Exame Nacional de História da Cultura e das Artes 724 2022

Informações sobre este exame nacional:

Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

exameHCA2022.jpg

Coisas a não esquecer:

1) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
2) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
3) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Exames de anos anteriores (com o sistema de perguntas obrigatórias + opcionais):

EnunciadoCritérios de Classificação
1ª Fase 2021ProvaAqui
2ª Fase 2021ProvaAqui
1ª Fase 2020ProvaAqui
2ª Fase 2020ProvaAqui

Outros exames entre 1997 e 2019. Tem em conta que nestes exames todas as perguntas eram obrigatórias.

O que estudar:​

Como deves saber, os Exames Nacionais avaliam o que está previsto nas Aprendizagens Essenciais de cada disciplina, que é uma parte mais reduzida do programa. Podes consultar aqui as Aprendizagens Essenciais de cada ano:

Lista Completa de Temas previstos nas Aprendizagens Essenciais:​

• Módulo Inicial: CRIATIVIDADE E RUTURAS
  • Módulo 1: A CULTURA DA ÁGORA – O homem da democracia de Atenas
  • Módulo 2: A CULTURA DO SENADO – A lei e a ordem no Império
  • Módulo 3: A CULTURA DO MOSTEIRO – Os espaços do Cristianismo
  • Módulo 4: A CULTURA DA CATEDRAL – As cidades e Deus
  • Módulo 5: A CULTURA DO PALÁCIO – Homens novos, espaços novos, uma memória clássica
  • Módulo 6: A CULTURA DO PALCO – Muitos palcos, um espetáculo
  • Módulo 7: A CULTURA DO SALÃO – Das «revoluções» à Revolução
  • Módulo 8: A CULTURA DA GARE – A velocidade impõe-se
  • Módulo 9: A CULTURA DO CINEMA – A euforia das invenções
  • Módulo 10: A CULTURA DO ESPAÇO VIRTUAL – A globalização impõe-se

acho que acertei todas as de escolha múltipla, de associar características, e de completar o texto, na de resposta extensa eu gostaria de ter escrito mais, e nas opcionais acho que me sai bem também, talvez tenha tirado 18 nas duas, ou valores muito próximos
que opções colocaste nessas?

e aí, como correu a vocês?? a mim acho que me correu bem, mas poderia ter sido melhor
Post automatically merged:

na 5 do grupo III, vocês indicaram quais afirmações?? eu fiquei em dúvida entre B e D, e B e E, mas acabei por colocar B e D
EU TBM MAS ESTAVA NA DUVIDA
Post automatically merged:

acho que acertei todas as de escolha múltipla, de associar características, e de completar o texto, na de resposta extensa eu gostaria de ter escrito mais, e nas opcionais acho que me sai bem também, talvez tenha tirado 18 nas duas, ou valores muito próximos
quais eram as certas de escolha multipla? podes me dizer para comparar <3

Perdoem-me a digressão, mas creio que vi isto a surgir este ano.

A PI 11 História não aceita HCA, somente a PI 12 HCA é que aceita o exame de HCA, caso contrário, aceita Historia A ou B.

Perdoem-me a digressão, mas creio que vi isto a surgir este ano.

A PI 11 História não aceita HCA, somente a PI 12 HCA é que aceita o exame de HCA, caso contrário, aceita Historia A ou B.
o que é pi 11 e pi 12?

Deixei o aviso porque acho que vi um post algures de HCA a falar do código 11.

Nas perguntas de "recorrendo à figura x", alguém sabe se é descontado não mencionar diretamente cada figura?