Exame Nacional de História da Cultura e das Artes 724 2022

Informações sobre este exame nacional:

Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

exameHCA2022.jpg

Coisas a não esquecer:

1) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
2) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
3) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Exames de anos anteriores (com o sistema de perguntas obrigatórias + opcionais):

EnunciadoCritérios de Classificação
1ª Fase 2021ProvaAqui
2ª Fase 2021ProvaAqui
1ª Fase 2020ProvaAqui
2ª Fase 2020ProvaAqui

Outros exames entre 1997 e 2019. Tem em conta que nestes exames todas as perguntas eram obrigatórias.

O que estudar:​

Como deves saber, os Exames Nacionais avaliam o que está previsto nas Aprendizagens Essenciais de cada disciplina, que é uma parte mais reduzida do programa. Podes consultar aqui as Aprendizagens Essenciais de cada ano:

Lista Completa de Temas previstos nas Aprendizagens Essenciais:​

• Módulo Inicial: CRIATIVIDADE E RUTURAS
  • Módulo 1: A CULTURA DA ÁGORA – O homem da democracia de Atenas
  • Módulo 2: A CULTURA DO SENADO – A lei e a ordem no Império
  • Módulo 3: A CULTURA DO MOSTEIRO – Os espaços do Cristianismo
  • Módulo 4: A CULTURA DA CATEDRAL – As cidades e Deus
  • Módulo 5: A CULTURA DO PALÁCIO – Homens novos, espaços novos, uma memória clássica
  • Módulo 6: A CULTURA DO PALCO – Muitos palcos, um espetáculo
  • Módulo 7: A CULTURA DO SALÃO – Das «revoluções» à Revolução
  • Módulo 8: A CULTURA DA GARE – A velocidade impõe-se
  • Módulo 9: A CULTURA DO CINEMA – A euforia das invenções
  • Módulo 10: A CULTURA DO ESPAÇO VIRTUAL – A globalização impõe-se

o problema é que tb já saiu roma, penso que possa sair arquitetura grega, mas atp nao faço a minima
realmente não dá para saber, eu não me sigo por previsões mesmo que faça muito "sentido", só mesmo pelo que aconteceu no exame de pt :D mas com sorte sai o que vocês acham que vai sair! boa sorte a todos <3

mas se saiu grécia no ano passado, este ano sairia de novo? não sei se eles costumam repetir
Oq eu reparei eq eles dão um espaço de tempo entre módulos. Tipo oq vai sair este ano, só deve ter saído num exames a uns 5 anos atrás. Oq quer dizer que se Grécia saiu o ano passado, só vai sair de novo daqui a uns 5 anos.
Mas é só um especulação.
Oq eu tenho a certeza é que se saiu o ano passado n vai sair com tanta frequência este ano.

faz tempo que saiu Impressionismo da última vez, então pode ser que a questão extensa do grupo III seja sobre Impressionismo
Post automatically merged:

acham que vai ter menos múltiplas escolhas do que no ano passado??

faz tempo que saiu Impressionismo da última vez, então pode ser que a questão extensa do grupo III seja sobre Impressionismo

acham que vai ter menos múltiplas escolhas do que no ano passado??
Suponho que vai ser a mesma quantidade. O que acho que vão haver são menos respostas opcionais comparado aos exames anteriores.

Suponho que vai ser a mesma quantidade. O que acho que vão haver são menos respostas opcionais comparado aos exames anteriores.
a arte mais moderna costuma sair em menos quantidade não é? visto até que engloba menos módulos

este ano só vai ter 4 perguntas opcionais e apenas 2 contam, cada uma vale 18, mas a pergunta com mais valo (20) é obrigatória e está no grupo 3
Credo!
Btw, onde eq arranjaste essa informação?????

sobre o que achas que vai ser a pergunta que vale 20?
Provavelmente sobre a matéria mais difícil, ou a que tem mais conteúdo

Credo!
Btw, onde eq arranjaste essa informação?????

Provavelmente sobre a matéria mais difícil, ou a que tem mais conteúdo
qual seriama matéris mais dificil ou com mais conteudo? pois pelo que eu percebi, se está no ultimo grupo tem que pertencer a um dos ultimos modulos (8;9;10) e eles começam sempre pelo modulo 8 ou 9 visto que o exame está mais ou menos organizado por ordem cronologica esse exercicio deve ser sobre a cultura da gare, deve envolver um enquadramento histórico e caracteristicas de alguma obra que eles apresentarem ali, se calhar aquitetura do ferro ou uma gare, tb pode ser que seja a cerca do palacio da pena (eu nao duvidava pq a cultura da gare ainda envolve romantismo e eu ja nao sei a ultima vez que colocaram palacio da pena apesar de n ter sido à muito tempo atrás), se eles decidirem saltar logo para o modulo 9 deve ser sobre o cinema (duvido que seja charlie chaplin pq está sempre a sair), tb pode ser sobre algum movimento expressionista tipo "a ponte" de ernst kirtchner que era uma denuncia politico social e seria uma reacao ao impressionismo e ao academismo, tb pode ser bauhaus mas espero bem que nao lmao

qual seriama matéris mais dificil ou com mais conteudo? pois pelo que eu percebi, se está no ultimo grupo tem que pertencer a um dos ultimos modulos (8;9;10) e eles começam sempre pelo modulo 8 ou 9 visto que o exame está mais ou menos organizado por ordem cronologica esse exercicio deve ser sobre a cultura da gare, deve envolver um enquadramento histórico e caracteristicas de alguma obra que eles apresentarem ali, se calhar aquitetura do ferro ou uma gare, tb pode ser que seja a cerca do palacio da pena (eu nao duvidava pq a cultura da gare ainda envolve romantismo e eu ja nao sei a ultima vez que colocaram palacio da pena apesar de n ter sido à muito tempo atrás), se eles decidirem saltar logo para o modulo 9 deve ser sobre o cinema (duvido que seja charlie chaplin pq está sempre a sair), tb pode ser sobre algum movimento expressionista tipo "a ponte" de ernst kirtchner que era uma denuncia politico social e seria uma reacao ao impressionismo e ao academismo, tb pode ser bauhaus mas espero bem que nao lmao
eu também espero que o exercicio que vale mais pontos não um do módulo 8 até ao 10... eu gosto de todas as fases da arte mas sinceramente prefiro as mais antigas, até porque no final há muita politica e modernismos envolvidos, coisa que não é tão meu interesse, prefiro subjetivismos e arte clássica no geral. agora é rezar

• Like
Reactions: shakabrah
eu também espero que o exercicio que vale mais pontos não um do módulo 8 até ao 10... eu gosto de todas as fases da arte mas sinceramente prefiro as mais antigas, até porque no final há muita politica e modernismos envolvidos, coisa que não é tão meu interesse, prefiro subjetivismos e arte clássica no geral. agora é rezar
sim same, eu nao gosto nada de modernismos prefiro os estilos mais antigos, apesar de tb gostar de expressionismos, impressionismos, fauvismo e assim

• Fabulous
Reactions: Ana Sim
sim same, eu nao gosto nada de modernismos prefiro os estilos mais antigos, apesar de tb gostar de expressionismos, impressionismos, fauvismo e assim
true, também adoro o impressionismo, afinal acho que é mais a partir do módulo 9

guys eu acho que este ano vamos ter 7 escolhas multiplas outra vez cada uma a valer 14 valores e depois uma pergunta de completar os espaços com palavras dadas e outra de conectar as caracteristicas ás imagens tb cada uma com 14 valores, depois uma que vale 18 que deve ser a dar caracteristicas sobre algum estilo artistico ou obra ou entao dizer diferencas entre duas obras ou edificios (2 diferencas no maximo) e uma de 20 valores para fazer enquadramento historico ou entao politico-social ou cultural (4 aspectos), isto tudo nas obrigatorias, nas opcionais devem ser todas de caracterizar uma obra ou edificio, ou dizer diferencas entre duas obras ou edificios (2 diferencas ou 3/4) caracteristicas

guys eu acho que este ano vamos ter 7 escolhas multiplas outra vez cada uma a valer 14 valores e depois uma pergunta de completar os espaços com palavras dadas e outra de conectar as caracteristicas ás imagens tb cada uma com 14 valores, depois uma que vale 18 que deve ser a dar caracteristicas sobre algum estilo artistico ou obra e uma de 20 valores para fazer enquadramento historico ou eentao politico-social ou cultural, isto tudo nas obrigatorias, nas opcionais devem ser todas de caracterizar uma obre, ou dizer diferencas entre duas obras
Nice! Talvez me consiga safar. But no high hopes tho