Exame Nacional de Filosofia 714 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitido o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1ª Fase:

1625010984537.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:
1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
Outros exames entre 1997 e 2019.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 29 de junho de 2021.

Última edição:
Boa tarde, estive a analisar as aprendizagens essenciais de filosofia para puder encontrar os conteúdos dos exames.

Estou confusa quanto a uma parte, nas aprendizagens essenciais de 10ºano refere-se a "Tese, argumento, validade, verdade e solidez. Quadrado da oposição [...] Formas de inferência válida[...] Principais falácias formais [...] O discurso argumentativo e principais tipos de argumentos e falácias informais " No entanto pareceu-me encontrar estes conteúdos no manual de 11ºano mais do que no de 10ºano, mas lembro-me de realmente aprender isto no 10º. Alguém sabe qual dos dois manuais deveria usar para este tema? O do 10º ou o do 11º?

IP-EX-Fil714_2021.pdf (iave.pt) <-- Documento da informação-prova de Filosofia onde estão as hiperligações para os documentos das aprendizagens essenciais.

Boa tarde.
Aconteceu-me isso comigo. No 10ºano utilizei o livro de 11º para dar a Lógica.
Isso aconteceu porque no ano anterior existiu uma mudança no programa da disciplina de filosofia e a lógica, que era tradicionalmente lecionada no 11ºano, passou a ser lecionada no 10º.
No entanto, a parte que referes de "Tese, argumento, validade, verdade e solidez." sempre foi lecionado no 10º.
Agora é uma questão de estudares por onde achares que o tema está mais completo.
Mais alguma dúvida diz!

Boa tarde.
Aconteceu-me isso comigo. No 10ºano utilizei o livro de 11º para dar a Lógica.
Isso aconteceu porque no ano anterior existiu uma mudança no programa da disciplina de filosofia e a lógica, que era tradicionalmente lecionada no 11ºano, passou a ser lecionada no 10º.
No entanto, a parte que referes de "Tese, argumento, validade, verdade e solidez." sempre foi lecionado no 10º.
Agora é uma questão de estudares por onde achares que o tema está mais completo.
Mais alguma dúvida diz!

Muito obrigada pela ajuda e resposta rápida! :D

Boa tarde, estive a analisar as aprendizagens essenciais de filosofia para puder encontrar os conteúdos dos exames.

Estou confusa quanto a uma parte, nas aprendizagens essenciais de 10ºano refere-se a "Tese, argumento, validade, verdade e solidez. Quadrado da oposição [...] Formas de inferência válida[...] Principais falácias formais [...] O discurso argumentativo e principais tipos de argumentos e falácias informais " No entanto pareceu-me encontrar estes conteúdos no manual de 11ºano mais do que no de 10ºano, mas lembro-me de realmente aprender isto no 10º. Alguém sabe qual dos dois manuais deveria usar para este tema? O do 10º ou o do 11º?

IP-EX-Fil714_2021.pdf (iave.pt) <-- Documento da informação-prova de Filosofia onde estão as hiperligações para os documentos das aprendizagens essenciais.

Boa noite!

A tua dúvida foi muito bem esclarecida pelo colega de fórum :) . Portanto, se estudares por manuais escolares, há conteúdos do antigo 11º ano que agora são estudados no 10º ano (Lógica Formal - aristotélica e proposicional - e Lógica Informal) e há conteúdos do antigo 10º ano que agora são estudados no 11º ano: Estética e Filosofia da Religião.

Há também novos conteúdos e foram também suprimidos outros. Deixou, também, de haver percursos opcionais. Portanto, recomendo estudo para exame por manuais específicos de apoio a exame - estes, se forem novos ou comprados no ano passado (há pessoal que os vende usados), já estão de acordo com as Aprendizagens Essenciais (o documento que introduziu estas alterações). Há três no mercado: um da Porto Editora, outro da Leya e outro da Areal. Conheço apenas os dois primeiros e qualquer um deles é útil, embora o da Leya seja mais rico em textos para praticar. Penso que os supemercados estão a vendê-los.

Ora, sou professor e tenho um canal de YouTube sobre Filosofia no ensino secundário, que tenta e ensinar e, ao mesmo tempo, arrancar alguns sorrisos. Tenho duas listas de reprodução que explicam todos os conteúdos sujeitos a exame nacional.

Tens aqui a ligação para a lista de reprodução de preparação para exame de 10º ano: https://www.youtube.com/playlist?list=PL8rSqzGLnHaEpjbanMXKJ8sTnYFLFSrjj

E aqui a de 11º ano: https://www.youtube.com/playlist?list=PL8rSqzGLnHaE_n7D7LIwikN3mTt-yy8kw

Especificamente para a lógica formal, recomendo os vídeos da lista de 10º ano, do vídeo #2 ao vídeo #7 .

Bom estudo! Alguma dúvida, podes comentar os vídeos e eu vou respondendo ;)

Boa noite!
Estou a começar a preparar-me para o exame de Filosofia. "Acabei" o secundário no ano letivo 2019/2020 e não tenho a disciplina feita, como quero ingressar no ensino superior no próximo ano letivo estou a começar a preparar tudo. Não tive a disciplina durante 2 anos e queria saber qual é o livro mais indicado, se da Porto Editora ou do Areal. Ouvi falar muito bem de ambos, até estou a pensar em comprar os dois, um agora e um mais brevemente.
Já agora (podendo ser uma pergunta um pouco (muito) absurda, mas daquelas coisas que temos certa curiosidade), uma vez que não tenho a disciplina feita, nunca poderia frequentar o ensino superior como "interna", apenas poderia acompanhar algumas disciplinas, certo? Ou, uma vez que não faz parte das provas de ingresso que preciso para o curso que quero, não teria problema?

Obrigada e desculpem a minha curiosidade, respetivamente a esta última pergunta mas ninguém me sabe responder com certeza.
Olá!
Em primeiro lugar, quanto ao livro de preparação, eu fiz o exame o ano passado e tive alguém que me disponibilizou o livro da Areal. Gostei bastante dele, acho que ajudou genuinamente, uma vez que os meus manuais eram um bocadinho confusos em determinadas matérias. Complementei o estudo com a resolução de muitos exames nacionais antigos e também ajudou bastante.
Segundo, sugiro que passes por este artigo: Ano Zero ou como frequentar o superior sem entrar no curso | Uniarea. Não sou perita no assunto, mas dada a situação que constatas, penso que podes fazer Unidades Curriculares isoladas ou um ano zero, se o instituto de ensino superior a que te pretendes candidatar disponibilizar esse sistema, mesmo estando com essa disciplina para trás. Se optares por isso, estarás a fazê-lo como uma aluna externa e tens na mesma de obter aprovação a Filosofia e concluir o secundário no final do ano para poderes inscrever-te no curso. Sendo que, quando entrares efetivamente, tens já a vantagem de estar avançada nas cadeiras que escolheste fazer. De qualquer modo, o artigo explica-o melhor do que eu :)

• Like
Reactions: BfG1231
Olá!
Em primeiro lugar, quanto ao livro de preparação, eu fiz o exame o ano passado e tive alguém que me disponibilizou o livro da Areal. Gostei bastante dele, acho que ajudou genuinamente, uma vez que os meus manuais eram um bocadinho confusos em determinadas matérias. Complementei o estudo com a resolução de muitos exames nacionais antigos e também ajudou bastante.
Segundo, sugiro que passes por este artigo: Ano Zero ou como frequentar o superior sem entrar no curso | Uniarea. Não sou perita no assunto, mas dada a situação que constatas, penso que podes fazer Unidades Curriculares isoladas ou um ano zero, se o instituto de ensino superior a que te pretendes candidatar disponibilizar esse sistema, mesmo estando com essa disciplina para trás. Se optares por isso, estarás a fazê-lo como uma aluna externa e tens na mesma de obter aprovação a Filosofia e concluir o secundário no final do ano para poderes inscrever-te no curso. Sendo que, quando entrares efetivamente, tens já a vantagem de estar avançada nas cadeiras que escolheste fazer. De qualquer modo, o artigo explica-o melhor do que eu :)
Muito obrigada pela recomendação do livro de preparação e pelo esclarecimento á minha dúvida, já tinha ouvido falar do Ano Zero, mas por alto.
Sem dúvida que vou ler esse artigo :)

• Like
Reactions: nanabanana
Muito obrigada pela recomendação do livro de preparação e pelo esclarecimento á minha dúvida, já tinha ouvido falar do Ano Zero, mas por alto.
Sem dúvida que vou ler esse artigo :)
Não sou nenhuma autoridade no assunto, mas muito sinceramente, raramente o Ano Zero compensa. Vais estar a gastar dinheiro que no final vai fazer com que a tua licenciatura acabe por sair mais cara, no final de contas. O facto de estudares algumas cadeiras só ia fazer com que aliviasses a carga, mas pelo preço, muito sinceramente, acho que mais vale poupares esse dinheiro, podes tentar estudar algumas coisas por ti própria, ler alguma bibliografia e assim até já podes ir com boas referências para o curso que pretendas.

Não sou nenhuma autoridade no assunto, mas muito sinceramente, raramente o Ano Zero compensa. Vais estar a gastar dinheiro que no final vai fazer com que a tua licenciatura acabe por sair mais cara, no final de contas. O facto de estudares algumas cadeiras só ia fazer com que aliviasses a carga, mas pelo preço, muito sinceramente, acho que mais vale poupares esse dinheiro, podes tentar estudar algumas coisas por ti própria, ler alguma bibliografia e assim até já podes ir com boas referências para o curso que pretendas.
Sim, eu não estou a fazer conta de recorrer ao ano zero, estou a estudar dia e noite a disciplina que indiquei para entrar no curso que quero sem problemas. A minha média é geralmente boa, a única coisa que me está a empatar é filosofia.
Era apenas uma curiosidade 😉

• Like
Reactions: Ariana_
Olá,eu precisava de ajuda porque decidi que vou fazer exame de filosofia este ano mas não sei bem como funciona a nivel de conteudos que vão sair,se é literalmente tudo do 10º e 11º ou se ha certos conteudos que saem mais ou alguns que nunca sairam ou não vão sair de todo.Já tentei procurar em imensos sites e fico na mesma.
Alguém sabe onde encontrar estas informações?

Olá,eu precisava de ajuda porque decidi que vou fazer exame de filosofia este ano mas não sei bem como funciona a nivel de conteudos que vão sair,se é literalmente tudo do 10º e 11º ou se ha certos conteudos que saem mais ou alguns que nunca sairam ou não vão sair de todo.Já tentei procurar em imensos sites e fico na mesma.
Olá, Rita! Deves guiar-te pelo documento das Aprendizagens Essenciais que encontras em hiperligação neste doc: https://iave.pt/wp-content/uploads/2021/01/IP-EX-Fil714_2021.pdf Não é literalmente tudo o que se dá no secundário, como poderás ver! Experimenta consultar a nossa área de Apontamentos, por vezes as pessoas colocam bons resumos da matéria também 🤗

Olá!
Também pretendo fazer o exame de filosofia este ano. No entanto, deparei-me com uma dúvida que gostaria que fosse eventualmente esclarecida por alguém que tenha tido alguma experiência neste assunto.
Estava a ponderar em comprar um livro para me preparar para o exame e estava entre dois : o da leya e o da areal. A dúvida prende-se com a informação que a editora leya disponibiliza: a possibilidade de contactar com os autores do livro. Deste modo, gostaria que alguém me pudesse esclarecer acerca das regalias que isto poderá fornecer. Como é que é feito este contacto para eventuais dúvidas que possam surgir durante o estudo? Os recursos disponibilizados pela areal são os mesmos dos da Porto Editora, isto é, apenas acesso a exames nacionais de anos anteriores? Obrigada.

• Like
Reactions: A Tua Filosofia
Olá!
Também pretendo fazer o exame de filosofia este ano. No entanto, deparei-me com uma dúvida que gostaria que fosse eventualmente esclarecida por alguém que tenha tido alguma experiência neste assunto.
Estava a ponderar em comprar um livro para me preparar para o exame e estava entre dois : o da leya e o da areal. A dúvida prende-se com a informação que a editora leya disponibiliza: a possibilidade de contactar com os autores do livro. Deste modo, gostaria que alguém me pudesse esclarecer acerca das regalias que isto poderá fornecer. Como é que é feito este contacto para eventuais dúvidas que possam surgir durante o estudo? Os recursos disponibilizados pela areal são os mesmos dos da Porto Editora, isto é, apenas acesso a exames nacionais de anos anteriores? Obrigada.
Olá!

Fiz o exame nacional no ano passado enquanto aluna externa e, embora tenha tido a disciplina há pouco tempo, tive de rever tudo por mim e inclusive ''ensinar-me'' algumas coisas que não tinha dado quando tive a disciplina.
Comprei os livros da Leya e da Porto Editora e posso dizer que o da porto editora é muito superior.
A nível de resumos está tudo bastante completo, porém bem esquematizado para ser mais fácil reter a informação. Em termos de exercícios também considero os da Porto Editora mais semelhantes aos de exame nacional. Sei que a tua dúvida não estava entre porto editora e leya, mas não acho que devas descartar a opção da porto editora, pois é boa, de facto. O da areal não conheço portanto não posso dar opinião :/

Uma outra dica que te dou é fazeres muitos exercícios de exame nacional!! E veres os critérios de todos, pois isso também ajuda a perceber o tipo de respostas que eles querem.

Boa sorte!

Olá!

Boa tarde!

Deixo aqui mensagem que escrevi noutra conversa sobre este assunto, há umas semanas atrás, aqui no Fórum. Espero ajudar :)

" Sou professor de Filosofia e aqui vai a minha perspetiva. É uma perspetiva fundamentada, mas vou poupar-te, a ti e a mim, de longas argumentações :) .

Há três manuais (de apoio a Exame) no mercado. Trabalho desde 2012 com o da Porto Editora e comecei este ano a trabalhar também com o da Leya. Vi aqui no fórum (estamos sempre a aprender) que existia o da Areal e comprei-o há pouco tempo (perdoem-me as estimadas livrarias independentes, admito que fui ao Continente. Guilty!). Avaliação sintética:

Não comprar o da Areal. Pouco intuitivo na exposição dos conteúdos e com partes que, humildemente, me parecem mal explicadas e, por vezes, até com pequenos lapsos (subtilezas) técnicos. Com todo o respeito pelas autoras, é o único dos três manuais cuja autoria não provém do ensino superior. Isto é, os autores dos demais livros são professores universitários, nomes muito reconhecidos no domínio académico - no caso da Areal, não.

Critérios para optar entre o da Porto Editora e o da Leya:

- O da Porto Editora é mais sintético mas apresenta menos textos filosóficos. Para um estudo mais direto, é o melhor. Como te disse, usei-o durante anos.

- O da Leya é um manual nitidamente maior, porque apresenta textos filosóficos. Para um estudo que envolve prática da leitura direta de textos filosóficos, é o melhor.

Em suma: com qualquer um destes dois, estarás bem servida.

Estes manuais de Filosofia não são lançados todos os anos e nem sempre são fáceis de encontrar no mercado. Podes comprar de anos passados, sem problema, pois os conteúdos são os mesmos. Atenção a uma coisa: há manuais da Porto Editora anteriores às Aprendizagens Essenciais (provavelmente, não os encontras novos, foram retirados de circulação). Se comprares o da Porto Editora, o mesmo tem de ter referência às "Aprendizangens Essenciais", na capa (As Aprendizagens Essenciais são, em termos simples, uma revisão do Programa, que mudou a especficidade e a ordem dos conteúdos a lecionar/aprender). Quanto ao da Leya, ele foi desenvolvido de raíz já depois da publicação das Aprendizagens Essenciais, portanto é necessária esta "cautela". "
Post automatically merged:

Boa tarde!

Sou prof. de Filosofia e tenho um canal de YouTube sobre Filosofia no ensino secundário. Tenho duas playlists de apoio para exame nacional.

Eis a de 10º ano: https://www.youtube.com/playlist?list=PL8rSqzGLnHaEpjbanMXKJ8sTnYFLFSrjj

E a de 11º ano: https://www.youtube.com/playlist?list=PL8rSqzGLnHaE_n7D7LIwikN3mTt-yy8kw

Alguma dúvida, deixa nos comentários do vídeo respetivo ;)

Bom estudo!

Olá a todos, o meu nome é João, e este ano vou fazer exame de filosofia, no entanto, tem-me surgido uma dúvida muito importante para conseguir estruturar melhor o meu estudo. Acham que deva estudar profundamente os dois tipos de lógica (aristotélica e proposicional) ou acham que me deva focar só mais numa, dado que normalmente podemos escolher um “percurso” no exame?

Olá a todos, o meu nome é João, e este ano vou fazer exame de filosofia, no entanto, tem-me surgido uma dúvida muito importante para conseguir estruturar melhor o meu estudo. Acham que deva estudar profundamente os dois tipos de lógica (aristotélica e proposicional) ou acham que me deva focar só mais numa, dado que normalmente podemos escolher um “percurso” no exame?

Atenção, posso estar errado... mas a distinção entre esses dois tipos de lógica não tem a ver com o curso em que estás no secundário? Lembro-me que na minha escola os alunos de CT e de Economia davam a lógica proposicional e os restantes a lógica aristotélica. Não sei em que curso estás, mas parece-me uma perda de tempo estar a estudar os dois de maneira profunda. No exame, ou escolhes o Percurso A, ou o Percurso B. Não vejo o porquê de estudares os dois. Estuda o que aprendeste na escola, ou o que achas mais fácil.

• Like
Reactions: Rafael Salgueiro
Atenção, posso estar errado... mas a distinção entre esses dois tipos de lógica não tem a ver com o curso em que estás no secundário? Lembro-me que na minha escola os alunos de CT e de Economia davam a lógica proposicional e os restantes a lógica aristotélica. Não sei em que curso estás, mas parece-me uma perda de tempo estar a estudar os dois de maneira profunda. No exame, ou escolhes o Percurso A, ou o Percurso B. Não vejo o porquê de estudares os dois. Estuda o que aprendeste na escola, ou o que achas mais fácil.
Olá a ambos! Está aqui uma pequena confusão entre o antigo programa de Filosofia e o actual. Actualmente, no exame, já não existe um Percurso A e Percurso B com lógica aristotélica / lógica proposicional. O programa actual de Filosofia lecciona obrigatoriamente lógica proposicional a todos os alunos, pelo que é essa, @joaorodriguess68, que deves estudar para o exame. A escolha de percursos foi feita a última vez em 2019, a partir de 2020, os exames são com o novo programa da disciplina. Recomendo que consultes as informações-prova para estudares as Aprendizagens Essenciais e seria útil consultares o enunciado dos exames de 2020, em ambas as fases. Espero ter ajudado!

@voidlessmind quanto à antiga escolha de percursos (que, reitero, terminou em 2019, com o fim do antigo programa), não estava de todo relacionada com os cursos que os alunos frequentavam. Era opção da escola, mais concretamente, do professor, escolher entre as duas qual delas leccionar. Há escolas que decidiam por "cursos", mas isso não é uma regra, pelo que podes ter alunos de Línguas e Humanidade que tenham dado lógica proposicional e alunos de Ciências Socio-económicas que tenham dado lógica aristotélica.

@voidlessmind quanto à antiga escolha de percursos (que, reitero, terminou em 2019, com o fim do antigo programa), não estava de todo relacionada com os cursos que os alunos frequentavam. Era opção da escola, mais concretamente, do professor, escolher entre as duas qual delas leccionar. Há escolas que decidiam por "cursos", mas isso não é uma regra, pelo que podes ter alunos de Línguas e Humanidade que tenham dado lógica proposicional e alunos de Ciências Socio-económicas que tenham dado lógica aristotélica.

Desconhecia de tudo isso ahah, obrigado pela informação!

• Like
Reactions: Ariana_