Exame Nacional de Filosofia 714 2020

Alguém me sabe dizer se o modulo 5- desafios e horizontes da filosofia sai no exame?
O que sai está aqui:

Boa Tarde...
Eu fiz o exame de filosofia o ano passado e a estrutura continha uma parte inicial composta por +/- 10 escolhas multiplas e depois uma segunda parte que continha as perguntas de maior desenvolvimento...Com a questão das perguntas opcionais fiquei na duvida se isto se vai manter assim ou não! Se pudessem responder agradecia!

Boa Tarde...
Eu fiz o exame de filosofia o ano passado e a estrutura continha uma parte inicial composta por +/- 10 escolhas multiplas e depois uma segunda parte que continha as perguntas de maior desenvolvimento...Com a questão das perguntas opcionais fiquei na duvida se isto se vai manter assim ou não! Se pudessem responder agradecia!
Olá!
Infelizmente, ninguém sabe. É uma incógnita, pois o IAVE não divulgou informações nesse sentido :)

Foi adicionada uma publicação inicial a este tópico com as informações-chave e coisas a não esquecer para este exame, bem como foi movido para a nova secção especial dedicada aos exames nacionais 2020. Boa sorte a todos! 🤞

Boa noite. Já ouvi muita gente a dizer que não sairá lógica aristotélica como opção no exame, saindo apenas a proposicional. Mas no iave, ao pesquisar a info prova, aparecem os documentos curriculares em vigor para 10° e 11° e ainda aparece lógica aristotélica. É certo, que não sai no exame? Vou repetir o exame este ano para subir e de facto não dei a lógica proposicional...

Boa noite. Já ouvi muita gente a dizer que não sairá lógica aristotélica como opção no exame, saindo apenas a proposicional. Mas no iave, ao pesquisar a info prova, aparecem os documentos curriculares em vigor para 10° e 11° e ainda aparece lógica aristotélica. É certo, que não sai no exame? Vou repetir o exame este ano para subir e de facto não dei a lógica proposicional...
Não, é impossível aparecer. No documento das aprendizagens essenciais, anexo à Info Prova apenas refere a lógica proposicional, pelo que é essa que sai! https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/10_filosofia.pdf

Infelizmente, não sai a lógica aristotélica como opção a lógica proporcional. Eu estou na mesma situação vou repetir o exame para melhorar a nota mas também não dei a lógica proporcional e não consegui entende-la muito bem..

Olá! Também vou fazer o exame de Filosofia este ano para poder ingressar em Direito, e mudaram várias coisas. Este ano entra a estética e religião no exame, não apenas um destes temas como sempre foi, e já não existe a possibilidade de escolha entre a lógica aristotélica e a lógica proposicional: apenas se encontra a segunda no programa.
Espero que tenha ajudado!
Hey,a estética e a religião não vão sair para o exame de amanha. porque muitas escolas não tiveram sequer a disponobilidade para ensinar

Hey,a estética e a religião não vão sair para o exame de amanha. porque muitas escolas não tiveram sequer a disponobilidade para ensinar
Tive a estudar isso durante horas e horas, que bom saber que o tempo valeu 😅😅

Essa informação não foi disponibilizada pelo IAVE, pelo que não se devem reger por ela. Até ao que se sabe, estética e religião podem ser objeto de avaliação em exame.

Sou aluna do 12º ano. No ano passado anulei a disciplina de Filosofia, contudo não obtive a nota de 9,5 nos exames nacionais.
Este ano posso fazer os exames na 1ª e na 2ª fase para aprovação da disciplina?

Olá @Joanarrs
Sou aluna do 12º ano. No ano passado anulei a disciplina de Filosofia, contudo não obtive a nota de 9,5 nos exames nacionais.
Este ano posso fazer os exames na 1ª e na 2ª fase para aprovação da disciplina?
O exame foi hoje de manhã, agora só no próximo ano.

Eu fui ao exame de hoje. Não posso ir ao da 2ªfase?
Podes
Caso não obtenhas 9,5 podes ir e basta preencher outra ficha de inscrição
Caso obtenhas mais de 9,5, além da folha de inscrição tens de pagar mais 10€ (foi o que eu paguei, no ano passado)

• Like
Reactions: davis
Podes
Caso obtenhas mais de 9,5, além da folha de inscrição tens de pagar mais 10€ (foi o que eu paguei, no ano passado)

Posso fazer o exame da 2ªfase para aprovação de uma disciplina do 11ºano, estando no 12ºano?

Posso fazer o exame da 2ªfase para aprovação de uma disciplina do 11ºano, estando no 12ºano?
Podes.
Post automatically merged:

Eu fui ao exame de hoje. Não posso ir ao da 2ªfase?
Podes
Correção: O valor a pagar é 3 euros. Os 10 euros dizem respeito à melhoria de diploma. O que não é possível, este ano.

Na questão sobre se para discordar precisava provar que "Nenhum..", eu fiz bem o raciocínio mas coloquei as palavras proposição universal afirmativa e proposição particular negativa. Posso ter 0 por causa disso? :(

Boa tarde,

alguém me consegue esclarecer uma dúvida? O que é que devemos efetivamente estudar para o exame de filosofia e o que é que podemos descartar?
Obrigada desde já ☺️

Na questão sobre se para discordar precisava provar que "Nenhum..", eu fiz bem o raciocínio mas coloquei as palavras proposição universal afirmativa e proposição particular negativa. Posso ter 0 por causa disso? :(
Eu fiz exatamente a mesma coisa e estou com a mesma dúvida :/