Olá Maria!! Nem estava a par dessa noticia mas encontrei isto:
APPBG
Após uma análise mais fina da prova de exame e auscultados os nossos associados, apresentamos mais alguns contributos e comentários reflexivos:
- Grupo I – item 9, consideramos que:
a) tópico A - deverá ser contemplada a opção: "A microplaca placa Ibérica deslocou-se dos 30º N para os 38º/38º 41' N", apenas.
b) tópico B - uma vez que não existe informação que permita ao aluno concluir que a microplaca Ibérica veio a colidir com a Placa Eurasiática por influência da Placa Africana, propomos a introdução da opção: "A mudança de posição da microplaca Ibérica levou à sua colisão com a Placa Eurasiática". Note-se que o contexto tectónico em análise não é uma referência nas AE, não havendo suporte nos documentos que permitam concluir o tópico B. Além do mais, a
referência ao "Proto-Atlântico" poderá induzir o aluno a pensar noutras possibilidades (a presença de um rifte associado à linha tracejada na Figura 2, nomeadamente), diferentes da que o tópico B preconiza.
- Grupo I – item 11, a referência às "tétradas" deveria ser acompanhada de "cromatídicas", tendo em conta o facto de também existir o conceito de "tétradas celulares", com diferente significado. A palavra “tétrada” significa apenas “quatro”, o que pode levar o aluno a pensar que a opção não estaria correta. Além disso, só por si, a palavra não tem significado biológico.
- Grupo I – item 12, em que medida as alíneas a) e c) (versão 1) se excluem, uma vez que, mesmo quando fixos, os gametófitos também têm os sexos separados?
- Grupo I – item 15, tendo em conta o tipo de ciclo de vida escolhido e a informação do texto de apoio, justifica-se a aceitação de uma opção que inclua "a produção de dois tipos de esporos, em tempos diferentes", como uma vantagem reprodutiva.
- Grupo I - item 16, não há uma referência explícita sobre o aumento ou a redução do hidrodinamismo, podendo este facto abrir outras possibilidades de resposta, tais como: "a redução do hidrodinamismo pode levar à acumulação de mais conchas no local, o que favorece a fixação das algas". Propomos a aceitação, como alternativa a "plataforma rochosa", de expressões como "substrato rochoso", "rochas", "superfície dura", tal como referido no texto de apoio ao item.
- Grupo I - item 21, no tópico B, a especificação da caracteristica ("a proteína") não deverá ser considerada como um requisito darwinista, uma vez que não é exigida no tópico A (Lamarkismo). Assim, propomos a opção: "O ambiente selecionou os indivíduos da população capazes de resistir melhor ao stress térmico", equilibrando, deste modo, o que se exige nos dois tópicos.
- Grupo II - no tópico B deverá aceitar-se outras possibilidades, tais como a comparação entre as provetas A e C, que permitem, igualmente, concluir o tópico C.
- Grupo III – item 6, relativamente ao tópico B, a sobre-extração da água pode levar o aluno a respostas alternativas como:
a) "a sobre-extração das águas subterrâneas, que provoca a diminuição do volume de água no aquífero, leva ao esgotamento deste recurso, o que provoca a mudança da população de Jacarta";
b) "a sobre-extração das águas subterrâneas em regiões costeiras como Jacarta, favorece o avanço da cunha salina, inviabilizando a exploração dos aquíferos, levando à mudança da população de Jacarta".
Note-se que ambas as propostas respondem de forma correta e plausível ao item, sem ocorrer necessariamente o abatimento dos terrenos, pelo que deverão ser consideradas.
Proposta de reflexão:
Vários itens da prova de 2021 e das provas de 2020 abordam questões relativas à dinâmica litoral/zonas costeiras, assunto anteriormente abordado no subtema "Ocupação antrópica e problemas de ordenamento". Sendo-lhe reconhecida toda a sua importância, verificada a insistência na sua avaliação, bem como a atualidade do tema, consideramos que seria de refletir sobre a possibilidade deste ponto ser incluído nas AE. Caso contrário, seremos obrigados a considerar que alguns dos itens estão no limiar ou para lá das AE.
Ao que parece o IAVE está ciente disto e dai essa possível alteração nos critérios, dai a notícia avançada pelo Público:
Critérios de correcção do exame de Biologia e Geologia vão ser “melhorados”