Exame Nacional de Filosofia 714 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitido o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1ª Fase:

1625010984537.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:
1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
Outros exames entre 1997 e 2019.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 29 de junho de 2021.

Última edição:
Para quem já não estudava filosofia há 2 anos acho que correu razoavelmente. Errei uma escolha múltipla obrigatória e outra opcional, sempre me dei bem com elas. Quanto às de escrita acho que me espetei um bocadinho. Já não me lembrava das tabelas de verdade e apenas vou ter 4 pontos por formalizar o argumento, outra péssima foi a de Rawls, acho que me deu uma branca pois tinha estudado imenso essa parte. Espero que dê para um 14 🙏🏼

De nada e obrigado!
Já me explicaram mas fiquei confuso .. eu n vou precisar de macs posso ir à segunda fase de macs só para tentar subir a média interna? E no 12ºano candidato-me logo na primeira fase com uma prova de ingresso de primeira fase e com a nova nota de macs? ( imagina que passo de um 10 para 14 vou aumentar a média um bocado)
podes me explicar então como funciona por favor? @davis
sei que tou no separador errado kkk dcp

• Like
Reactions: davis
Olá @heldersantos14
Já me explicaram mas fiquei confuso .. eu n vou precisar de macs posso ir à segunda fase de macs só para tentar subir a média interna? E no 12ºano candidato-me logo na primeira fase com uma prova de ingresso de primeira fase e com a nova nota de macs? ( imagina que passo de um 10 para 14 vou aumentar a média um bocado)
Bem, relativamente a isso não te consigo dar uma explicação porque não estou muito por dentro desse tipo de casos mais específicos (@davis e @Edgar H ajudem aqui por favor 🙂)
É melhor deixar essa dúvida para as "autoridades competentes" que mencionei 🤣🤣
Sim, podes fazer melhoria de MACS na 2ª fase de exames. As melhorias aprovadas este ano são apenas para efeitos de acesso, não havendo melhorias do diploma (sugiro a leitura deste artigo para perceber as diferenças), algo que é a primeira vez que acontece. A lógica das melhorias para efeitos de acesso é que são válidas enquanto os exames forem válidos para acesso. Ora, exames da 2ª fase de exames só podem ser usados como prova de ingresso na 2ª fase de candidaturas, pelo que se pode extrapolar que as melhorias só terão efeitos na nota interna também na 2ª fase de candidaturas. Mas diria que neste momento ninguém tem certezas. Com as melhorias do diploma essas melhorias teriam efeito em qualquer fase de candidatura do ano seguinte, porque a nota mudaria no diploma, desaparecendo de vez a nota anterior, algo que não acontece com as melhorias para efeitos de acesso. Teremos de ver como fica redigida a legislação de acesso do próximo ano para ver como é que lidará com esta situação. Mas com a legislação atualmente em vigor, a minha interpretação é que só serão válidas essas melhorias internas na 2ªe 3ª fases de candidaturas.

Olá @Andrea Paula de Moraes
Existe algum local em que podemos conferir as respostas?
Só são divulgados os critérios de classificação, que podes encontrar na mensagem inicial do tópico.

Oláaa! Acabei o meu estudo da matéria do 10º e 11º ano de filosofia e disponibilizo-me a dar aulas particulares gratuitas pelo zoom de 1h30 para esclarecer dúvidas e/ou dar matéria.
Também é uma maneira de eu sistematizar conhecimentos.
Estão interessados?
já venho um bocado tarde mais ainda fazes? kkkk
Post automatically merged:

olá alguém vai à segunda fase de filo?

Olá a todos! Para quem está a pensar ir à segunda fase do exame de Filosofia, criei um vídeo no qual explico como estudei para o exame, e dou algumas dicas sobre como estudar para este exame. Espero que as dicas sejam úteis, e que os exames vos corram bem!

Se gostarem do vídeo, deixem um like, e subscrevam o canal. Obrigado :)

🆕 Enunciado e critérios de classificação da 2ª fase adicionados à publicação inicial.