Exame Nacional de Economia A 712 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitido o uso de corretor. É permitido o uso de calculadora não alfanumérica, não programável . Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1625272242905.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
Outros exames entre 1997 e 2019.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 3 de julho de 2021.

Última edição:
Bom dia, vou realizar o exame de economia A (dia 9 de julho) e gostava de saber alguns palpites acerca do que poderá eventualmente sair no exame...
Será que o meu método de estudo é bom? Venho com 16 a economia de um professor extremamente rigoroso e exigente, tenho previsto acabar a matéria toda (dos 2 anos) terça e, sempre que acabo de estudar uma unidade, resolvo os exercícios relacionados com essa matéria do caderno do IAVE. Será que vou bem preparada para exame? Todas as opiniões e ajudas são bem-vindas! :)

• Like
Reactions: Maryanne
Alguem me pode dizer qual é a diferença do grupo 2 para o grupo 3 do exame de economia?

Bom dia, vou realizar o exame de economia A (dia 9 de julho) e gostava de saber alguns palpites acerca do que poderá eventualmente sair no exame...
Será que o meu método de estudo é bom? Venho com 16 a economia de um professor extremamente rigoroso e exigente, tenho previsto acabar a matéria toda (dos 2 anos) terça e, sempre que acabo de estudar uma unidade, resolvo os exercícios relacionados com essa matéria do caderno do IAVE. Será que vou bem preparada para exame? Todas as opiniões e ajudas são bem-vindas! :)

Olá Joana, no ano passado estudei para o exame de economia usando exatamente o mesmo método que você e tirei 19 na prova. É muito Importante resolver o máximo de exercícios que puder no manual do IAVE (se não todos) e estudar muito bem os critérios de resolução, a forma como eles querem a resposta estruturada porque depois isso vai ajudar a organizar melhor o pensamento e a elaborar as respostas do grupo 2 e 3 no dia do exame. Além do manual do IAVE, aconselho resolver também vários exames e tentar resolvê-los no tempo de duração habitual (120 minutos + 30 compensasão). Fora isso, acho o seu método de estudo bom e acho sim que você vai preparada para a prova. Boa sorte :)

Olá Joana, no ano passado estudei para o exame de economia usando exatamente o mesmo método que você e tirei 19 na prova. É muito Importante resolver o máximo de exercícios que puder no manual do IAVE (se não todos) e estudar muito bem os critérios de resolução, a forma como eles querem a resposta estruturada porque depois isso vai ajudar a organizar melhor o pensamento e a elaborar as respostas do grupo 2 e 3 no dia do exame. Além do manual do IAVE, aconselho resolver também vários exames e tentar resolvê-los no tempo de duração habitual (120 minutos + 30 compensasão). Fora isso, acho o seu método de estudo bom e acho sim que você vai preparada para a prova. Boa sorte :)
Obrigada pela ajuda, Mirandinha!! O meu objetivo era mesmo conseguir um 18,5 para cima, por isso as minhas dúvidas quanto ao estudo 😅 Eu, em princípio, acabarei de resolver todos os exercícios do IAVE provavelmente amanhã, mas não sei se terei tempo para resolver exames... É muito prejudicial não resolver exames? Faço esta pergunta uma vez que tenho resolvido todos os exercícios do IAVE... Mais uma vez, obrigada pela ajuda <3

Boas! Alguém sabe explicar a escolha múltipla 13. do exame nacional de 2018, 1ª fase?
Obrigado e boa sorte a todos!

Boas! Alguém sabe explicar a escolha múltipla 13. do exame nacional de 2018, 1ª fase?
Eu não tenho a certeza mas acho que é:
Sabe-se que o saldo foi positivo e de 10 mil milhões de euros e diminuiu 120% comparando com 2016
Logo eu fiz uma regra de três simples para saber o valor do saldo para 2016:

10 mil milhões de euros ----------- 100%
X----------------------------------------------- 220% (pois teve mais 120%)
X = 22 mil milhões de euros

O saldo calcula-se Importações - Exportações
logo exclui-mos a opção C e a D....

Eu não tenho a certeza mas acho que é:
Sabe-se que o saldo foi positivo e de 10 mil milhões de euros e diminuiu 120% comparando com 2016
Logo eu fiz uma regra de três simples para saber o valor do saldo para 2016:

10 mil milhões de euros ----------- 100%
X----------------------------------------------- 220% (pois teve mais 120%)
X = 22 mil milhões de euros

O saldo calcula-se Importações - Exportações
logo exclui-mos a opção C e a D....
O saldo é igual ao crédito (exportações) - débito (importações) por isso excluí logo a A e B.
Mas a correção dá a B como resposta certa, no entanto, não percebo pq.
Há um superavit qd o saldo é positivo se o saldo em relação a 2016 teve uma variação negativa quer dizer que, em 2016, era ainda mais positivo do que em 2017..logo as exportações teriam de ser maiores do que as exportações. Mas uma variação de 100% a favor de um saldo nulo daria exatamente isso neste caso como é 120% iria para negativo ( e no entanto, diz que há um superavit em 2017). Agora se no enunciado estivesse uma variação de 120% positiva em 2017 daria exatamente a opção que está nos critérios de avaliação. Porque os 10 mm sriam os 20 % positivos... e em 2016 teria havido mais 50 mm de importações do que exportações. Porque o défice teria sido de 50 mm.

Alguém sabe se foi um erro do enunciado ?

O saldo é igual ao crédito (exportações) - débito (importações) por isso excluí logo a A e B.
Mas a correção dá a B como resposta certa, no entanto, não percebo pq.
Há um superavit qd o saldo é positivo se o saldo em relação a 2016 teve uma variação negativa quer dizer que, em 2016, era ainda mais positivo do que em 2017..logo as exportações teriam de ser maiores do que as exportações. Mas uma variação de 100% a favor de um saldo nulo daria exatamente isso neste caso como é 120% iria para negativo ( e no entanto, diz que há um superavit em 2017). Agora se no enunciado estivesse uma variação de 120% positiva em 2017 daria exatamente a opção que está nos critérios de avaliação. Porque os 10 mm sriam os 20 % positivos... e em 2016 teria havido mais 50 mm de importações do que exportações. Porque o défice teria sido de 50 mm.

Alguém sabe se foi um erro do enunciado ?
Olá João!! Eu resolvi esse exercício da seguinte forma:
Conheces a taxa de variação do saldo da balança de bens em 2017 e conheces o valor do saldo da balança de bens em 2017
A partir daí, poderás desenvolver a taxa de variação, descobrindo o valor do saldo da balança de bens de 2016
Dará um número negativo, significando que, em 2016, o saldo da balança de bens representava um défice
Sabemos que para ser um défice: Exportações < Importações
Logo, a resposta será a (B), uma vez que as Importações ultrapassaram as Exportações 😊
Espero não ter dado uma explicação muito confusa!! Qualquer dúvida, apita

Olá João!! Eu resolvi esse exercício da seguinte forma:
Conheces a taxa de variação do saldo da balança de bens em 2017 e conheces o valor do saldo da balança de bens em 2017
A partir daí, poderás desenvolver a taxa de variação, descobrindo o valor do saldo da balança de bens de 2016
Dará um número negativo, significando que, em 2016, o saldo da balança de bens representava um défice
Sabemos que para ser um défice: Exportações < Importações
Logo, a resposta será a (B), uma vez que as Importações ultrapassaram as Exportações 😊
Espero não ter dado uma explicação muito confusa!! Qualquer dúvida, apita
Olá Joana, eu percebo o raciocínio. Mas só obtemos esse resultado se considerarmos o ano base 2017 e não 2016 e a variação foi relativamente a 2016. É a taxa de variação anual de 2017 logo é uma variação de -120% relativamente a 2016, não?. Posso estar a fazer uma grande confusão mas não vou perder mais tempo nesta questão... se aparecer algo parecido vou contra o meu raciocínio e acerto 😅 Obrigado na mesma!

Boa tarde, alguém sabe resolver os exercícios do exame de economia de 2016, 4 e 14(1° fase) e 5 (2°fase)
unnamed.jpg
Post automatically merged:

Olá, estou no 12 em ciências e irei fazer o exame de economia como externo. Utilizei o mesmo método de estudo que tu mas a verdade é que como nunca tive a disciplina , estou um pouco a toa daquilo que poderá ou não sair no exame. Tens alguma ideia daquilo que poderá eventualmente sair?

Última edição:
Ver anexo 20087

Olá, estou no 12 em ciências e irei fazer o exame de economia como externo. Utilizei o mesmo método de estudo que tu mas a verdade é que como nunca tive a disciplina , estou um pouco a toa daquilo que poderá ou não sair no exame. Tens alguma ideia daquilo que poderá eventualmente sair?
Bom, o que eu consegui perceber enquanto fazia exames é que sai sempre de tudo um pouco!! Acho que economia não é daquelas disciplinas que possas dizer "X matéria de certeza não vai sair" uma vez que as coisas estão todas interligadas umas com as outras... Eu estudei tudo, mas fui dando uma olhada nestes links:
1. O que costuma sair no Exame de Economia A?
2. O que costuma sair no Exame de Economia?
Espero que tenha conseguido ajudar!! E boa sorte para nós! ahaha

heyy!! então primeiro calculei o valor da balança em 2016 (sabes que a taxa de variação entre 2016 e 2017 é -120% então fazes -120%= (10-y)/y X 100,, sendo y o valor da balança em 2016). Isto vai dar -50. Como é um valor negativo a importação é superior à exportação e daí a resposta B).

Boa tarde.
Alguém conhece algum um bom professor que recomende para dar explicações de preparação para o exame de Economia A?
Especialmente para a preparação do exame do próximo ano?

Acabei por errar 4 obrigatórias.., devo ir à segunda fase para melhorar
pois... errei 3 escolhas múltiplas obrigatórias, não fiquei nada feliz. Erraste 4 escolhas múltiplas obrigatórias ou estás a contar com as de desenvolvimento?

mais ou menos e a ti?
esperava melhor

Super bem! e a ti?
pessimamente, para o que estudei esperava no minimo um 19, mas estou bem longe disso