Olá a todos vou fazer o exame de filosofia este ano, e queria algumas recomendações de livros de exames para a disciplina, dicas para estudar e etc...
Obrigada pela ajuda :D
Boa tarde!
O meu nome é David Erlich e sou prof. de Filosofia :) . Seguem as dicas que pediste. Bom estudo!
DICAS PARA ESTUDAR
Isto varia bastante de pessoa para pessoa mas, em termos genéricos, diria que é bom pensar nestes passos:
1- LER e COMPREENDER (memorizar sem compreender por completo é mais lento e menos produtivo; esta é uma fase de estudo em que pode haver dispersão - vídeos, leituras, pesquisas, conversas - tudo pode ajudar à compreensão);
2- SINTETIZAR (um erro comum é querer passar da leitura para a memorização; há que passar pela síntese - há quem goste de tópicos, há quem faça também esquemas, há quem simplesmente escreva textos de resumo, há quem faça manuscrito, há quem prefira word... a síntese é uma parte demorada do estudo mas que traz bons resultados - trata-se de colocar num documento único, da tua autoria, aquilo que leste/compreendeste);
3- MEMORIZAR (é a tradicional leitura repetida, leiura em voz alta, etc., mas feita a partir da síntese criada, e não diretamente dos materiais lidos no passo 1; parte da memorização ocorre logo no demorado trabalho de síntese);
4- EXERCITAR (um erro comum é achar que só na matemática é importante exercitar-se; nas humanidades também é fulcral).
CANAL DE YOUTUBE
Mantenho um canal de YouTube sobre Filosofia no ensino secundario que, com alguma leveza e um frágil sentido de humor, tem ajudado milhões (se calhar são só dezenas, na verdade) de jovens a preparação para o exame. Aqui ficam as playlists de 10º e 11º ano:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL8rSqzGLnHaEpjbanMXKJ8sTnYFLFSrjj
https://www.youtube.com/playlist?list=PL8rSqzGLnHaE_n7D7LIwikN3mTt-yy8kw
LIVROS DE APOIO A EXAME
Deixo aqui mensagem que deixei noutro tópico, sobre este assunto:
Há três manuais (de apoio a Exame) no mercado. Trabalho desde 2012 com o da Porto Editora e comecei este ano a trabalhar também com o da Leya. Vi aqui no fórum (estamos sempre a aprender) que existia o da Areal e comprei-o há pouco tempo (perdoem-me as estimadas livrarias independentes, admito que fui ao Continente. Guilty!). Avaliação sintética:
Não comprar o da Areal. Pouco intuitivo na exposição dos conteúdos e com partes que, humildemente, me parecem mal explicadas e, por vezes, até com pequenos lapsos (subtilezas) técnicos. Com todo o respeito pelas autoras, é o único dos três manuais cuja autoria não provém do ensino superior. Isto é, os autores dos demais livros são professores universitários, nomes muito reconhecidos no domínio académico - no caso da Areal, não.
Critérios para optar entre o da Porto Editora e o da Leya:
- O da Porto Editora é mais sintético mas apresenta menos textos filosóficos. Para um estudo mais direto, é o melhor. Como te disse, usei-o durante anos.
- O da Leya é um manual nitidamente maior, porque apresenta textos filosóficos. Para um estudo que envolve prática da leitura direta de textos filosóficos, é o melhor.
Em suma: com qualquer um destes dois, estarás bem servida.
Estes manuais de Filosofia não são lançados todos os anos e nem sempre são fáceis de encontrar no mercado. Podes comprar de anos passados, sem problema, pois os conteúdos são os mesmos. Atenção a uma coisa: há manuais da Porto Editora anteriores às Aprendizagens Essenciais (provavelmente, não os encontras novos, foram retirados de circulação). Se comprares o da Porto Editora, o mesmo tem de ter referência às "Aprendizangens Essenciais", na capa (As Aprendizagens Essenciais são, em termos simples, uma revisão do Programa, que mudou a especficidade e a ordem dos conteúdos a lecionar/aprender). Quanto ao da Leya, ele foi desenvolvido de raíz já depois da publicação das Aprendizagens Essenciais, portanto é necessária esta "cautela".