Exame Nacional de Biologia e Geologia 702 2022

Informações sobre este exame nacional:

Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

exameBG2022.jpg

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Exames de anos anteriores (com o sistema de perguntas obrigatórias + opcionais):

EnunciadoCritérios de Classificação
1ª Fase 2021Versão 1 e Versão 2Aqui
2ª Fase 2021Versão 1 e Versão 2Aqui
1ª Fase 2020Versão 1 e Versão 2Aqui
2ª Fase 2020Versão 1 e Versão 2Aqui

Outros exames entre 1997 e 2019. Tem em conta que nestes exames todas as perguntas eram obrigatórias.

O que estudar, Temas previstos nas Aprendizagens Essenciais e temas mais frequentes nos Exames dos últimos anos:

Como deves saber, os Exames Nacionais avaliam o que está previsto nas Aprendizagens Essenciais de cada disciplina, que é uma parte mais reduzida do programa. Podes consultar aqui as Aprendizagens Essenciais de cada ano:
Consultando estes documentos, e os exames dos últimos anos, é possível perceber que não há uma clara tendência por serem abordados mais alguns temas que outros, o que se percebe pela utilização das perguntas de opção para abranger o maior número de temas. Mas na mesma deixamos algumas notas sobre os vários temas. Isto não implica que deixes de estudar o resto, algo que não deves fazer. Fica só para te dar uma ideia dos conteúdos mais avaliados:
  • 10º Ano:
    • Geologia e métodos (a parte 2 das Rochas sai em quase todos os exames + as partes 3 e 4 têm saído esporadicamente).
    • Estrutura e dinâmica da geosfera (tem saído em todos os exames)
    • Biodiversidade (tem saído na maioria dos exames)
    • Obtenção de matéria (tem saído na maioria dos exames)
    • Distribuição de matéria (tem saído na maioria dos exames)
    • Transformação e utilização de energia pelos seres vivos (tem saído na maioria dos exames, especialmente nos últimos)
  • 11º Ano
    • Crescimento, renovação e diferenciação celular (tem saído praticamente em todos os exames)
    • Reprodução (tem saído praticamente em todos os exames)
    • Evolução biológica (tem saído praticamente em todos os exames)
    • Sistemática dos seres vivos (tem saído na maioria dos exames)
    • Sedimentação e rochas sedimentares (tem saído em todos os exames)
    • Magmatismo e rochas magmáticas (tem saído em todos os exames)
    • Deformação de rochas(tem saído na maioria dos exames)
    • Metamorfismo e rochas metamórficas (sai mais esporadicamente)
    • Exploração sustentada de recursos geológicos (tem saído em metade dos exames)
Ao contrário de outros exames, não há nenhum tema que não seja de todo abordado nos exames, ou tenha uma incidência de avaliação baixa dentro dos previstos nas Aprendizagens Essenciais.

jecass13

Membro Caloiro
Matrícula
6 Janeiro 2022
olá! Gostava de saber se alguém arranja os critérios de esclarecimento do exame de biologia e geologia de 2022 (os critérios que são para os professores corretores)?

• Like
Reactions: soraiarftorres

EduardoMoreira28

Membro Caloiro
Matrícula
11 Junho 2022
Boa tarde, algum professor estaria disponível para me ajudar, eu tive 178 mas o meu professor e uma outra professora dizem que, em princípio, se meter recurso, ganho mais dois pontos e que, à partida, não sou descontado em nada.

Preciso que algum professor de biologia me ajude e me dê uma vista de olhos para me dar a sua opinião, se tiver disponibilidade.

Caso consigam ajudar deixem o vosso e-mail que eu enviar-vos-ei o meu exame.

Desde já agradeço a disponibilidade e a ajuda.
Post automatically merged:

Boa tarde, algum professor estaria disponível para me ajudar, eu tive 178 mas o meu professor e uma outra professora dizem que, em princípio, se meter recurso, ganho mais dois pontos e que, à partida, não sou descontado em nada.

Preciso que algum professor de biologia me ajude e me dê uma vista de olhos para me dar a sua opinião, se tiver disponibilidade.

Última edição:

Aspirar

Membro
Matrícula
6 Setembro 2019

Post automatically merged:

Eu posso tentar ajudar, envie mail para aspirarciencia@gmail.com
Apesar de ser um site de estudo eu posso fazer isso gratuitamente.

EduardoMoreira28

Membro Caloiro
Matrícula
11 Junho 2022
Última edição:

Estrela Vieira

Membro Caloiro
Matrícula
19 Outubro 2020
Boa tarde, não estou a perceber este exercício do livro do IAVE de Biologia e Geologia e gostaria que alguém me explicasse.

Báctérias cultivadas durante várias gerações num meio de cultura contendo o isótopo do nitrogénio 15^N foram transferidos para um meio contendo o isótopo 14^N. Ao fim de duas gerações neste meio, o DNA bacteriano será constituído por:

A) 25% de moléculas de DNA híbridas.
B) 50% DE MOLÉCULAS SÓ COM O ISÓTOPO 14^N
C) 100% DE MOLÉCULAS SÓ COM ISÓTOPO 14^N
D) 75% DE MOLÉCULAS DE DNA HÍBRIDAS.