Exame Nacional de História da Cultura e das Artes 724 2022

Informações sobre este exame nacional:

Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

exameHCA2022.jpg

Coisas a não esquecer:

1) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
2) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
3) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Exames de anos anteriores (com o sistema de perguntas obrigatórias + opcionais):

EnunciadoCritérios de Classificação
1ª Fase 2021ProvaAqui
2ª Fase 2021ProvaAqui
1ª Fase 2020ProvaAqui
2ª Fase 2020ProvaAqui

Outros exames entre 1997 e 2019. Tem em conta que nestes exames todas as perguntas eram obrigatórias.

O que estudar:​

Como deves saber, os Exames Nacionais avaliam o que está previsto nas Aprendizagens Essenciais de cada disciplina, que é uma parte mais reduzida do programa. Podes consultar aqui as Aprendizagens Essenciais de cada ano:

Lista Completa de Temas previstos nas Aprendizagens Essenciais:​

• Módulo Inicial: CRIATIVIDADE E RUTURAS
  • Módulo 1: A CULTURA DA ÁGORA – O homem da democracia de Atenas
  • Módulo 2: A CULTURA DO SENADO – A lei e a ordem no Império
  • Módulo 3: A CULTURA DO MOSTEIRO – Os espaços do Cristianismo
  • Módulo 4: A CULTURA DA CATEDRAL – As cidades e Deus
  • Módulo 5: A CULTURA DO PALÁCIO – Homens novos, espaços novos, uma memória clássica
  • Módulo 6: A CULTURA DO PALCO – Muitos palcos, um espetáculo
  • Módulo 7: A CULTURA DO SALÃO – Das «revoluções» à Revolução
  • Módulo 8: A CULTURA DA GARE – A velocidade impõe-se
  • Módulo 9: A CULTURA DO CINEMA – A euforia das invenções
  • Módulo 10: A CULTURA DO ESPAÇO VIRTUAL – A globalização impõe-se

MarianaLLemos

Membro Veterano
Matrícula
19 Abril 2022
O que acham que vai sair no exame de HCA deste ano??
Pode ser que saia Paula Rego, já que ela faleceu há pouco. Tomando como base as classificações, parece-me que vai sair uma questão extensa no item 1 do grupo III, e penso que pode ser sobre Romantismo, Iluminismo ou Rococó.

• Like
Reactions: beeh

Ana Sim

Membro Veterano
Matrícula
19 Maio 2022
Curso
Jogos digitais e Multimédia
Pode ser que saia Paula Rego, já que ela faleceu há pouco. Tomando como base as classificações, parece-me que vai sair uma questão extensa no item 1 do grupo III, e penso que pode ser sobre Romantismo, Iluminismo ou Rococó.
ela morreu ainda este mês, eu acho que os exames já estão feitos há mais tempo... mas mesmo assim por coincidência pode sair

Luarna

Membro Caloiro
Matrícula
2 Junho 2020
Vai ser difícil dar ou ter uma ajuda coerente….pois há uma infinidade de suposições… gostaríamos de saber um pouco mais dos conteúdos programáticos/exame HCA mas ficamos sem resposta…desejo que tudo corra pelo melhor!

Cássias

Membro
Matrícula
18 Junho 2022
Estou mesmo nervosa com o exame. Nem tive muito tempo para estudar, horário escolar de tempo inteiro, acabo de sair e depois tenho estágio também de tempo inteiro.
Estou mesmo nervosa, é já segunda!

Ana Sim

Membro Veterano
Matrícula
19 Maio 2022
Curso
Estou mesmo nervosa com o exame. Nem tive muito tempo para estudar, horário escolar de tempo inteiro, acabo de sair e depois tenho estágio também de tempo inteiro.
Estou mesmo nervosa, é já segunda!
não estás sozinha, eu só decidi que iria concorrer a este exame perto das datas de incrição, mas não te preocupes, dá uma boa revisão hoje, amanhã e dia 20 de manhã :p

Rose Quartz

Membro
Matrícula
26 Março 2020
Olá, alguém tem ideia do que possa sair no exame de HCA de 2022? eu tive a pensar e acho que vai ser grecia no primeiro exercicio, de resto n sei, aceito qualquer tipo de informaçao estou mesmo a morrer de medo e usually ninguem faz previsoes para esta disciplina, penso que nao irá sair modernismo, deve sair neoclassiscismo e arquitetura gótica, no ultimo grupo duvido que saia pop art, pode sair arte acontecimento, gostava de saber as vossas previsoes, ajudava bastante a assimilar <3

Cássias

Membro
Matrícula
18 Junho 2022
Olá, alguém tem ideia do que possa sair no exame de HCA de 2022? eu tive a pensar e acho que vai ser grecia no primeiro exercicio, de resto n sei, aceito qualquer tipo de informaçao estou mesmo a morrer de medo e usually ninguem faz previsoes para esta disciplina, penso que nao irá sair modernismo, deve sair neoclassiscismo e arquitetura gótica, no ultimo grupo duvido que saia pop art, pode sair arte acontecimento, gostava de saber as vossas previsoes, ajudava bastante a assimilar <3
Sinceramente nunca é previsível. Todos os anos os exames de HCA vêm com temas diferentes eu acho que nunca dá para saber.
Eu não acho que a Grécia vá ser muito presente. Roma talvez tenha um pouco de presença. Como disseste acho que se vão concentrar no Neoclassiscismo e na Gótica. Pop art é imprevisível. Mas em geral tudo sai.

Rose Quartz

Membro
Matrícula
26 Março 2020
Sinceramente nunca é previsível. Todos os anos os exames de HCA vêm com temas diferentes eu acho que nunca dá para saber.
Eu não acho que a Grécia vá ser muito presente. Roma talvez tenha um pouco de presença. Como disseste acho que se vão concentrar no Neoclassiscismo e na Gótica. Pop art é imprevisível. Mas em geral tudo sai.
pois exato, otimo seria se eles comecassem a fazer uma matriz com os modulos que saiem

Ana Sim

Membro Veterano
Matrícula
19 Maio 2022
Curso
o que te leva a essa previsão? exames antigos certo? eu não vi muitos então não sei 😅