Exame Nacional de Matemática A 635 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. É permitido o uso de régua, compasso, esquadro, transferidor e calculadora gráfica. Não é permitido o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Calculadoras gráficas permitidas: aqui.
  • Duração: 150 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1625360502317.png

1ª fase 2021:
  • Enunciado: Prova
  • Critérios de Classificação: aqui.
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
Outros exames entre 1997 e 2019.

Coisas a não esquecer:

1) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
2) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
3) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 3 de julho de 2021.

Última edição:
  • Like
Reactions: Sunsetvint
Só o madeirense pode criticar o madeirense, mas só um chavelha critica um chavelha, caso contrário teremos pancume.
Os meus primos são chavelhas 😂

• Haha
Reactions: tiagohpa
Alguém sabe qual é a moda do exame de matemática A?
Sei que no ano passado foi 19 mas não encontro nada respetivo a este ano

Alguém sabe qual é a moda do exame de matemática A?
Sei que no ano passado foi 19 mas não encontro nada respetivo a este ano
Os gráficos de todos os exames estão nos anexos deste tópico:

• Like
Reactions: 20mon03
Os gráficos de todos os exames estão nos anexos deste tópico:
Obrigado pela ajuda

• Like
Reactions: davis
Olá, eu vou fazer exame de matemática na segunda fase, tendo feito na primeira fase também, inscrevi me para melhoria, se me acontecer de não ter uma nota melhor do que a da primeira fase, quando me for candidatar na segunda fase do ensino superior só poderei usar a nota da segunda fase dos exames? ou posso usar a da primeira? agradecia qualquer tipo de ajuda, obrigado.

Olá, eu vou fazer exame de matemática na segunda fase, tendo feito na primeira fase também, inscrevi me para melhoria, se me acontecer de não ter uma nota melhor do que a da primeira fase, quando me for candidatar na segunda fase do ensino superior só poderei usar a nota da segunda fase dos exames? ou posso usar a da primeira? agradecia qualquer tipo de ajuda, obrigado.
Olá @António Rêgo
Usas a da primeira fase.

🆕 Enunciado e critérios de classificação da 2ª fase adicionados à publicação inicial.

Olá, boa noite!
Eu tenho uma dúvida em relação à segunda fase do exame de matemática A.
Eu no exercício do gráfico acabei por em vez de colocar só a abcissa do ponto em questão acabei por apresentar as coordenadas do ponto de interseção e só depois apresentei t2 na forma pedida.
Eu tive o resultado certo mas apresentei as coordenadas em vez da abcissa só e queria saber se haveria algum desconto por isso!

Olá, boa noite!
Eu tenho uma dúvida em relação à segunda fase do exame de matemática A.
Eu no exercício do gráfico acabei por em vez de colocar só a abcissa do ponto em questão acabei por apresentar as coordenadas do ponto de interseção e só depois apresentei t2 na forma pedida.
Eu tive o resultado certo mas apresentei as coordenadas em vez da abcissa só e queria saber se haveria algum desconto por isso!
Boas. É irrelevante teres colocado as coordenadas do ponto, até porque és mesmo obrigado a colocar ao representar graficamente a interseção das funções. Desde que tenhas apresentado t2 na forma que pediram ao responder não têm motivo para descontar.

Boas. É irrelevante teres colocado as coordenadas do ponto, até porque és mesmo obrigado a colocar ao representar graficamente a interseção das funções. Desde que tenhas apresentado t2 na forma que pediram ao responder não têm motivo para descontar.
Ok obrigado pela ajuda ! :)

Estava a pensar ir para Matemática Aplicada e Computação no IST 😅
Fiquei 3 milésimas abaixo no curso então repeti o exame de Matemática A para conseguir subir!

PS- Tive 186 na primeira fase e mesmo assim não chegou ...

Estava a pensar ir para Matemática Aplicada e Computação no IST 😅
Fiquei 3 milésimas abaixo no curso então repeti o exame de Matemática A para conseguir subir!

PS- Tive 186 na primeira fase e mesmo assim não chegou ...
Qual é a tua média interna? 186 é bastante alto já, até porque as médias de certeza que vão descer este ano.
Também me vou candidatar a matemática aplicada, mas na nova :)

Qual é a tua média interna? 186 é bastante alto já, até porque as médias de certeza que vão descer este ano.
Também me vou candidatar a matemática aplicada, mas na nova :)
A minha média interna é 188... E tipo a média dos exames foi igual então dava-me média de candidatura 188 e a média do curso era 188,3 :(
Sim eu também acho mas fiz mais para ter a certeza!
Ahh fixe! E qual é a tua média?

A minha média interna é 188... E tipo a média dos exames foi igual então dava-me média de candidatura 188 e a média do curso era 188,3 :(
Sim eu também acho mas fiz mais para ter a certeza!
Ahh fixe! E qual é a tua média?
Não te quero estar a criar falsas esperanças, mas 80% de certeza que entras com essa média, este ano deve ir para 180 para aí...
Interna é 192, mas estava burned out da escola e não fiz nada na 1ºa fase, tive 13.6... esta correu melhor xD