Informações sobre este exame nacional:
- Informação-Prova 2022: aqui.
- Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. É permitido o uso de régua, compasso, esquadro, transferidor e calculadora gráfica. Não é permitido o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão.
- Calculadoras gráficas permitidas: aqui.
- Duração: 150 minutos + 30 minutos tolerância.
- Apontamentos: aqui.
- Calendário dos Exames Nacionais do Ensino Secundário 2021/2022
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:
Coisas a não esquecer:
1) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.2) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
3) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.
Exames de anos anteriores (com o sistema de perguntas obrigatórias + opcionais):
Enunciado | Critérios de Classificação | |
1ª Fase 2021 | Prova | Aqui |
2ª Fase 2021 | Prova | Aqui |
1ª Fase 2020 | Prova | Aqui |
2ª Fase 2020 | Prova | Aqui |
Outros exames entre 1997 e 2019. Tem em conta que nestes exames todas as perguntas eram obrigatórias.
O que estudar e temas mais frequentes nos Exames dos últimos anos:
Como deves saber, os Exames Nacionais avaliam o que está previsto nas Aprendizagens Essenciais de cada disciplina, que é uma parte mais reduzida do programa. Podes consultar aqui as Aprendizagens Essenciais de cada ano:Consultando estes documentos, e os exames dos últimos anos, é possível perceber que não há uma tendência vincada para serem abordados mais alguns temas que outros. Os temas contidos nas aprendizagens essenciais são:
- Geometria (10º ano):
- Resolução de problemas de geometria no plano e no espaço
- O método das coordenadas para estudar Geometria no plano e no espaço
- Resolução de problemas
- Raciocínio matemático
- Comunicação Matemática
- Funções (10º ano):
- Função, gráfico e representação gráfica
- Generalidades acerca de funções reais de variável real
- Estudo intuitivo de propriedades das funções quadráticas e cúbicas e dos seus gráficos
- Resolução de problemas
- Raciocínio matemático
- Comunicação matemática
- Estatística (10º ano):
- Organizar e interpretar caracteres estatísticos – qualitativos e quantitativos
- Referência a distribuições bidimensionais – abordagem intuitiva e gráfica
- Resolução de problemas
- Raciocínio matemático
- Comunicação matemática
- Movimentos periódicos (10º ano):
- Problemas de trigonometria básica e sua generalização
- Modelação matemática de situações envolvendo fenómenos periódicos
- Resolução de problemas
- Raciocínio matemático
- Comunicação matemática
- Movimentos não lineares (11º ano):
- Investigação das características das funções racionais
- Modelação de situações envolvendo fenómenos não periódicos
- Modelação de situações envolvendo variações de uma função
- Taxa de variação
- Resolução de problemas
- Raciocínio matemático
- Comunicação Matemática
- Modelos de probabilidades (11º ano):
- Resolução de problemas
- Raciocínio Matemático
- Comunicação Matemática
- Modelos discretos (11º ano):
- Sucessões
- Resolução de problemas
- Raciocínio matemático
- Comunicação Matemática
- Modelos contínuos não lineares (11º ano):
- Função exponencial e logarítmica
- Função logística
- Resolução de problemas
- Raciocínio matemático
- Comunicação Matemática
- Problemas de Otimização (11º ano):
- Aplicações das taxas de variação
- Programação linear
- Resolução de problemas
- Raciocínio matemático
- Comunicação Matemática