Exame Nacional de Filosofia 714 2021

   
Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitido o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1ª Fase:



1625010984537.png


1ª fase 2021:
2ª fase 2021:
1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
Outros exames entre 1997 e 2019.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 29 de junho de 2021.
 
Última edição:
Olá a todos, o meu nome é João, e este ano vou fazer exame de filosofia, no entanto, tem-me surgido uma dúvida muito importante para conseguir estruturar melhor o meu estudo. Acham que deva estudar profundamente os dois tipos de lógica (aristotélica e proposicional) ou acham que me deva focar só mais numa, dado que normalmente podemos escolher um “percurso” no exame?

Boa tarde!

Acrescento aos esclarecimentos que te foram prestados, ligação para as "Aprendizagens Essenciais" que são, basicamente e na prática, o nosso programa.

10º ano:
http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/10_filosofia.pdf

11º ano:
http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/11_filosofia.pdf

Deves guiar o teu estudo pela tabela "Operacionalização": nas primeiras duas colunas, tens o percurso de conteúdos.

E... subscreve o meu canal de YouTube. Sou professor de Filosofia e por lá explico os conteúdos com o meu frágil sentido de humor. Tens aqui a playlist de 10º ano ( https://www.youtube.com/playlist?list=PL8rSqzGLnHaEpjbanMXKJ8sTnYFLFSrjj ) e aqui a de 11º ano (https://www.youtube.com/playlist?list=PL8rSqzGLnHaE_n7D7LIwikN3mTt-yy8kw ) .

Bom estudo!
 
Olá, eu vou fazer exame de filosofia e ainda estou um pouco confusa com as aprendizagens essenciais. Pode sair algo da lógica aristotélica sem ser o quadrado da oposição? E pode sair algo relacionado com a ação humana, rede conceptual da ação e condicionantes? É que estes conteúdos estão nos meus livros de 10 e 11 ano, mas não no livro de exame. Obrigada.
 
Olá, eu vou fazer exame de filosofia e ainda estou um pouco confusa com as aprendizagens essenciais. Pode sair algo da lógica aristotélica sem ser o quadrado da oposição? E pode sair algo relacionado com a ação humana, rede conceptual da ação e condicionantes? É que estes conteúdos estão nos meus livros de 10 e 11 ano, mas não no livro de exame. Obrigada.
Bom dia.
Vi os conteúdos assim por alto e respondendo à tua pergunta acho que não. Mas aconselho-te a leres e procurares melhor.
Nesse link, vai ser feito automaticamente um download. Depois no ficheiro tens de clicar nas palavras 10°ano ou 11° ano para verificares os conteúdos que sai em exame de cada ano.
Boa sorte :)
 
  • Like
Reactions: A Tua Filosofia
Olá, eu vou fazer exame de filosofia e ainda estou um pouco confusa com as aprendizagens essenciais. Pode sair algo da lógica aristotélica sem ser o quadrado da oposição? E pode sair algo relacionado com a ação humana, rede conceptual da ação e condicionantes? É que estes conteúdos estão nos meus livros de 10 e 11 ano, mas não no livro de exame. Obrigada.

Boa noite!

Sou prof. de Filosofia e de vez em quando passeio aqui no Fórum :)

O programa foi atualizado pelas Aprendizagens Essenciais, que são as que contam para exame. Nesse sentido, a resposta que recebeste da colega de fórum é correta. Os manuais escolares ainda não foram atualizados. Guia-te, ao nível do que é incluído no exame, pelos livros de apoio de exame e pelas Aprendizagens Essenciais, através das ligações acima.

Tenho um canal sobre Filosofia no ensino secundário, que procura cruzar os conteúdos com o fraco sentido de humor que me habita. Chama-se "A Tua Filosofia" e tenho duas playlists que explicam TODOS os conteúdos sujeitos a exame nacional. Ficam aqui as ligações para o 10º e 11º ano. Bom estudo!

https://www.youtube.com/playlist?list=PL8rSqzGLnHaEpjbanMXKJ8sTnYFLFSrjj

https://www.youtube.com/playlist?list=PL8rSqzGLnHaE_n7D7LIwikN3mTt-yy8kw
 
Oláaa! Acabei o meu estudo da matéria do 10º e 11º ano de filosofia e disponibilizo-me a dar aulas particulares gratuitas pelo zoom de 1h30 para esclarecer dúvidas e/ou dar matéria.
Também é uma maneira de eu sistematizar conhecimentos.
Estão interessados?
 
  • Like
Reactions: margaridasousa42
Bom dia!
Creio que as editoras costumam enviar provas modelo idênticas aos conteúdos ou forma como são abordados no exame. Geralmente enviam quantas provas? Se tiverem acesso podem publicar nos apontamentos sff? Obrigada.
 
Oláaa! Acabei o meu estudo da matéria do 10º e 11º ano de filosofia e disponibilizo-me a dar aulas particulares gratuitas pelo zoom de 1h30 para esclarecer dúvidas e/ou dar matéria.
Também é uma maneira de eu sistematizar conhecimentos.
Estão interessados?
Se sempre tiveres esse tempo, eu proponho fazermos perguntas um ao outro ou a que mais se quiser juntar, para pôr à prova o nosso conhecimento e também ajudarmo-nos.
 
olá maltinha.
sei que já falta pouco para o exame e é neste momento que os nervo começam a aumentar ☹
Qual é que acham que será o tema abordado no ensaio? Eu gostava que fosse um destes três:
- Livre-arbítrio - determinismo - etc
- Organização da sociedade justa
- Teoria do conhecimento
Qual é o vosso palpite?
 
olá maltinha.
sei que já falta pouco para o exame e é neste momento que os nervo começam a aumentar ☹
Qual é que acham que será o tema abordado no ensaio? Eu gostava que fosse um destes três:
- Livre-arbítrio - determinismo - etc
- Organização da sociedade justa
- Teoria do conhecimento
Qual é o vosso palpite?

Espero que saia sobre a organização de uma sociedade justa
 
Para quem estudou como externo e vai fazer amanhã o de História A, tenho a dizer que me correu muito bem.
Gostei do facto de ter dois ensaios para fazer. Prefiro sinceramente escrever mais do que escolhas múltiplas.
Espero que saia sobre a organização de uma sociedade justa
O primeiro ensaio foi precisamente sobre esta unidade hahaha.
Post automatically merged:

Critérios aqui!:
 
Última edição:
update: nunca me dei bem com escolhas múltiplas e aqui foi o que me lixou.
Errei duas obrigatórias e tirando sempre uns pontinhos em cada resposta, como já é costume, muito dificilmente chego ao 16, que era o meu objetivo para subir a nota interna. (e as múltiplas que errei foram por distrações mesmo parvas) ☹☹☹
 
update: nunca me dei bem com escolhas múltiplas e aqui foi o que me lixou.
Errei duas obrigatórias e tirando sempre uns pontinhos em cada resposta, como já é costume, muito dificilmente chego ao 16, que era o meu objetivo para subir a nota interna. (e as múltiplas que errei foram por distrações mesmo parvas) ☹☹☹
Ainda há esperança. Nada de desanimar! Por acaso tive sorte com as escolhas múltiplas
 
update: nunca me dei bem com escolhas múltiplas e aqui foi o que me lixou.
Errei duas obrigatórias e tirando sempre uns pontinhos em cada resposta, como já é costume, muito dificilmente chego ao 16, que era o meu objetivo para subir a nota interna. (e as múltiplas que errei foram por distrações mesmo parvas) ☹☹☹
vais ver que ainda vais ter uma boa nota! Acerca da nota interna imagina que tinhas agora a filosofia 12 se tivesses no exame esse 16 ficavas com 16 na nota interna? E a tua média subia?
 
vais ver que ainda vais ter uma boa nota! Acerca da nota interna imagina que tinhas agora a filosofia 12 se tivesses no exame esse 16 ficavas com 16 na nota interna? E a tua média subia?
Olá. Eu acabei Filosofia com 15, e caso tivesse, por exemplo, 18 no exame, a minha nota da disciplina passava a ter esse 18.
Contudo, caso tivesse menos de 15, em nada alteraria pois o 15 ficava sempre assegurado.
E obrigado pelo apoio já agora!
 
  • Like
Reactions: helder2004
Olá. Eu acabei Filosofia com 15, e caso tivesse, por exemplo, 18 no exame, a minha nota da disciplina passava a ter esse 18.
Contudo, caso tivesse menos de 15, em nada alteraria pois o 15 ficava sempre assegurado.
E obrigado pelo apoio já agora!
De nada e obrigado!
Já me explicaram mas fiquei confuso .. eu n vou precisar de macs posso ir à segunda fase de macs só para tentar subir a média interna? E no 12ºano candidato-me logo na primeira fase com uma prova de ingresso de primeira fase e com a nova nota de macs? ( imagina que passo de um 10 para 14 vou aumentar a média um bocado)
 
De nada e obrigado!
Já me explicaram mas fiquei confuso .. eu n vou precisar de macs posso ir à segunda fase de macs só para tentar subir a média interna? E no 12ºano candidato-me logo na primeira fase com uma prova de ingresso de primeira fase e com a nova nota de macs? ( imagina que passo de um 10 para 14 vou aumentar a média um bocado)
Bem, relativamente a isso não te consigo dar uma explicação porque não estou muito por dentro desse tipo de casos mais específicos (@davis e @Edgar H ajudem aqui por favor 🙂)
É melhor deixar essa dúvida para as "autoridades competentes" que mencionei 🤣🤣
 
  • Like
Reactions: davis