Exame Nacional de Biologia e Geologia 702 2023

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Informações sobre este exame nacional:

Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

BGA2023.jpg

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Exames de anos anteriores (com o sistema de perguntas obrigatórias + opcionais):

EnunciadoCritérios de Classificação
1ª Fase 2023Versão 1 e Versão 2Aqui
2ª Fase 2023
1ª Fase 2022Versão 1 e Versão 2Aqui
2ª Fase 2022Versão 1 e Versão 2Aqui
1ª Fase 2021Versão 1 e Versão 2Aqui
2ª Fase 2021Versão 1 e Versão 2Aqui
1ª Fase 2020Versão 1 e Versão 2Aqui
2ª Fase 2020Versão 1 e Versão 2Aqui

Outros exames entre 1997 e 2019. Tem em conta que nestes exames todas as perguntas eram obrigatórias.

O que estudar, Temas previstos nas Aprendizagens Essenciais e temas mais frequentes nos Exames dos últimos anos:

Como deves saber, os Exames Nacionais avaliam o que está previsto nas Aprendizagens Essenciais de cada disciplina, que é uma parte mais reduzida do programa. Podes consultar aqui as Aprendizagens Essenciais de cada ano:
Consultando estes documentos, e os exames dos últimos anos, é possível perceber que não há uma clara tendência por serem abordados mais alguns temas que outros, o que se percebe pela utilização das perguntas de opção para abranger o maior número de temas. Mas na mesma deixamos algumas notas sobre os vários temas. Isto não implica que deixes de estudar o resto, algo que não deves fazer. Fica só para te dar uma ideia dos conteúdos mais avaliados:
  • 10º Ano:
    • Geologia e métodos (a parte 2 das Rochas sai em quase todos os exames + as partes 3 e 4 têm saído esporadicamente).
    • Estrutura e dinâmica da geosfera (tem saído em todos os exames)
    • Biodiversidade (tem saído na maioria dos exames)
    • Obtenção de matéria (tem saído na maioria dos exames)
    • Distribuição de matéria (tem saído na maioria dos exames)
    • Transformação e utilização de energia pelos seres vivos (tem saído na maioria dos exames, especialmente nos últimos)
  • 11º Ano
    • Crescimento, renovação e diferenciação celular (tem saído praticamente em todos os exames)
    • Reprodução (tem saído praticamente em todos os exames)
    • Evolução biológica (tem saído praticamente em todos os exames)
    • Sistemática dos seres vivos (tem saído na maioria dos exames)
    • Sedimentação e rochas sedimentares (tem saído em todos os exames)
    • Magmatismo e rochas magmáticas (tem saído em todos os exames)
    • Deformação de rochas(tem saído na maioria dos exames)
    • Metamorfismo e rochas metamórficas (sai mais esporadicamente)
    • Exploração sustentada de recursos geológicos (tem saído em metade dos exames)
Ao contrário de outros exames, não há nenhum tema que não seja de todo abordado nos exames, ou tenha uma incidência de avaliação baixa dentro dos previstos nas Aprendizagens Essenciais.

Última edição:
Davis, boa tarde , podes responder sobre o Exame de literatura? Vou para exame e nunca tive a disciplina, preciso de ajuda para saber mais sobre o que estudar

Informações sobre este exame nacional:

Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

Ver anexo 24355

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Exames de anos anteriores (com o sistema de perguntas obrigatórias + opcionais):

EnunciadoCritérios de Classificação
1ª Fase 2023Versão 1 e Versão 2Aqui
2ª Fase 2023
1ª Fase 2022Versão 1 e Versão 2Aqui
2ª Fase 2022Versão 1 e Versão 2Aqui
1ª Fase 2021Versão 1 e Versão 2Aqui
2ª Fase 2021Versão 1 e Versão 2Aqui
1ª Fase 2020Versão 1 e Versão 2Aqui
2ª Fase 2020Versão 1 e Versão 2Aqui

Outros exames entre 1997 e 2019. Tem em conta que nestes exames todas as perguntas eram obrigatórias.

O que estudar, Temas previstos nas Aprendizagens Essenciais e temas mais frequentes nos Exames dos últimos anos:

Como deves saber, os Exames Nacionais avaliam o que está previsto nas Aprendizagens Essenciais de cada disciplina, que é uma parte mais reduzida do programa. Podes consultar aqui as Aprendizagens Essenciais de cada ano:
Consultando estes documentos, e os exames dos últimos anos, é possível perceber que não há uma clara tendência por serem abordados mais alguns temas que outros, o que se percebe pela utilização das perguntas de opção para abranger o maior número de temas. Mas na mesma deixamos algumas notas sobre os vários temas. Isto não implica que deixes de estudar o resto, algo que não deves fazer. Fica só para te dar uma ideia dos conteúdos mais avaliados:
  • 10º Ano:
    • Geologia e métodos (a parte 2 das Rochas sai em quase todos os exames + as partes 3 e 4 têm saído esporadicamente).
    • Estrutura e dinâmica da geosfera (tem saído em todos os exames)
    • Biodiversidade (tem saído na maioria dos exames)
    • Obtenção de matéria (tem saído na maioria dos exames)
    • Distribuição de matéria (tem saído na maioria dos exames)
    • Transformação e utilização de energia pelos seres vivos (tem saído na maioria dos exames, especialmente nos últimos)
  • 11º Ano
    • Crescimento, renovação e diferenciação celular (tem saído praticamente em todos os exames)
    • Reprodução (tem saído praticamente em todos os exames)
    • Evolução biológica (tem saído praticamente em todos os exames)
    • Sistemática dos seres vivos (tem saído na maioria dos exames)
    • Sedimentação e rochas sedimentares (tem saído em todos os exames)
    • Magmatismo e rochas magmáticas (tem saído em todos os exames)
    • Deformação de rochas(tem saído na maioria dos exames)
    • Metamorfismo e rochas metamórficas (sai mais esporadicamente)
    • Exploração sustentada de recursos geológicos (tem saído em metade dos exames)
Ao contrário de outros exames, não há nenhum tema que não seja de todo abordado nos exames, ou tenha uma incidência de avaliação baixa dentro dos previstos nas Aprendizagens Essenciais.
Boa tarde, consegue me ajudar com exames anteriores de biologia para maiores de 23 por favor? Esses são um bocadinho mais difíceis de encontrar.
Obrigado

Boa tarde, consegue me ajudar com exames anteriores de biologia para maiores de 23 por favor? Esses são um bocadinho mais difíceis de encontrar.
Obrigado
Boa tarde.
Eu entrei por M23, por um exame de Biologia. Posso apenas dizer-te como é na Universidade de Aveiro.
Esses não estão disponíveis de igual forma como os exames nacionais. Normalmente estão apenas disponibilizados em formato de provas-modelo no próprio site da Universidade que pretendes concorrer. Verifica bem se não tem por lá os documentos que te mostrem a prova-modelo, ou contacta diretamente com a secretaria para lhes perguntar se há alguma forma de obteres.

Boa tarde.
Eu entrei por M23, por um exame de Biologia. Posso apenas dizer-te como é na Universidade de Aveiro.
Esses não estão disponíveis de igual forma como os exames nacionais. Normalmente estão apenas disponibilizados em formato de provas-modelo no próprio site da Universidade que pretendes concorrer. Verifica bem se não tem por lá os documentos que te mostrem a prova-modelo, ou contacta diretamente com a secretaria para lhes perguntar se há alguma forma de obteres.
Muito obrigada! Tem uma prova modelo disponível no site. Estava só a tentar arranjar mais para usar como exercisios 😊

• Like
Reactions: soraiarftorres
acham que com o livro de preparação do ano de 2021 consigo ter boa nota?
tenho média de 14 e a nota do último colocado na universidade (privada) que me quero candidatar é de 12 valores! estou com alguns receios. também cogitei tentar entrar no curso pelos maiores de 23 mas como nesse meio período até iniciei uma outra licenciatura, acho que não é má ideia tentar pelo concurso geral.

grata!