Exame Nacional de Biologia e Geologia

Eli_D

Membro
Matrícula
18 Abril 2023
Olá!

Alguém me pode enviar algum livro de preparação para o exame nacional de Biologia e Geologia, por favor?

Já terminei o secundário há 4 anos mas decidi voltar a fazer os exames agora mas estou um bocadinho perdida. Se alguém me conseguir ajudar agradeço mesmo muito!!

Olá!

Alguém me pode enviar algum livro de preparação para o exame nacional de Biologia e Geologia, por favor?

Já terminei o secundário há 4 anos mas decidi voltar a fazer os exames agora mas estou um bocadinho perdida. Se alguém me conseguir ajudar agradeço mesmo muito!!
Olá, são todos os que tenho! Estamos juntas, vai correr tudo bem <33
Boa sorte!!!
https://wetransfer.com/downloads/94139ae7afabaf5c77da790a075df96620230617111204/0b9113508636c31e77494c3af0f21d7b20230617111215/dc1508

• Like
Reactions: Jéssica O
Olá!

Aconselho muito o dar Porto editora, tem a matéria bem resumida e tem o essencial

• Like
Reactions: Lorena1985
  • Like
Reactions: dbm0
Boa tarde,

Terminei o secundário há uns bons anos 😅 mas preciso de realizar o exame nacional de Biologia+Geologia (ingresso para a faculdade). A minha questão é a seguinte: é suficiente estudar pelos livros de apoio que resumem as matérias? Faz sentido comprar os manuais escolares?

Obrigada 😊

Boa tarde,

Terminei o secundário há uns bons anos 😅 mas preciso de realizar o exame nacional de Biologia+Geologia (ingresso para a faculdade). A minha questão é a seguinte: é suficiente estudar pelos livros de apoio que resumem as matérias? Faz sentido comprar os manuais escolares?

Obrigada 😊
Oi :)
Eu estive na mesma situação que tu e fiz o mesmo exame.

O teu secundário era de ciências? Fizeste Biologia e Geologia anteriormente ou vens de uma área completamente diferente?
Se vieres de ciências, será mais fácil para ti compreenderes overall do que se pegares na matéria sem nunca teres tido na vida.
Falando da minha experiência, eu nunca tinha tido. Os livros de apoio que resumem a matéria são bons, mesmo para quem nunca a teve. Mas se for para gastar dinheiro, compensam mais ainda qualquer livro que vejas com exercícios.
Se há coisa que me ajudou com BG além de resumos/livros de apoio foi fazer exercícios + exercícios + exercícios, mais exames nacionais dos anos anteriores que encontras facilmente online assim como a sua correção :)

Boa tarde,

Obrigada 😊
Boa noite,
Eu estive a comparar os livros de apoio aos exames. Novos X antigos. Comprei em segunda mão em caso que não me compensasse o investimento não seria tanto... E ainda não os usei. Estou a guiar me pela matriz do ipp para saber qual a matéria a decorar e vejo os vídeos do Samuel Cunha que é professor de biologia. Só tenho pena de ser com algumas palavras em brasileiro 😅 nada contra mas eu não estudei em Portugal então no meu caso, não sei destinguir alguns termos de português do Brasil do português de Portugal 😅. O estudo em casa da RTP também é bastante útil.
Espero ter ajudado

Boa noite,
Eu estive a comparar os livros de apoio aos exames. Novos X antigos. Comprei em segunda mão em caso que não me compensasse o investimento não seria tanto... E ainda não os usei. Estou a guiar me pela matriz do ipp para saber qual a matéria a decorar e vejo os vídeos do Samuel Cunha que é professor de biologia. Só tenho pena de ser com algumas palavras em brasileiro 😅 nada contra mas eu não estudei em Portugal então no meu caso, não sei destinguir alguns termos de português do Brasil do português de Portugal 😅. O estudo em casa da RTP também é bastante útil.
Espero ter ajudado
Atenção que algumas coisas no plano de estudo de BG mudaram ;)
Aquela parte da lua, dos planetas e afins, já não é dada, por exemplo. Não sei o quão antigos são esses manuais, mas não é necessário para o exame.

Atenção que algumas coisas no plano de estudo de BG mudaram ;)
Aquela parte da lua, dos planetas e afins, já não é dada, por exemplo. Não sei o quão antigos são esses manuais, mas não é necessário para o exame.
Obrigada pela informação 😊 estou a seguir os conteúdos programáticos do P. Porto para a área da saúde e lá só fala mesmo do corpo humano e as células.

• Like
Reactions: soraiarftorres