Exame Nacional de Biologia e Geologia 702 2021

 
Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitido o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

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1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
Outros exames entre 1997 e 2019.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 3 de julho de 2021.
 
Última edição:

Beatter2002

Membro Veterano
Matrícula
8 Fevereiro 2020
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294
Curso
Profissional
Instituição
Braga
eu tenho uma dúvida...
a nota do último colocado ( 1° ou 2° fase ) é a nota q eu preciso de ter no mínimo para entrar no curso?
se alguém pudesse explicar como funciona +/- agradecia muito
 

Fábio T.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2021
Mensagens
202
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
eu tenho uma dúvida...
a nota do último colocado ( 1° ou 2° fase ) é a nota q eu preciso de ter no mínimo para entrar no curso?
se alguém pudesse explicar como funciona +/- agradecia muito
Creio que não. Acho que é apenas a nota da última pessoa que entrou pelo contingente geral
 

AMFS

Membro
Matrícula
14 Abril 2020
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21
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Universidade de Aveiro
eu tenho uma dúvida...
a nota do último colocado ( 1° ou 2° fase ) é a nota q eu preciso de ter no mínimo para entrar no curso?
se alguém pudesse explicar como funciona +/- agradecia muito
Boa tarde.
De forma alguma. Trata-se apenas de uma referência do que aconteceu no ano anterior. Num ano normal seria um bom indicador para avaliares as chances de entrares. Num ano como este e o último é apenas um número que tende a não ser uma referência muito útil.
Aquilo que é obrigatório é o que está descrito na página web do curso ao qual te queres candidatar. Varia consoante a situação mas regra geral é nota mínima de 9,5 nos dois exames de prova de ingresso e nota mínima de 9,5 no cálculo ponderado de média interna+ exames ( normalmente 0,5* nota interna + 0,5* média das provas de ingresso).
Boa sorte!
 

Fábio T.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2021
Mensagens
202
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
Boa noite! Pelos vistos os critérios do exame de biologia e geologia vão ser melhorados, alguém sabe o que é que se passou e vai acontecer em concreto? Obrigada!
Olá Maria!! Nem estava a par dessa noticia mas encontrei isto: APPBG

Após uma análise mais fina da prova de exame e auscultados os nossos associados, apresentamos mais alguns contributos e comentários reflexivos:

  • Grupo I – item 9, consideramos que:
a) tópico A - deverá ser contemplada a opção: "A microplaca placa Ibérica deslocou-se dos 30º N para os 38º/38º 41' N", apenas.
b) tópico B - uma vez que não existe informação que permita ao aluno concluir que a microplaca Ibérica veio a colidir com a Placa Eurasiática por influência da Placa Africana, propomos a introdução da opção: "A mudança de posição da microplaca Ibérica levou à sua colisão com a Placa Eurasiática". Note-se que o contexto tectónico em análise não é uma referência nas AE, não havendo suporte nos documentos que permitam concluir o tópico B. Além do mais, a
referência ao "Proto-Atlântico" poderá induzir o aluno a pensar noutras possibilidades (a presença de um rifte associado à linha tracejada na Figura 2, nomeadamente), diferentes da que o tópico B preconiza.

  • Grupo I – item 11, a referência às "tétradas" deveria ser acompanhada de "cromatídicas", tendo em conta o facto de também existir o conceito de "tétradas celulares", com diferente significado. A palavra “tétrada” significa apenas “quatro”, o que pode levar o aluno a pensar que a opção não estaria correta. Além disso, só por si, a palavra não tem significado biológico.
  • Grupo I – item 12, em que medida as alíneas a) e c) (versão 1) se excluem, uma vez que, mesmo quando fixos, os gametófitos também têm os sexos separados?
  • Grupo I – item 15, tendo em conta o tipo de ciclo de vida escolhido e a informação do texto de apoio, justifica-se a aceitação de uma opção que inclua "a produção de dois tipos de esporos, em tempos diferentes", como uma vantagem reprodutiva.
  • Grupo I - item 16, não há uma referência explícita sobre o aumento ou a redução do hidrodinamismo, podendo este facto abrir outras possibilidades de resposta, tais como: "a redução do hidrodinamismo pode levar à acumulação de mais conchas no local, o que favorece a fixação das algas". Propomos a aceitação, como alternativa a "plataforma rochosa", de expressões como "substrato rochoso", "rochas", "superfície dura", tal como referido no texto de apoio ao item.
  • Grupo I - item 21, no tópico B, a especificação da caracteristica ("a proteína") não deverá ser considerada como um requisito darwinista, uma vez que não é exigida no tópico A (Lamarkismo). Assim, propomos a opção: "O ambiente selecionou os indivíduos da população capazes de resistir melhor ao stress térmico", equilibrando, deste modo, o que se exige nos dois tópicos.
  • Grupo II - no tópico B deverá aceitar-se outras possibilidades, tais como a comparação entre as provetas A e C, que permitem, igualmente, concluir o tópico C.
  • Grupo III – item 6, relativamente ao tópico B, a sobre-extração da água pode levar o aluno a respostas alternativas como:
a) "a sobre-extração das águas subterrâneas, que provoca a diminuição do volume de água no aquífero, leva ao esgotamento deste recurso, o que provoca a mudança da população de Jacarta";
b) "a sobre-extração das águas subterrâneas em regiões costeiras como Jacarta, favorece o avanço da cunha salina, inviabilizando a exploração dos aquíferos, levando à mudança da população de Jacarta".
Note-se que ambas as propostas respondem de forma correta e plausível ao item, sem ocorrer necessariamente o abatimento dos terrenos, pelo que deverão ser consideradas.

Proposta de reflexão:
Vários itens da prova de 2021 e das provas de 2020 abordam questões relativas à dinâmica litoral/zonas costeiras, assunto anteriormente abordado no subtema "Ocupação antrópica e problemas de ordenamento". Sendo-lhe reconhecida toda a sua importância, verificada a insistência na sua avaliação, bem como a atualidade do tema, consideramos que seria de refletir sobre a possibilidade deste ponto ser incluído nas AE. Caso contrário, seremos obrigados a considerar que alguns dos itens estão no limiar ou para lá das AE.

Ao que parece o IAVE está ciente disto e dai essa possível alteração nos critérios, dai a notícia avançada pelo Público: Critérios de correcção do exame de Biologia e Geologia vão ser “melhorados”
 
Matrícula
1 Dezembro 2017
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98
Olá Maria!! Nem estava a par dessa noticia mas encontrei isto: APPBG

Após uma análise mais fina da prova de exame e auscultados os nossos associados, apresentamos mais alguns contributos e comentários reflexivos:

  • Grupo I – item 9, consideramos que:
a) tópico A - deverá ser contemplada a opção: "A microplaca placa Ibérica deslocou-se dos 30º N para os 38º/38º 41' N", apenas.
b) tópico B - uma vez que não existe informação que permita ao aluno concluir que a microplaca Ibérica veio a colidir com a Placa Eurasiática por influência da Placa Africana, propomos a introdução da opção: "A mudança de posição da microplaca Ibérica levou à sua colisão com a Placa Eurasiática". Note-se que o contexto tectónico em análise não é uma referência nas AE, não havendo suporte nos documentos que permitam concluir o tópico B. Além do mais, a
referência ao "Proto-Atlântico" poderá induzir o aluno a pensar noutras possibilidades (a presença de um rifte associado à linha tracejada na Figura 2, nomeadamente), diferentes da que o tópico B preconiza.

  • Grupo I – item 11, a referência às "tétradas" deveria ser acompanhada de "cromatídicas", tendo em conta o facto de também existir o conceito de "tétradas celulares", com diferente significado. A palavra “tétrada” significa apenas “quatro”, o que pode levar o aluno a pensar que a opção não estaria correta. Além disso, só por si, a palavra não tem significado biológico.
  • Grupo I – item 12, em que medida as alíneas a) e c) (versão 1) se excluem, uma vez que, mesmo quando fixos, os gametófitos também têm os sexos separados?
  • Grupo I – item 15, tendo em conta o tipo de ciclo de vida escolhido e a informação do texto de apoio, justifica-se a aceitação de uma opção que inclua "a produção de dois tipos de esporos, em tempos diferentes", como uma vantagem reprodutiva.
  • Grupo I - item 16, não há uma referência explícita sobre o aumento ou a redução do hidrodinamismo, podendo este facto abrir outras possibilidades de resposta, tais como: "a redução do hidrodinamismo pode levar à acumulação de mais conchas no local, o que favorece a fixação das algas". Propomos a aceitação, como alternativa a "plataforma rochosa", de expressões como "substrato rochoso", "rochas", "superfície dura", tal como referido no texto de apoio ao item.
  • Grupo I - item 21, no tópico B, a especificação da caracteristica ("a proteína") não deverá ser considerada como um requisito darwinista, uma vez que não é exigida no tópico A (Lamarkismo). Assim, propomos a opção: "O ambiente selecionou os indivíduos da população capazes de resistir melhor ao stress térmico", equilibrando, deste modo, o que se exige nos dois tópicos.
  • Grupo II - no tópico B deverá aceitar-se outras possibilidades, tais como a comparação entre as provetas A e C, que permitem, igualmente, concluir o tópico C.
  • Grupo III – item 6, relativamente ao tópico B, a sobre-extração da água pode levar o aluno a respostas alternativas como:
a) "a sobre-extração das águas subterrâneas, que provoca a diminuição do volume de água no aquífero, leva ao esgotamento deste recurso, o que provoca a mudança da população de Jacarta";
b) "a sobre-extração das águas subterrâneas em regiões costeiras como Jacarta, favorece o avanço da cunha salina, inviabilizando a exploração dos aquíferos, levando à mudança da população de Jacarta".
Note-se que ambas as propostas respondem de forma correta e plausível ao item, sem ocorrer necessariamente o abatimento dos terrenos, pelo que deverão ser consideradas.

Proposta de reflexão:
Vários itens da prova de 2021 e das provas de 2020 abordam questões relativas à dinâmica litoral/zonas costeiras, assunto anteriormente abordado no subtema "Ocupação antrópica e problemas de ordenamento". Sendo-lhe reconhecida toda a sua importância, verificada a insistência na sua avaliação, bem como a atualidade do tema, consideramos que seria de refletir sobre a possibilidade deste ponto ser incluído nas AE. Caso contrário, seremos obrigados a considerar que alguns dos itens estão no limiar ou para lá das AE.

Ao que parece o IAVE está ciente disto e dai essa possível alteração nos critérios, dai a notícia avançada pelo Público: Critérios de correcção do exame de Biologia e Geologia vão ser “melhorados”
Muitíssimo obrigada! Só não sei como é que vão proceder agora, especialmente relativamente ao último tópico!
 
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Fábio T.

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Muitíssimo obrigada! Só não sei como é que vão proceder agora, especialmente relativamente ao último tópico!
Também não, provavelmente vão alterar os critérios de correção e enviar para os professores de modo a permitir a correção dos exames sem esses problemas mencionados pela APPBG
 
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Beatter2002

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Boa noite! Pelos vistos os critérios do exame de biologia e geologia vão ser melhorados, alguém sabe o que é que se passou e vai acontecer em concreto? Obrigada!
acho q só falaram mesmo disso , n especificaram oq , mas é esperar pelo dia 2
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Creio que não. Acho que é apenas a nota da última pessoa que entrou pelo contingente geral
eu acabei este ano o 12° no curso profissional e fiz o exame de bg cm prova de ingresso para o curso de enfermagem
em relação á nota de candidatura, na Universidade do Minho é 50% ( média do curso ) + 50% (prova de ingresso) para o ensino regular ( acho)
para os cursos profissionais tmb funciona assim?
 
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Fábio T.

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ESEL
acho q só falaram mesmo disso , n especificaram oq , mas é esperar pelo dia 2
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eu acabei este ano o 12° no curso profissional e fiz o exame de bg cm prova de ingresso para o curso de enfermagem
em relação á nota de candidatura, na Universidade do Minho é 50% ( média do curso ) + 50% (prova de ingresso) para o ensino regular ( acho)
para os cursos profissionais tmb funciona assim?
Olá.
Eu não tenho a certeza, o @davis ou o @Edgar H conseguem explicar melhor como isso funciona. Já procurastes por alguma informação no site da Universidade do Minho? Desculpa não conseguir ser mais útil
 
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Edgar H

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Equipa Uniarea
Moderador
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1 Outubro 2018
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Marcio21

Membro Caloiro
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18 Julho 2021
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Boa tarde. Pelo que percebi os critérios do exame vão ser melhorados,mas não sei se alguém já comentou a questão 2,do Grupo 2.
Sei que perdi mais de 5 minutos a ler essa questão e todas as respostas a meu ver estão erradas. Simplesmente eu não sabia qual selecionar e no meu caso isso resulta na perda de 8 pontos. Eles dão como certa a opção D (versão 2). Mas a rigor ela está errada também, a utilização da parafina apenas valida a experiência, não tem propriamente a ver com a fiabilidade dos resultados. Esse termo foi mal utilizado a meu ver.
 
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Idealism

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2020
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4
Curso
Ciências e Tecnologias
Boa tarde. Pelo que percebi os critérios do exame vão ser melhorados,mas não sei se alguém já comentou a questão 2,do Grupo 2.
Sei que perdi mais de 5 minutos a ler essa questão e todas as respostas a meu ver estão erradas. Simplesmente eu não sabia qual selecionar e no meu caso isso resulta na perda de 8 pontos. Eles dão como certa a opção D (versão 2). Mas a rigor ela está errada também, a utilização da parafina apenas valida a experiência, não tem propriamente a ver com a fiabilidade dos resultados. Esse termo foi mal utilizado a meu ver.
A parafina serve para impermeabilizar as provetas utilizadas. Deste modo, contribui para a fiabilidade dos resultados, já que a diminuição do volume de água provém unicamente da absorção realizada pelas folhas e não de outros factores externos, como uma eventual evaporação.