Exame Nacional de Matemática B 735 2022

 

Informações sobre este exame nacional:

  • Informação-Prova 2022: aqui.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. É permitido o uso de régua, compasso, esquadro, transferidor e calculadora gráfica. Não é permitido o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão.
  • Calculadoras gráficas permitidas: aqui.
  • Duração: 150 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
  • Calendário dos Exames Nacionais do Ensino Secundário 2021/2022

Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

matematicab2022.jpg

Coisas a não esquecer:

1) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
2) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
3) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Exames de anos anteriores (com o sistema de perguntas obrigatórias + opcionais):


EnunciadoCritérios de Classificação
1ª Fase 2021ProvaAqui
2ª Fase 2021ProvaAqui
1ª Fase 2020ProvaAqui
2ª Fase 2020ProvaAqui

Outros exames entre 1997 e 2019. Tem em conta que nestes exames todas as perguntas eram obrigatórias.

O que estudar e temas mais frequentes nos Exames dos últimos anos:

Como deves saber, os Exames Nacionais avaliam o que está previsto nas Aprendizagens Essenciais de cada disciplina, que é uma parte mais reduzida do programa. Podes consultar aqui as Aprendizagens Essenciais de cada ano:
Consultando estes documentos, e os exames dos últimos anos, é possível perceber que não há uma tendência vincada para serem abordados mais alguns temas que outros. Os temas contidos nas aprendizagens essenciais são:
  • Geometria (10º ano):
    • Resolução de problemas de geometria no plano e no espaço
    • O método das coordenadas para estudar Geometria no plano e no espaço
    • Resolução de problemas
    • Raciocínio matemático
    • Comunicação Matemática
  • Funções (10º ano):
    • Função, gráfico e representação gráfica
    • Generalidades acerca de funções reais de variável real
    • Estudo intuitivo de propriedades das funções quadráticas e cúbicas e dos seus gráficos
    • Resolução de problemas
    • Raciocínio matemático
    • Comunicação matemática
  • Estatística (10º ano):
    • Organizar e interpretar caracteres estatísticos – qualitativos e quantitativos
    • Referência a distribuições bidimensionais – abordagem intuitiva e gráfica
    • Resolução de problemas
    • Raciocínio matemático
    • Comunicação matemática
  • Movimentos periódicos (10º ano):
    • Problemas de trigonometria básica e sua generalização
    • Modelação matemática de situações envolvendo fenómenos periódicos
    • Resolução de problemas
    • Raciocínio matemático
    • Comunicação matemática
  • Movimentos não lineares (11º ano):
    • Investigação das características das funções racionais
    • Modelação de situações envolvendo fenómenos não periódicos
    • Modelação de situações envolvendo variações de uma função
    • Taxa de variação
    • Resolução de problemas
    • Raciocínio matemático
    • Comunicação Matemática
  • Modelos de probabilidades (11º ano):
    • Resolução de problemas
    • Raciocínio Matemático
    • Comunicação Matemática
  • Modelos discretos (11º ano):
    • Sucessões
    • Resolução de problemas
    • Raciocínio matemático
    • Comunicação Matemática
  • Modelos contínuos não lineares (11º ano):
    • Função exponencial e logarítmica
    • Função logística
    • Resolução de problemas
    • Raciocínio matemático
    • Comunicação Matemática
  • Problemas de Otimização (11º ano):
    • Aplicações das taxas de variação
    • Programação linear
    • Resolução de problemas
    • Raciocínio matemático
    • Comunicação Matemática
 
O modo exame da calculadora são os professores que colocam dentro da sala?
 
Na calculadora texas nspire, é possível bloquear muitas funcionalidades da calculadora. Já me fizeram isso num exame e eu não consegui realizar algumas coisas. Mas pelo que estive a ver não é necessário.
 
Na calculadora texas nspire, é possível bloquear muitas funcionalidades da calculadora. Já me fizeram isso num exame e eu não consegui realizar algumas coisas. Mas pelo que estive a ver não é necessário.
No exame de fq disseram para eu fazer ctrl A para desmascar as caixas que desativam essas funcionalidades e assim só não podia ir aos documentos. Qual foi o teu exame?
 
Existem alguns exercícios que fazemos os cálculos pela Calculadora, temos de indicar esse processo? Ou podemos simplesmente colocar a resposta?
 
Existem alguns exercícios que fazemos os cálculos pela Calculadora, temos de indicar esse processo? Ou podemos simplesmente colocar a resposta?
sim tens que indicar o processo, sendo os exemplos mais comuns desenhar o gráfico bem como a sua janela de visualização (progamação linear), indicar as listas. etc.
 
  • Like
Reactions: D.Cruz
sim tens que indicar o processo, sendo os exemplos mais comuns desenhar o gráfico bem como a sua janela de visualização (progamação linear), indicar as listas. etc.
na programação linear no que diz respeito às restrições temos de colocar em ordem a y?
outra questão: alguém se lembra em relação ao formulário (sem ser o prisma e o cubo) de alguma formula q temos de saber?
Post automatically merged:

Na calculadora texas nspire, é possível bloquear muitas funcionalidades da calculadora. Já me fizeram isso num exame e eu não consegui realizar algumas coisas. Mas pelo que estive a ver não é necessário.
os sistemas acho q ficam bloqueados
 
na programação linear no que diz respeito às restrições temos de colocar em ordem a y?
outra questão: alguém se lembra em relação ao formulário (sem ser o prisma e o cubo) de alguma formula q temos de saber?
Post automatically merged:


os sistemas acho q ficam bloqueados
mas o que é isso? bloqueia o que??