Exame Nacional de Português 639 2020

rita_7

Membro
Matrícula
15 Abril 2020
No grupo 3 quando diz para fazermos um texto de opinião em que defendamos uma perspetiva pessoal e explicitemos o nosso ponto de vista fundamentando-o com 2 argumentos, estes 2 argumentos têm de ser os 2 a favor?
Alguém pode dar um exemplo de resposta, estou confusa com o texto argumentativo.

• Like
Reactions: Gonçalo Veríssimo

Lívia Santos

Membro Caloiro
Matrícula
25 Novembro 2018
Curso
Línguas e Humanidades
Reis segue uma filosofia epicurista, tendo consciência da passagem do tempo e da fugacidade da vida. Isto leva-o a querer aproveitar o momento presente, sem preocupações (carpe diem). Procura a moderação nos prazeres e recusa emoções fortes, ou seja, ataraxia. Assim, tem uma atitude de aceitação do poder do destino (estoicismo).

Espero ter ajudado! 😊
Muito agradecida! Ajudou muito😊

• Like
Reactions: Mafalda_

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
No grupo 3 quando diz para fazermos um texto de opinião em que defendamos uma perspetiva pessoal e explicitemos o nosso ponto de vista fundamentando-o com 2 argumentos, estes 2 argumentos têm de ser os 2 a favor?
Alguém pode dar um exemplo de resposta, estou confusa com o texto argumentativo.
Olá, Rita! Não, de todo. Eu recomendaria usar um argumento a favor e um argumento contra, porque assim consegues formular um raciocínio mais equilibrado, porque considera os dois lados da moeda. Não sei se te ajuda, mas fiz este post aqui sobre o grupo III que pode ajudar: Grupo III Exame de Português

Carol331

Membro
Matrícula
27 Abril 2020
Curso
Audiovisual e Multimédia
Instituição
ESCS
Alguém me sabe dizer a estrutura do texto de opinião e do argumentativo?? Quais são as diferenças?

DavidSS

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2019
Alguém me sabe dizer a estrutura do texto de opinião e do argumentativo?? Quais são as diferenças?

Eu creio que nao haja diferenças. Em suma, existem 4 tipos de texto que podem vir a pedir, estes são : Síntese, Exposição sobre um tema, Apreciação crítica e o texto de opiniao, sendo que o último requer dois argumentos e exemplos.

davmat

Membro
Matrícula
18 Junho 2020
Boas, acabei de realizar o exame de Português. Creio que correu bastante bem. Sabem as respostas das escolhas múltiplas na versão 2? Obrigado!

dinisdeoliveirafer

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
29 Fevereiro 2020
Fui o único que sentiu que foi facílimo? Não gosto de falar antes do tempo mas pareceu-me a mim e aos meus colegas.

xInês

Membro Caloiro
Matrícula
9 Abril 2020
Curso
Línguas e Relações Empresariais
Instituição
Universidade de Aveiro
Também não achei muito difícil, talvez a gramática apenas...mas isso já é um problema de há muito tempo xD

• Like
Reactions: dinisdeoliveirafer

CFab

Membro Veterano
Matrícula
12 Julho 2018
Curso
Psicologia
Estou a entrar em desespero... digam me uma coisa, pondo a versão da prova no cabeçalho, e não pondo em mais nenhum lado, as questões de escolha múltipla são anuladas? Eu esqueci-me completamente... 😨

dinisdeoliveirafer

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
29 Fevereiro 2020
Estou a entrar em desespero... digam me uma coisa, pondo a versão da prova no cabeçalho, e não pondo em mais nenhum lado, as questões de escolha múltipla são anuladas? Eu esqueci-me completamente... 😨

O meu professor vigilante disse que bastava o cabeçalho. Eles tiveram oportunidade de rever se tinhas tudo bem?

• Like
Reactions: CFab

Alexadre

Membro
Matrícula
24 Junho 2020
acho que não, eu tb só meti no cabeçalho 😨

• Like
Reactions: CFab

davmat

Membro
Matrícula
18 Junho 2020
alguém tinha a versão 2? e lembram-se do que colocaram nas escolhas múltiplas? E sim, se eu me desenrasquei minimamente, é porque deve ter sido bastante fácil hahahaha

CFab

Membro Veterano
Matrícula
12 Julho 2018
Curso
Psicologia
O meu professor vigilante disse que bastava o cabeçalho. Eles tiveram oportunidade de rever se tinhas tudo bem?
Um dos professores vigilantes olhou para o cabeçalho e verificou que estava tudo preenchido. Pensei que aí bastasse mas não tenho a certeza... mas se o teu professor disse que aí era o suficiente já fico mais descansado 😧
Post automatically merged:

acho que não, eu tb só meti no cabeçalho 😨
É que depois de preencher o cabeçalho comecei logo a resolver a prova... mas a parte de baixo onde temos de voltar a pôr o ano de escolaridade, o código etc fica com o professor corretor, acho eu. Talvez esteja a "panicar" sem razão... mas fiquei assustado ☹

• Like

Alexadre

Membro
Matrícula
24 Junho 2020
Eu comecei a realizar o exame e não identifiquei o grupo nem parte, então perguntei a um dos professore vigia, ele disse-me para colocar no espaço em branco que havia entre o cabeçalho e a primeira linha +/- nesta zona:
1594033354658.png

mas continuo com receio que isso me posso levar a anulação do exame, alguém pode esclarecer a minha dúvida?
(Eu coloquei isto noutro fórum, mas acho que já ninguém o usa pois o último post é 2018 )

• Like
Matrícula
4 Março 2019
Curso
Psicologia
Instituição
ISPA
alguém tinha a versão 2? e lembram-se do que colocaram nas escolhas múltiplas? E sim, se eu me desenrasquei minimamente, é porque deve ter sido bastante fácil hahahaha
Eu tinha a versão 2, lembraste do que colocaste nas funções sintáticas?
Os critérios devem sair daqui a pouco

CFab

Membro Veterano
Matrícula
12 Julho 2018
Curso
Psicologia
Fui o único que sentiu que foi facílimo? Não gosto de falar antes do tempo mas pareceu-me a mim e aos meus colegas.
Também acho que o nível de dificuldade foi baixo, sinceramente. Vou esperar pelos resultados (após esta situação da versão que me ia dando um ataque 😂) e também não quero falar antes do tempo mas não achei difícil

• Like

davmat

Membro
Matrícula
18 Junho 2020
Eu tinha a versão 2, lembraste do que colocaste nas funções sintáticas?
Os critérios devem sair daqui a pouco

Epá, sinceramente meio que adivinhei nas funções sintáticas. Coloquei complemento direto na A e Predicativo do Sujeito na B. A gramática é a parte onde sinto menos segurança.

CFab

Membro Veterano
Matrícula
12 Julho 2018
Curso
Psicologia
Eu comecei a realizar o exame e não identifiquei o grupo nem parte, então perguntei a um dos professore vigia, ele disse-me para colocar no espaço em branco que havia entre o cabeçalho e a primeira linha +/- nesta zona:
1594033354658.png

mas continuo com receio que isso me posso levar a anulação do exame, alguém pode esclarecer a minha dúvida?
(Eu coloquei isto noutro fórum, mas acho que já ninguém o usa pois o último post é 2018 )
Parecida com a minha questão, eu apenas indiquei a versão no cabeçalho, mas identifiquei o grupo e a parte. Mas penso que não haverá problema 🧐

• Like
Reactions: Alexadre
Matrícula
4 Março 2019
Curso
Psicologia
Instituição
ISPA
Epá, sinceramente meio que adivinhei nas funções sintáticas. Coloquei complemento direto na A e Predicativo do Sujeito na B. A gramática é a parte onde sinto menos segurança.
Predicativo do sujeito por causa do "somos" verbo ser?
Meti c.d na primeira e complemento agente da passiva na segunda, mas vendo bem reparei agr no verbo "somos". Deves ter certo, mas achei que a frase estivesse na passiva

Alexadre

Membro
Matrícula
24 Junho 2020
Parecida com a minha questão, eu apenas indiquei a versão no cabeçalho, mas identifiquei o grupo e a parte. Mas penso que não haverá problema 🧐
Entre a alérgica que a mascara me causou, e a casa do Ramires que nunca tinha lido, fiz 30 por uma linha, e medo é muito