Exame Nacional de Português 639 2020

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2020: aqui + adenda de 8 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitida a consulta de dicionário nem o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
  • Exames e critérios de classificação de anos anteriores: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1593965247749.png

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 5 de julho de 2020.

Última edição:

Jessica88

Membro
Matrícula
30 Agosto 2019
Vou pegar agora em português para fazer o exame e já não frequento a escola. Alguém me sabe dizer quais são as obras que podem sair?? No livro de exame tem alternativas que eu não conheço.. . Preciso de as estudar também?? E também diz q o memorial de convento vai ser em alternativa ao ano da morte de Ricardo Reis... Acham que vai dar para escolher no exame uma das obras??

• Like
Reactions: voidlessmind

fihasco

Membro
Matrícula
22 Agosto 2019
Curso
Ciências Socioeconómicas
Qual o livro de preparação para o exame de Português que aconselham?

Moonpie

Membro Dux
Matrícula
23 Julho 2018
Qual o livro de preparação para o exame de Português que aconselham?
Uma amiga minha usou o da raiz e ficou satisfeita pq tem resumos bons e compactos.

Matrícula
4 Março 2019
Curso
Psicologia
Instituição
ISPA
Boas, ainda continuam sem ideia do novo programa deste ano de Português? Lembro me que no ano passado seria o ultimo ano do programa antigo, pelo que pretendia saber quais as novas obras que poderão ser avaliadas este ano no exame nacional.

Obrigado.

Matrícula
27 Janeiro 2019
Boa Tarde. É possível que obras como "O Memorial do Convento", "Viagens na minha terra" ou "O Ano da Morte de Ricardo Reis" saia no exame na parte de interpretação? Visto que são obras opcionais.
Obrigada!

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

TeresaPinto

Membro
Matrícula
6 Junho 2016
Olá!
Eu realizei o exame nacional de Português em 2017, entretanto, como quero mudar de curso, pretendo realizar de novo o exame.
Sei que o programa alterou e estou com imensas dúvidas relativamente ao que realmente sai no exame nacional este ano.
Alguém me consegue esclarecer?
Obrigada

• Like
Reactions: marianac99

Bfrg

Membro Caloiro
Matrícula
16 Janeiro 2020
Boa noite a todos,

Vou fazer exame de Português este ano de 2020, já não frequento escola a um tempo mas agora que vou conseguir retomar os estudos precisava de uma ajudinha porque quero muito continuar a estudar, como estive um tempo parada existe muita matéria que me fui esquecendo estou um pouco enferrujada.

Se me puderem indicar bons livros de exames para ir estudando, em livro físico para compra ou em pdf online, sites com resumos que conheçam, e se me sabem dizer mais ou menos que tipo de matéria mais ou menos costuma sair neste tipo de exames, esta parte eu sei que é sempre complicada porque pode sair de tudo no exame, mas normalmente existem professores que dizem alguns textos que são mais prováveis de sair.

De qualquer das formas vou pesquisando em alguns sites e vou tentar ter umas explicações para me recordar melhor.

Obrigada desde já pela ajuda dada!!

Sucesso para todos.

• Like
Reactions: marianac99

costa20

Membro
Matrícula
10 Abril 2019
Boa tarde,
Sabem se no exame vão dar escolha entre os textos de "Memorial do convento" e "Ano da Morte de Ricardo Reis"
Obrigado :)

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde,
Sabem se no exame vão dar escolha entre os textos de "Memorial do convento" e "Ano da Morte de Ricardo Reis"
As duas obras estão em alternativa, por isso, para saírem tem de ser uma pergunta que possa ser respondida por todos. Em alternativa, por exemplo, 1.1 para o Memorial do convento, ou 1.2 para o Ano da morte de Ricardo Reis, acho pouco provável, porque não é dito essa metodologia nas informações-prova. Se sair, é uma questão com, pelo menos, duas respostas distintas possíveis.
Exemplo: o exame do ano passado, 1ª fase, parte C. Aqui.
.

• Like
Reactions: costa20

costa20

Membro
Matrícula
10 Abril 2019
As duas obras estão em alternativa, por isso, para saírem tem de ser uma pergunta que possa ser respondida por todos. Em alternativa, por exemplo, 1.1 para o Memorial do convento, ou 1.2 para o Ano da morte de Ricardo Reis, acho pouco provável, porque não é dito essa metodologia nas informações-prova. Se sair, é uma questão com, pelo menos, duas respostas distintas possíveis.
Exemplo: o exame do ano passado, 1ª fase, parte C. Aqui.
.

• Like
Reactions: Edgar H

costa20

Membro
Matrícula
10 Abril 2019
Sou aluno de um curso profissional. Para o exame de português 2020 eu so dei a obra "Amor de perdição", mas no meu livro indicam outras como: "A abobada" e "Viagens da minha terra". É precisso saber todas ou no exame podemos escolher? Obrigado