Exame Nacional de Macs (dúvida acerca das potencialidades da calculadora)

Olá, tenho uma dúvida acerca de um dos modos da calculadora para este exame.
Sempre me atrapalhei com as equações mas, com a calculadora, aprendi a fazê-las no modo equação (tenho a calculadora Casio fx-cg50). Durante as aulas, eu dei a conhecer à minha professora que eu usava esse modo e ela aconcelhou-me a não o fazer porque supostamente ele iria ficar indisponível quando a calculadora entrasse em modo exame... Pois eu hoje testei o modo exame e a opção "Equação" está disponível e funcional...
A minha questão é, durante o exame, caso tenha que fazer alguma equação que dê neste modo, posso utilizá-lo? Ou seja, se ninguém me pedir por calculos mentais, posso descrever que "utilizei as potencialidades da calculadora gráfica" e apresentar diretamente o resultado sem os cálculos intermédios?

RDelares

Membro
Matrícula
7 Novembro 2021
Desculpa só ter visto agora a publicação... Já não te será útil a resposta, mas a alguém futuramente poderá ser então respondo na mesma...
Eu estou no curso de letras e humanidades e o meu ano não apanhou MACS (ou seja, tive francês ao invés de MACS) mas pretendi fazê-lo como externo (por isso, fui sempre à procura de respostas a todas as questões sobre o exame e a disciplina), até que isso aconteceu (o que foi estranho já que ninguém na minha escola fez esse exame). Dessa forma, eu não tinha calculadora gráfica, mas felizmente a minha escola conseguiu disponibilizar uma calculadora igual à tua (CASIO FX-CG50). Sobre poder ou não fazer as equações durante o exame, podemos usufruir livremente de todas as funcionalidades da calculadora (mesmo que sejam funções não abordadas na disciplina) DESDE QUE ESTA SE ENCONTRE EM MODO EXAME (com a marquinha que fica na janela da calculadora). Isto quer dizer que sim, podemos usar essa funcionalidade pois ela está ativa no modo exame. Mas atenção; nas informações dos exames, é mencionado que nas questões de cálculos (ou seja, todas as questões exceto as de escolha múltipla) devemos indicar todos os passos de cálculo, INCLUINDO TODOS OS PASSOS DAS EQUAÇÕES. Pessoalmente, na hora do exame, eu coloquei na folha de respostas todos os passos claramente (que é assim que se deve fazer com as equações), mas para verificar se a resolvi de modo correto, sempre usei a calculadora nessa função. E deixo mesmo essa dica, pois já me aconteceu estar a fazer um exercício de um exame de um ano anterior e deparar-me com uma equação mal resolvida por mim, mas que pude corrigi-la por utilizar a calculadora gráfica nessa função.
Bem, eu sei que ficou grande, mas espero ter respondido à questão de forma correta e de ter ajudado alguém! 😉😀😄