Exame Nacional de Inglês 550 2021

 
Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitida a consulta de dicionários. Não é permitido o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração componente escrita: 105 minutos + 30 minutos tolerância. A compreensão oral é avaliada nos primeiros 20 minutos.
  • Duração componente oral: duração máxima de 15 minutos, em dia marcado pela escola.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

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1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
Outros exames entre 1997 e 2019.

Coisas a não esquecer:

1) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
2) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
3) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 03de julho de 2021.
 
Última edição:
Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitida a consulta de dicionários. Não é permitido o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração componente escrita: 105 minutos + 30 minutos tolerância. A compreensão oral é avaliada nos primeiros 20 minutos.
  • Duração componente oral: duração máxima de 15 minutos, em dia marcado pela escola.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

Ver anexo 19742

1ª fase 2021:
  • Segunda-feira - 12 de julho - 9h30
2ª fase 2021:
  • Terça-feira – 7 de setembro - 9h30

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
Outros exames entre 1997 e 2019.

Coisas a não esquecer:

1) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
2) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
3) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 03de julho de 2021.
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Ola

Boa tarde, gostaria de esclarecer uma dúvida em relação ao exame nacional de inglês 550. Como é feita a cotação das perguntas 2,4 e 6da Parte B? Por exemplo se tiver 2 em 3 certas!
Obrigada
 
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Ola

Boa tarde, gostaria de esclarecer uma dúvida em relação ao exame nacional de inglês 550. Como é feita a cotação das perguntas 2,4 e 6da Parte B? Por exemplo se tiver 2 em 3 certas!
Obrigada
As perguntas sem níveis de desempenho nos critérios valem 0 pontos se errares numa secção da mesma.

Parte B: Pergunta 4 por exemplo:
-Acertas nas 3: 8 pontos
-Acertas em menos de 3: 0 pontos

Agora pode haver corretores que tentem favorecer, mas segundo os critérios a cotação é feita deste modo.

Desculpa soar mau, mas não é exclusivo aos exames de Língua Estrangeira, acontece também pontualmente a Biologia e Geologia, em que errando uma parte da sequência ficas com 0 na cotação.
 
Última edição:
Quanto à pergunta 6 da parte B, acredito que haja um problema.
Tudo bem nas respostas da alínea a) e b), mas na c), parece-me existir 2 respostas corretas.
Nem existe mesmo maneira de classificar uma como mais correta do que a outra, funcionam as duas tanto gramaticamente como contextualmente:

A frase antecedente é: "Like it or not, teenagers nowadays shop and interact with their friends too, but they do it on their phones."

A resposta correta nos critérios é (5): "Overall, this means the need to keep in touch and be accepted by peers is still a reality."

No entanto, parece-me fazer mais sentido até a 1: "Surprising as it may seem, it is easy to feel lonely in the middle of all this hyper connection"

Ora, isto para mim até faz mais sentido em relação à frase antecedente. Estão a dizer que apesar de tanta "hyperconnection", por tudo ser feito através de internet e redes sociais ("shop and interact with their friends too, but they do it on their phones."), é fácil sentir-se só (na minha intuição, por não haver contacto físico e interação cara a cara).

Percebo que a outra resposta também esteja correta mas não acho justo perder toda a cotação desta pergunta nisto.

Já agora, também existe um erro de pontuação na última frase. Falta uma vírgula depois de "teenagers".

Preciso de contactar alguém para reverem isto?
 
Última edição:
Quanto à pergunta 6 da parte B, acredito que haja um problema.
Tudo bem nas respostas da alínea a) e b), mas na c), parece-me existir 2 respostas corretas.
Nem existe mesmo maneira de classificar uma como mais correta do que a outra, funcionam as duas tanto gramaticamente como contextualmente:

A frase antecedente é: "Like it or not, teenagers nowadays shop and interact with their friends too, but they do it on their phones."

A resposta correta nos critérios é (5): "Overall, this means the need to keep in touch and be accepted by peers is still a reality."

No entanto, parece-me fazer mais sentido até a 1: "Surprising as ot may seem, it is easy to feel lonely in the middle of all this hyper connection"

Ora, isto para mim até faz mais sentido em relação à frase antecedente. Estão a dizer que apesar de tanta "hyperconnection", por tudo ser feito através de internet e redes sociais ("shop and interact with their friends too, but they do it on their phones."), é fácil sentir-se só (na minha intuição, por não haver contacto físico e interação cara a cara).

Percebo que a outra resposta também esteja correta mas não acho justo perder toda a cotação desta pergunta nisto.

Já agora, também existe um erro de pontuação na última frase. Falta uma vírgula depois de "teenagers".

Preciso de contactar alguém para reverem isto?

vou tentar responder, mas sou uma pessoa intuitiva, por isso pode não estar correto,

A meu ver o texto fala todo da conecção dos teenagers com os seus peers , fala das redes sociais e das suas interações, e não fala em nada de eles se sentirem sozinhos devido às redes sociais, e depois a 5)começa com overall, que normalmente indica final de ideia ou frase, e depois a alinea 5 fala dos peers , e como precisam de estar em contacto com eles , e no texto fala das relaçóes interpessoais com os peers quer seja online ou cara a cara.

Acho que tanto a 1) como a 5) podia ficar aqui, mas a 5) está mais correta e faz mais sentido relacionando com o texto.
agora , take it with a grain of salt, porque como disse sou mais intuitivo, e faço sempre as cenas assim, não sei explicar melhor que isto 😅
 
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Quanto à pergunta 6 da parte B, acredito que haja um problema.
Tudo bem nas respostas da alínea a) e b), mas na c), parece-me existir 2 respostas corretas.
Nem existe mesmo maneira de classificar uma como mais correta do que a outra, funcionam as duas tanto gramaticamente como contextualmente:

A frase antecedente é: "Like it or not, teenagers nowadays shop and interact with their friends too, but they do it on their phones."

A resposta correta nos critérios é (5): "Overall, this means the need to keep in touch and be accepted by peers is still a reality."

No entanto, parece-me fazer mais sentido até a 1: "Surprising as ot may seem, it is easy to feel lonely in the middle of all this hyper connection"

Ora, isto para mim até faz mais sentido em relação à frase antecedente. Estão a dizer que apesar de tanta "hyperconnection", por tudo ser feito através de internet e redes sociais ("shop and interact with their friends too, but they do it on their phones."), é fácil sentir-se só (na minha intuição, por não haver contacto físico e interação cara a cara).

Percebo que a outra resposta também esteja correta mas não acho justo perder toda a cotação desta pergunta nisto.

Já agora, também existe um erro de pontuação na última frase. Falta uma vírgula depois de "teenagers".

Preciso de contactar alguém para reverem isto?
Discordo, devido aos vocábulos "Surprising" e "Overall" que diferenciam as duas opções.
O Surprising implica um valor de contradição do género "No entanto, surpeende que...".
O Overall implica uma conclusão do estilo "Em suma..."

Tendo em conta que a frase antes do c) já implica um valor meio adversativo "Quer gostem ou não...", acho que criaria um erro não a termos gramaticais ou de contexto, mas sim de estilo.

Com a 1) ficaria algo do género "Quer se queira quer não, esta ligação acontece mas online. Por mais surpreendente que pareça, é fácil de se sentir isolado..."
VS o "Quer se queira quer não, esta ligação acontece mas online. Em suma, isto significa que a necessidade de continuar ligado ainda existe."

A meu ver estilisticamente faz muito mais sentido a opção 5) para um texto coeso, especialmente tendo em conta o que vem a seguir que só reforça a ideia que os adolescentes valorizam muito as relações quer online ou cara a cara.
 
Discordo, devido aos vocábulos "Surprising" e "Overall" que diferenciam as duas opções.
O Surprising implica um valor de contradição do género "No entanto, surpeende que...".
O Overall implica uma conclusão do estilo "Em suma..."

Tendo em conta que a frase antes do c) já implica um valor meio adversativo "Quer gostem ou não...", acho que criaria um erro não a termos gramaticais ou de contexto, mas sim de estilo.

Com a 1) ficaria algo do género "Quer se queira quer não, esta ligação acontece mas online. Por mais surpreendente que pareça, é fácil de se sentir isolado..."
VS o "Quer se queira quer não, esta ligação acontece mas online. Em suma, isto significa que a necessidade de continuar ligado ainda existe."

A meu ver estilisticamente faz muito mais sentido a opção 5) para um texto coeso, especialmente tendo em conta o que vem a seguir que só reforça a ideia que os adolescentes valorizam muito as relações quer online ou cara a cara.

Visto desta maneira - "Quer se queira quer não, esta ligação acontece mas online. Por mais surpreendente que pareça, é fácil de se sentir isolado...", percebo que faça mais sentido, mas mais uma vez, acho que também seja algo que venha da intuição do próprio leitor.

Eu leio desta maneira: "Gostemos ou não, os adolescentes também fazem compras e interagem com os seus amigos mas fazem-no nos seus telémoveis".

A meu ver, isto é uma hyperconnection. E pode ser substituido por isso:

"Gostemos ou não, existe uma hyperconnection".
Eu pelo menos vejo "fazem compras e interagem com os seus amigos mas fazem-no nos seus telémoveis" como uma hyperconnection.

Esta foi a minha intuição, mas é algo que difere dependendo de quem lê: "Gostemos ou não, existe uma hyperconnection. Por mais surpreendente que pareça, é fácil de se sentir isolado no meio de toda esta hyperconnection." (claro que no texto, não iriam repetir hyperconnection duas vezes, e daí mudam para uma mini definição de hyperconnection)
 
Visto desta maneira - "Quer se queira quer não, esta ligação acontece mas online. Por mais surpreendente que pareça, é fácil de se sentir isolado...", percebo que faça mais sentido, mas mais uma vez, acho que também seja algo que venha da intuição do próprio leitor.

Eu leio desta maneira: "Gostemos ou não, os adolescentes também fazem compras e interagem com os seus amigos mas fazem-no nos seus telémoveis".

A meu ver, isto é uma hyperconnection. E pode ser substituido por isso:

"Gostemos ou não, existe uma hyperconnection".
Eu pelo menos vejo "fazem compras e interagem com os seus amigos mas fazem-no nos seus telémoveis" como uma hyperconnection.

Esta foi a minha intuição, mas é algo que difere dependendo de quem lê: "Gostemos ou não, existe uma hyperconnection. Por mais surpreendente que pareça, é fácil de se sentir isolado no meio de toda esta hyperconnection." (claro que no texto, não iriam repetir hyperconnection duas vezes, e daí mudam para uma mini definição de hyperconnection)
O problema é mesmo esse, estás a usar 2 frases que necessitam obrigatoriamente, num texto coeso, da correspondente conclusão. (se utilizares a 1)
Sendo que não existe tal conclusão para as 2 na última. Pensa na 5 como o que "concluis" da frase anterior e a frase final como a conclusão do texto em si.

Para ser um texto de opinião bem fundamentado, não podes abdicar dessa conclusão da premissa anterior.

Agora, relativo à vírgula, sim, falta uma a seguir a teenagers.
 
Já foram disponibilizados os critérios de classificação definitivos deste exame, que substituem a anterior versão de trabalho:
 
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🆕 Enunciado e critérios de classificação da 2ª fase adicionados à publicação inicial.