Exame Nacional de Geografia A 719 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitido o uso de corretor nem o uso de calculadora. É permitido o uso de régua, esquadro e transferidor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1625364575083.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
Outros exames entre 1997 e 2019.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 3 de julho de 2021.

Última edição:
Tenho uma dúvida em relação ao exame. Tou no 11º ano e a minha média dos dois anos a geografia é 15. Se tirar negativa na 1ª fase tenho que ir à 2º fase obrigatoriamente? Obrigado.

• Like
Reactions: riita_monteiro
Tenho uma dúvida em relação ao exame. Tou no 11º ano e a minha média dos dois anos a geografia é 15. Se tirar negativa na 1ª fase tenho que ir à 2º fase obrigatoriamente? Obrigado.
olá.
este ano os exames apenas contam para prova de ingresso, por isso, qualquer nota que tires não influenciará a tua nota interna, e, consequentemente, não precisas de ir à 2ª fase.

Olá, tenho uma questão sobre a nota dos exames se eu acabei a disciplina de Geografia com 12, qual a nota no exame que poderá baixar o meu 12 para um 9.
E se eu tiver 10 no exame não vou chumbar á disciplina isso só acontecerá se tiver 9 correto?

Olá @Rita___16
Olá, tenho uma questão sobre a nota dos exames se eu acabei a disciplina de Geografia com 12, qual a nota no exame que poderá baixar o meu 12 para um 9.
E se eu tiver 10 no exame não vou chumbar á disciplina isso só acontecerá se tiver 9 correto?
Os exames este ano não contam para as notas internas, só contam como prova de ingresso.

Têm palpites do que sai neste exame de Geografia?
Tenho a ideia de que este exame costuma ter muita cultura geral, mais do que a própria matéria. Costuma sempre sair um tema ou notícia .
Alguns palpites ou dicas...? Obrigado! 🙂

Última edição:
Mais um exame marcado pela dificuldade exagerada por parte do IAVE (na minha opinião).
Devem querer baixar as médias todas para 12 provavelmente.

• Like
Reactions: Pedro D. Jesus
Então eu tenho uma dúvida relativa aos critérios, que é relativo a isto: Captura de ecrã 2021-07-17 182922.png
Ou seja, por exemplo, isto quer dizer que mesmo que eu não tenha respondido com os "tópicos de resposta" mas tenha dado uma resposta que consoante o conteúdo da pergunta faz sentido e é válido, é possível ter a cotação máxima?

Espero ter-me feito entender.

Então eu tenho uma dúvida relativa aos critérios, que é relativo a isto: Ver anexo 20374
Ou seja, por exemplo, isto quer dizer que mesmo que eu não tenha respondido com os "tópicos de resposta" mas tenha dado uma resposta que consoante o conteúdo da pergunta faz sentido e é válido, é possível ter a cotação máxima?

Espero ter-me feito entender.
Sim. Por exemplo, na última pergunta sobre a justificação da emigração. Até podes ter escrito uma razão não presente nos critérios, mas se essa razão está correta irás ter cotação na mesma. É algo que para mim faz sentido, não devemos castigar os alunos por pensar fora da caixa ou por terem se lembrado de algo que o IAVE esquecera.