Exame Nacional de Biologia e Geologia 702 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitido o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1625362153063.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
Outros exames entre 1997 e 2019.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 3 de julho de 2021.

Última edição:
Mas houve alguma nova publicação? Como é que sabem que não alteraram os critérios? Não há a hipótese de não terem sido alterados *ainda*?
Sim, houve. Hoje foram publicados os critérios de classificação definitivos, ou seja, a versão final deles.

Sabe-se que não alteraram, simplesmente comparando a versão de trabalho e a versão definitiva.

• Like
Reactions: davis
Os responsáveis da APPBG neste momento a verem que foram completamente ignorados e que o IAVE provavelmente só disse que ia alterar à comunicação social para ficar bem na fotografia:

giphy.gif
Estou a rir mas a vontade de chorar is creeping up on me like leonardo dicaprio in this gif ahaha

• Like
Reactions: davis
ALÔ,
Tenho uma dúvida e gostava que me conseguissem ajudar para não voltar a repetir o mesmo erro no próximo exame. Em pelo menos duas perguntas do exame obtive a cotação 0 só pelo facto de ter referido uma palavra que não era suposto referir (segundo os critérios de correção do professor corretor), a minha questão é como é que eu sei que não posso referir aquelas determinadas palavras que supostamente anulam logo a pergunta?

ALÔOO, precisava de dicas para quem vai ao exame nacional de Biologia e Geologia (segunda fase) !!

Obrigada ☺

ALÔOO, precisava de dicas para quem vai ao exame nacional de Biologia e Geologia (segunda fase) !!

Obrigada ☺
Olá! No meu canal do YouTube, encontras a resolução de vários exames nacionais, com as perguntas todas explicadas (incluindo escolha múltipla). Recomendo que passes por lá!

Nome do canal: “Resolução de Exames de Biologia e Geologia”

Obrigada ☺

Olá 😊 Para estudar para o exame de Biologia e Geologia aconselho a resolver os exercícios dos exames de cada matéria, e não os exames completos. Assim, focas-te no capítulo que estás a estudar, e consegues perceber onde é que ainda tens dúvidas. Além disso, o mais importante é conseguir relacionar e explicar os vários conceitos e processos. Acho que a forma mais fácil de os entender é através de esquemas, fazem parecer tudo muito mais simples.

Se estiveres interessada, eu estou a vender resumos de Biologia e Geologia, que fiz para estudar para o exame do ano passado. Estão bastante completos, e não têm muito texto (está tudo resumido em esquemas, tabelas e em alguns desenhos), a matéria está toda por ordem, por isso até pode ser uma ajuda. Se quiseres obter os resumos, em versão digital, podes mandar-me mensagem :)

Editado por um moderador:
Bom dia,
O que costuma a sair no exame da 2fase de biologia são os mesmo temas dos da 1fase ou costumam a sair outros temas?

Olá, podem sair alguns temas repetidos mas a maioria não será. Deixo-te aqui um " link " do site da Inspiring Future com o que tem saído tanto na 1ª fase como na 2ª fase nos últimos anos para perceberes melhor os temas mais frequentes e teres uma noção do que poderá sair.

Boa sorte. 🙂

Compreendo que o teu objetivo seja ajudar, mas vi essas tabelas a seres disponibilizadas por outra pessoa no tiktok. Não acho nada correto limitares-te a copiar as tabelas e tirar os créditos. Podias simplesmente ter posto aqui as originais...

Vou deixar aqui o link com todas as tabelas (Biologia e Geologia e Matemática A) da pessoa que as criou, devidamente identificadas:
Nossa, que tabelas maravilhosas! Precisava me atualizar! Obrigada

quando saiem os criterios??E onde econtra-los???

🆕 Enunciado e critérios de classificação da 2ª fase adicionados à publicação inicial.

olá, alguém sabe esclarecer-me sobre algumas dúvidas?nao queria abrir um novo tópico para isso.
Realizei agora o exame de BG na 2 fase. Terminei o secundário já em 2009. Acho que vou ter uma nota de exame muito superior à nota final com que terminei a disciplina na altura. A minha dúvida é se no meu caso é possível melhorar a nota para efeitos de acesso ao ensino superior. Já me disseram que sim e nao. Nao basta os códigos da disciplina serem os mesmos? Eu nao senti mudanças propriamente ditas no programa.
A minha segunda dúvida é o que acontece se concretizarmos apenas metade de um tópico de uma pergunta? Há uma questao no exame que cada tópico conta 4 pontos. Eu referi até os dois tópicos, mas nao de forma completa como está nos critérios. Isso implica ter 0 pontos na pergunta?

olá, alguém sabe esclarecer-me sobre algumas dúvidas?nao queria abrir um novo tópico para isso.
Realizei agora o exame de BG na 2 fase. Terminei o secundário já em 2009. Acho que vou ter uma nota de exame muito superior à nota final com que terminei a disciplina na altura. A minha dúvida é se no meu caso é possível melhorar a nota para efeitos de acesso ao ensino superior. Já me disseram que sim e nao. Nao basta os códigos da disciplina serem os mesmos? Eu nao senti mudanças propriamente ditas no programa.
A minha segunda dúvida é o que acontece se concretizarmos apenas metade de um tópico de uma pergunta? Há uma questao no exame que cada tópico conta 4 pontos. Eu referi até os dois tópicos, mas nao de forma completa como está nos critérios. Isso implica ter 0 pontos na pergunta?
Respondendo à 2ª pergunta, o que está nos critérios são apenas pontos cruciais. Podes escrever a resposta nas tuas próprias palavras e ter cotação completa se o avaliador achar que está dentro desses pontos cruciais e tiveres rigor científico. Eu fui apenas à 1ª fase e houve uma pergunta que pediam 2 coisas: Lamarck e Darwin. Eu escrevi nas minhas palavras as 2 teorias aplicadas ao problema mas faltou-me rigor científico, por isso tive 6 em vez de 8. Resumindo, o que tira pontos necessariamente é não escreveres tudo o que te vem à cabeça ou nem usares rigor científico. De resto, eles aceitam. Por isso eu diria que vais ter 6 ou 8 nessa pergunta, dependendo do corretor.