Exame Nacional de Filosofia 714 2020

 
 
Acabei de ver os critérios do exame que fiz esta manhã. Há claramente perguntas, especialmente as de escolha multipla que estão corrigidas incorretamente. Desde quando Popper procura confirmar e não falsificar uma teoria cientifica? Não passo dos 10 depois destes "critérios" todos errados.
Critérios errados? Viste mal, a pergunta do Popper era respondida com "procurar falsificá-la". Vê se estás a ver os critérios da versão correcta. As escolhas múltiplas deste ano eram muito directas, não tinham "rasteiras".
 
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Acabei de ver os critérios do exame que fiz esta manhã. Há claramente perguntas, especialmente as de escolha multipla que estão corrigidas incorretamente. Desde quando Popper procura confirmar e não falsificar uma teoria cientifica? Não passo dos 10 depois destes "critérios" todos errados.
secalhar tas a ver a versao errada
 
Critérios errados? Viste mal, a pergunta do Popper era respondida com "procurar falsificá-la". Vê se estás a ver os critérios da versão correcta. As escolhas múltiplas deste ano eram muito directas, não tinham "rasteiras".
Têm razão, peço desculpa pelo erro. No geral o exame foi fácil concordo, pensei é que os critérios estavam mal. Pelas minhas contas vou ter cerca de 15 ou 16
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Critérios errados? Viste mal, a pergunta do Popper era respondida com "procurar falsificá-la". Vê se estás a ver os critérios da versão correcta. As escolhas múltiplas deste ano eram muito directas, não tinham "rasteiras".
Já agora, uma prova de ingresso de Filosofia com 15/16 é bom? Não sei se é bom ou mau para entrar no ensino superior.
 
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Têm razão, peço desculpa pelo erro. No geral o exame foi fácil concordo, pensei é que os critérios estavam mal. Pelas minhas contas vou ter cerca de 15 ou 16
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Já agora, uma prova de ingresso de Filosofia com 15/16 é bom? Não sei se é bom ou mau para entrar no ensino superior.
Eu penso que seja, mas dependerá muito dos resultados dos exames nacionais deste ano, dos cursos a que essas pessoas que fizeram Filosofia vão candidatar-se e tudo mais. Dependerá mesmo do curso. Eu candidatei-me com 17 a Filosofia, mas teria igualmente entrado com um 15 ou 16, é relativo. Mas não vale a pena pensares muito no assunto, se a tua média estiver boa, candidata-te e não penses muito mais no assunto. Quanto muito, podes ir à 2ª fase para tentar concorrer à 2ª fase, por precaução, no caso das colocações da 1ª fase não serem do teu agrado.
 
Eu penso que seja, mas dependerá muito dos resultados dos exames nacionais deste ano, dos cursos a que essas pessoas que fizeram Filosofia vão candidatar-se e tudo mais. Dependerá mesmo do curso. Eu candidatei-me com 17 a Filosofia, mas teria igualmente entrado com um 15 ou 16, é relativo. Mas não vale a pena pensares muito no assunto, se a tua média estiver boa, candidata-te e não penses muito mais no assunto. Quanto muito, podes ir à 2ª fase para tentar concorrer à 2ª fase, por precaução, no caso das colocações da 1ª fase não serem do teu agrado.
Por acaso fazes ideia de como está o curso de Psicologia, e História, em relação a notas? A minha média no secundário até agora é de 15(a meu ver muito baixa considerando o meu trabalho este ano letivo, mas é graças a descuidos no 10 ano, mas que tenciono aumentar pelo menos 2 valores no 12). + a possível nota de 15/16 no exame de Filosofia. Ainda vou fazer exame de Geografia, mas dúvido que tenha melhor nota do que o de Filosofia. Não sei como isso se pode aplicar a uma cadidatura no ensino superior nesses cursos em específico. E também não espero que saibas a 100% mas como já tens alguma experiência em universidade.. :)
 
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Por acaso fazes ideia de como está o curso de Psicologia, e História, em relação a notas? A minha média no secundário até agora é de 15,14 (a meu ver muito baixa considerando o meu trabalho este ano letivo, mas é graças a descuidos no 10 ano, mas que tenciono aumentar pelo menos 2 valores no 12). + a possível nota de 15/16 no exame de Filosofia. Ainda vou fazer exame de Geografia, mas dúvido que tenha melhor nota do que o de Filosofia. Não sei como isso se pode aplicar a uma cadidatura no ensino superior nesses cursos em específico. E também não espero que saibas a 100% mas como já tens alguma experiência em universidade.. :)
Depende dos sítios para onde queiras concorrer. 15 valores de média de secundário não impossibilita que concorras a Psicologia e consigas entrar, se conseguires uma boa prova de ingresso, talvez melhor que a de Filosofia este ano, com um 17 a Português ou algo do género. Em História com essa média e uma prova de ingresso nos 14-15, consegues entrar na FLUL, por exemplo! É uma questão de ires ver as notas do último colocado na DGES, recomendo que pesquises por lá e descubras por ti mesmo.
 
Depende dos sítios para onde queiras concorrer. 15 valores de média de secundário não impossibilita que concorras a Psicologia e consigas entrar, se conseguires uma boa prova de ingresso, talvez melhor que a de Filosofia este ano, com um 17 a Português ou algo do género. Em História com essa média e uma prova de ingresso nos 14-15, consegues entrar na FLUL, por exemplo! É uma questão de ires ver as notas do último colocado na DGES, recomendo que pesquises por lá e descubras por ti mesmo.
Ou seja, com a minha atual nota a Filosofia, não tenho muitas chances de entrar? Devia ir à 2ª fase do exame? E a média do secundário? Devia voltar atrás para aumentar notas?
 
Ou seja, com a minha atual nota a Filosofia, não tenho muitas chances de entrar? Devia ir à 2ª fase do exame? E a média do secundário? Devia voltar atrás para aumentar notas?
Para Psicologia, talvez precises de uma nota melhor, não sei. Acho que não perdes nada em ir à 2ª fase, se calhar consegues uma melhor nota e ficas com essa segurança para quando concorreres, o que nunca é mau. Não, não, não fiques a repetir disciplinas para melhorar, a tua média não está má, provavelmente no próximo ano ainda consegues subir e os exames contam muito na nota de candidatura, portanto, só tens de te esforçar para teres boas PI.
 
Para Psicologia, talvez precises de uma nota melhor, não sei. Acho que não perdes nada em ir à 2ª fase, se calhar consegues uma melhor nota e ficas com essa segurança para quando concorreres, o que nunca é mau. Não, não, não fiques a repetir disciplinas para melhorar, a tua média não está má, provavelmente no próximo ano ainda consegues subir e os exames contam muito na nota de candidatura, portanto, só tens de te esforçar para teres boas PI.
Só estou com bastante medo de ir à 2ª fase e ter pior nota. Este exame até foi bastante acessível para mim pois não saiu muita da matéria que eu tinha mais dificuldade, então temo que a adicionem no próximo exame. Errei perguntas por distração, isso sim. Se o fizer, tenho obrigatoriamente de ficar com aquela nota ou posso escolher a melhor?

Também posso arriscar e tentar um 17 ou 18 a Português para o ano.
 
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Só estou com bastante medo de ir à 2ª fase e ter pior nota. Este exame até foi bastante acessível para mim pois não saiu muita da matéria que eu tinha mais dificuldade, então temo que a adicionem no próximo exame. Errei perguntas por distração, isso sim. Se o fizer, tenho obrigatoriamente de ficar com aquela nota ou posso escolher a melhor?

Também posso arriscar e tentar um 17 ou 18 a Português para o ano.
Não perdes nada em ir à 2ª fase, mesmo que a nota seja pior, isso não conta para nada. A nota usada no concurso da 1ª fase é a do exame da 1ª fase. No da 2ª é usada a melhor nota entre as duas fases que tenhas feito.

Claro, a decisão cabe a ti e ao que pensas que é viável!
 
Como responderiam a questão:
" Será que o utilitarismo é uma das teorias morais que consistem apenas num conjunto de regras para serem seguidas?"
( Exame nacional 2020)
 
Como responderiam a questão:
" Será que o utilitarismo é uma das teorias morais que consistem apenas num conjunto de regras para serem seguidas?"
( Exame nacional 2020)
Não sei se entendi qual é a tua dúvida em concreto e não formulei nenhuma resposta em concreto, mas diria que não é. Em comparação com a ética kantiana, o utilitarismo de Mill parece-me menos normativo, pelo que não consiste "apenas num conjunto de regras para serem seguidas". Para não falar de que parece-me que vai um pouco além de fornecer um código moral, uma vez que é também uma teoria hedonista, expressa uma distinção entre prazeres inferiores e superiores, que vai além desse tal "conjunto de regras para serem seguidas".
 
Como responderiam a questão:
" Será que o utilitarismo é uma das teorias morais que consistem apenas num conjunto de regras para serem seguidas?"
( Exame nacional 2020)

Diria que não. O utilitarismo não é uma teoria moral composta por regras a serem seguidas. O utilitarismo baseia-se num princípio geral a partir do qual se determina que acções são certas e que acções são erradas: o princípio da utilidade. Este princípio afirma que as acções são certas ou erradas em virtude das suas consequências, sendo uma acção certa aquela cujas consequências maximizam a utilidade (entendida como a felicidade ou o bem-estar das pessoas afectadas). Uma determinada regra deve ser seguida apenas se estiver de acordo com este princípio, isto é, se, em determinadas circunstâncias, produz uma maior utilidade do que as acções alternativas nessas circunstâncias. Pode haver circunstâncias nas quais a aplicação da regra não maximize a utilidade, caso em que não deve ser seguidas.

Portanto, o utilitarismo não se baseia num conjunto de regras, mas num princípio moral geral, o princípio da utilidade, que nos diz que regras ou actos particulares são bons ou maus, certos ou errados.
 
Boa tarde a tod@s!

Se alguém for fazer a segunda fase do exame de Filosofia, recomendo o canal de YouTube "ATua Filosofia".

É um Canal que explica os conteúdos de Filosofia com algum humor à mistura. Felizmente, a qualidade das explicações é melhor que a qualidade das piadas, e não ao contrário.

Antes da primeira fase, o Canal ultrapassou as 10000 visualizações, o que prova que tem sido um útil instrumento de estudo.

Trata-se do melhor Canal de YouTube até hoje feito pelo seu autor. E, também, o único.

Quem tiver dúvidas no seu estudo para a segunda fase, pode deixar comentário no canal e, mesmo de férias, procurarei responder :)

Boas férias e bom estudo :)
Prof. David Erlich
 
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Publicação inicial atualizada com estrutura de perguntas e cotações do exame da 2ª fase. Bom estudo e boa sorte! 🤞
 
Olá a todos vou fazer o exame de filosofia este ano, e queria algumas recomendações de livros de exames para a disciplina, dicas para estudar e etc...
Obrigada pela ajuda :D
 
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Reactions: A Tua Filosofia
Olá a todos vou fazer o exame de filosofia este ano, e queria algumas recomendações de livros de exames para a disciplina, dicas para estudar e etc...
Obrigada pela ajuda :D

Boa tarde!

O meu nome é David Erlich e sou prof. de Filosofia :) . Seguem as dicas que pediste. Bom estudo!

DICAS PARA ESTUDAR

Isto varia bastante de pessoa para pessoa mas, em termos genéricos, diria que é bom pensar nestes passos:
1- LER e COMPREENDER (memorizar sem compreender por completo é mais lento e menos produtivo; esta é uma fase de estudo em que pode haver dispersão - vídeos, leituras, pesquisas, conversas - tudo pode ajudar à compreensão);
2- SINTETIZAR (um erro comum é querer passar da leitura para a memorização; há que passar pela síntese - há quem goste de tópicos, há quem faça também esquemas, há quem simplesmente escreva textos de resumo, há quem faça manuscrito, há quem prefira word... a síntese é uma parte demorada do estudo mas que traz bons resultados - trata-se de colocar num documento único, da tua autoria, aquilo que leste/compreendeste);
3- MEMORIZAR (é a tradicional leitura repetida, leiura em voz alta, etc., mas feita a partir da síntese criada, e não diretamente dos materiais lidos no passo 1; parte da memorização ocorre logo no demorado trabalho de síntese);
4- EXERCITAR (um erro comum é achar que só na matemática é importante exercitar-se; nas humanidades também é fulcral).

CANAL DE YOUTUBE

Mantenho um canal de YouTube sobre Filosofia no ensino secundario que, com alguma leveza e um frágil sentido de humor, tem ajudado milhões (se calhar são só dezenas, na verdade) de jovens a preparação para o exame. Aqui ficam as playlists de 10º e 11º ano:

https://www.youtube.com/playlist?list=PL8rSqzGLnHaEpjbanMXKJ8sTnYFLFSrjj
https://www.youtube.com/playlist?list=PL8rSqzGLnHaE_n7D7LIwikN3mTt-yy8kw

LIVROS DE APOIO A EXAME

Deixo aqui mensagem que deixei noutro tópico, sobre este assunto:

Há três manuais (de apoio a Exame) no mercado. Trabalho desde 2012 com o da Porto Editora e comecei este ano a trabalhar também com o da Leya. Vi aqui no fórum (estamos sempre a aprender) que existia o da Areal e comprei-o há pouco tempo (perdoem-me as estimadas livrarias independentes, admito que fui ao Continente. Guilty!). Avaliação sintética:

Não comprar o da Areal. Pouco intuitivo na exposição dos conteúdos e com partes que, humildemente, me parecem mal explicadas e, por vezes, até com pequenos lapsos (subtilezas) técnicos. Com todo o respeito pelas autoras, é o único dos três manuais cuja autoria não provém do ensino superior. Isto é, os autores dos demais livros são professores universitários, nomes muito reconhecidos no domínio académico - no caso da Areal, não.

Critérios para optar entre o da Porto Editora e o da Leya:

- O da Porto Editora é mais sintético mas apresenta menos textos filosóficos. Para um estudo mais direto, é o melhor. Como te disse, usei-o durante anos.

- O da Leya é um manual nitidamente maior, porque apresenta textos filosóficos. Para um estudo que envolve prática da leitura direta de textos filosóficos, é o melhor.

Em suma: com qualquer um destes dois, estarás bem servida.

Estes manuais de Filosofia não são lançados todos os anos e nem sempre são fáceis de encontrar no mercado. Podes comprar de anos passados, sem problema, pois os conteúdos são os mesmos. Atenção a uma coisa: há manuais da Porto Editora anteriores às Aprendizagens Essenciais (provavelmente, não os encontras novos, foram retirados de circulação). Se comprares o da Porto Editora, o mesmo tem de ter referência às "Aprendizangens Essenciais", na capa (As Aprendizagens Essenciais são, em termos simples, uma revisão do Programa, que mudou a especficidade e a ordem dos conteúdos a lecionar/aprender). Quanto ao da Leya, ele foi desenvolvido de raíz já depois da publicação das Aprendizagens Essenciais, portanto é necessária esta "cautela".
 
Olá! Alguém me consegue explicar porque a resposta certa no item 4. é a D (2020, 1º fase, versão 1) se nada na questão expressa que o indivíduo 2 seja menos favorecido?