Olá.
Gostava de pedir a vossa opinião sobre o exame nacional de Filosofia. Acabei o 10.º ano com 15 valores à disciplina e estou indecisa se valerá a pena fazer o exame como obrigatório.
Acham que, com esta nota interna, compensa arriscar em fazer o exame ou será mais prudente manter apenas a classificação final da disciplina?
Acho que esta questão depende muito de se 15 para ti é alto ou é baixo, e, claro, também depende da nota que prevês ter este ano, já que o exame faria média ponderada com o 10º e 11º, e não apenas com o 10º. Vais ter de arriscar duas disciplinas à tua escolha, é só uma questão de escolheres quais. Se não arriscares a Filosofia, terás de arriscar outra. Deves ver onde o risco é maior e onde a tua nota já anda à volta do que prevês ter no exame de qualquer modo.
Diria que também depende de quantos exames tencionas fazer este ano e no próximo. Fazeres duas bienais
e Filosofia no mesmo ano poderá ser demais, mas se tencionares fazer 2 exames no 12º, poderias fazer este ano outro exame como interna e o de Filosofia apenas como prova de ingresso (se precisares dela), ou apenas Filosofia como interna, ou então podias fazer Filosofia mais uma bienal ambos como interna este ano, e só Português no próximo.
Se pretendes ingressar no Ensino Superior, então subscrevo ao conselho da Ariana. Deves ponderar que exames te são úteis como provas de ingresso, e, de modo a não dispersar o teu estudo, acho que seria melhor escolhê-los também para aprovação. Só vale a pena dividires a tua atenção entre exames só para aprovação e exames só para o ensino superior se tiveres uma nota interna muito alta e tiveres expectativas baixas para o exame, sempre tendo em conta que dividir o estudo também pode ser prejudicial nesse sentido.
Se não pretenderes ingressar no Ensino Superior, então a escolha é ainda mais fácil: opta pelos exames que achares mais fáceis.
Qualquer questão, dispõe.