.
  • Grupo I - item 21, no tópico B, a especificação da caracteristica ("a proteína") não deverá ser considerada como um requisito darwinista, uma vez que não é exigida no tópico A (Lamarkismo). Assim, propomos a opção: "O ambiente selecionou os indivíduos da população capazes de resistir melhor ao stress térmico", equilibrando, deste modo, o que se exige nos dois tópicos.
  • Grupo II - no tópico B deverá aceitar-se outras possibilidades, tais como a comparação entre as provetas A e C, que permitem, igualmente, concluir o tópico C.
  • Grupo III – item 6, relativamente ao tópico B, a sobre-extração da água pode levar o aluno a respostas alternativas como:
a) "a sobre-extração das águas subterrâneas, que provoca a diminuição do volume de água no aquífero, leva ao esgotamento deste recurso, o que provoca a mudança da população de Jacarta";
b) "a sobre-extração das águas subterrâneas em regiões costeiras como Jacarta, favorece o avanço da cunha salina, inviabilizando a exploração dos aquíferos, levando à mudança da população de Jacarta".
Note-se que ambas as propostas respondem de forma correta e plausível ao item, sem ocorrer necessariamente o abatimento dos terrenos, pelo que deverão ser consideradas.

Proposta de reflexão:
Vários itens da prova de 2021 e das provas de 2020 abordam questões relativas à dinâmica litoral/zonas costeiras, assunto anteriormente abordado no subtema "Ocupação antrópica e problemas de ordenamento". Sendo-lhe reconhecida toda a sua importância, verificada a insistência na sua avaliação, bem como a atualidade do tema, consideramos que seria de refletir sobre a possibilidade deste ponto ser incluído nas AE. Caso contrário, seremos obrigados a considerar que alguns dos itens estão no limiar ou para lá das AE.

Ao que parece o IAVE está ciente disto e dai essa possível alteração nos critérios, dai a notícia avançada pelo Público: Critérios de correcção do exame de Biologia e Geologia vão ser “melhorados”
Muitíssimo obrigada! Só não sei como é que vão proceder agora, especialmente relativamente ao último tópico!
 
  • Like
Reactions: Fábio T.
Muitíssimo obrigada! Só não sei como é que vão proceder agora, especialmente relativamente ao último tópico!
Também não, provavelmente vão alterar os critérios de correção e enviar para os professores de modo a permitir a correção dos exames sem esses problemas mencionados pela APPBG
 
  • Love
Reactions: Eu sou a Maria
Boa noite! Pelos vistos os critérios do exame de biologia e geologia vão ser melhorados, alguém sabe o que é que se passou e vai acontecer em concreto? Obrigada!
acho q só falaram mesmo disso , n especificaram oq , mas é esperar pelo dia 2
Post automatically merged:

Creio que não. Acho que é apenas a nota da última pessoa que entrou pelo contingente geral
eu acabei este ano o 12° no curso profissional e fiz o exame de bg cm prova de ingresso para o curso de enfermagem
em relação á nota de candidatura, na Universidade do Minho é 50% ( média do curso ) + 50% (prova de ingresso) para o ensino regular ( acho)
para os cursos profissionais tmb funciona assim?
 
Última edição:
  • Like
Reactions: Eu sou a Maria
acho q só falaram mesmo disso , n especificaram oq , mas é esperar pelo dia 2
Post automatically merged:


eu acabei este ano o 12° no curso profissional e fiz o exame de bg cm prova de ingresso para o curso de enfermagem
em relação á nota de candidatura, na Universidade do Minho é 50% ( média do curso ) + 50% (prova de ingresso) para o ensino regular ( acho)
para os cursos profissionais tmb funciona assim?
Olá.
Eu não tenho a certeza, o @davis ou o @Edgar H conseguem explicar melhor como isso funciona. Já procurastes por alguma informação no site da Universidade do Minho? Desculpa não conseguir ser mais útil
 
  • Like
Reactions: davis and Edgar H
  • Like
Reactions: Fábio T.
Boa tarde. Pelo que percebi os critérios do exame vão ser melhorados,mas não sei se alguém já comentou a questão 2,do Grupo 2.
Sei que perdi mais de 5 minutos a ler essa questão e todas as respostas a meu ver estão erradas. Simplesmente eu não sabia qual selecionar e no meu caso isso resulta na perda de 8 pontos. Eles dão como certa a opção D (versão 2). Mas a rigor ela está errada também, a utilização da parafina apenas valida a experiência, não tem propriamente a ver com a fiabilidade dos resultados. Esse termo foi mal utilizado a meu ver.
 
  • Like
Reactions: bbarbosa7
Boa tarde. Pelo que percebi os critérios do exame vão ser melhorados,mas não sei se alguém já comentou a questão 2,do Grupo 2.
Sei que perdi mais de 5 minutos a ler essa questão e todas as respostas a meu ver estão erradas. Simplesmente eu não sabia qual selecionar e no meu caso isso resulta na perda de 8 pontos. Eles dão como certa a opção D (versão 2). Mas a rigor ela está errada também, a utilização da parafina apenas valida a experiência, não tem propriamente a ver com a fiabilidade dos resultados. Esse termo foi mal utilizado a meu ver.
A parafina serve para impermeabilizar as provetas utilizadas. Deste modo, contribui para a fiabilidade dos resultados, já que a diminuição do volume de água provém unicamente da absorção realizada pelas folhas e não de outros factores externos, como uma eventual evaporação.